Anúncio: Atualize para o macOS Mojave

O macOS Mojave traz recursos como Modo Escuro, Conjuntos e dois novos apps integrados para você aproveitar ao máximo cada clique. Veja como atualizar para o macOS Mojave >

Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Pergunta:

Pergunta: App Mail não conecta em Wifi Público

Olá pessoal. Trabalho na Universidade Federal da Bahia como professor. O app Mail, seja no MACBook seja no Iphone (5C) não consegue conectar com o servidor quando estes aparelhos estão conectados pelo Wifi público da UFBA. Eles conseguem acessar a internet, mas o App não consegue acessar a rede para baixar os e-mails. Por outro wifi (chamado "eduroam", algo criado para acesso de bibliotecas públicas em universidades), o App Mail consegue acessar o servidor e baixar tais e-mails. Infelizmente eu mudei de sala e de andar e agora não estou mais conseguindo acessar este último Wifi, ficando novamente com o wifi público da Universidade.

Podem me ajudar? Existe algum bloquei neste wifi público? Teria como descobrir?

iPhone 5c, iOS 9.1

Publicado em

Responder
Pergunta marcada como Útil

5/06/2017 20:19 em resposta a rafaeldbarros Em resposta a rafaeldbarros

Olá Rafael, isso ocorre com a mudança de local, certo?

Então se for é problema de distância do sinal da rede...

Em um andar você capta a rede e em outro não.

É problema da distribuição de rede da Universidade.

Quando estão coectados na rede pública, não tem como estar conectado em duas redes ao mesmo tempo.

Tem que ir (iPhone) em ajustes e desconectar de uma rede e depois optar pelas redes disponíveis que aparecem na opção Wi-Fi. Se não aparece outras é porque o aparelho não está recebendo o sinal de outras.

E com o MacBook é a mesma coisa. Vá no ícone maça>preferências>rede>wi-fi Ali também é possível desconectar da rede pública e depois ver quais as redes aparecem para conexões e veja quais aparecem.
Basta conectar na que deseja.

Veja se dar certo.

Boa sorte!

Há mais respostas dentro desta conversa

Leia todas as respostas

Conteúdo da página carregado

Pergunta marcada como Útil

5/06/2017 20:19 em resposta a rafaeldbarros Em resposta a rafaeldbarros

Olá Rafael, isso ocorre com a mudança de local, certo?

Então se for é problema de distância do sinal da rede...

Em um andar você capta a rede e em outro não.

É problema da distribuição de rede da Universidade.

Quando estão coectados na rede pública, não tem como estar conectado em duas redes ao mesmo tempo.

Tem que ir (iPhone) em ajustes e desconectar de uma rede e depois optar pelas redes disponíveis que aparecem na opção Wi-Fi. Se não aparece outras é porque o aparelho não está recebendo o sinal de outras.

E com o MacBook é a mesma coisa. Vá no ícone maça>preferências>rede>wi-fi Ali também é possível desconectar da rede pública e depois ver quais as redes aparecem para conexões e veja quais aparecem.
Basta conectar na que deseja.

Veja se dar certo.

Boa sorte!

5/06/2017 20:19

Responder Útil (1)

5/06/2017 20:19 em resposta a marcellowt Em resposta a marcellowt

Olá Marcelo. Muito obrigado pela sua informação.

Você sabe algo sobre o bloqueio de acesso que pode ser feito na configuração da rede para que aplicativos como o "Mail"não consiga buscar as mensagens no servidor?

5/06/2017 20:19

Responder Útil

5/06/2017 20:34 em resposta a rafaeldbarros Em resposta a rafaeldbarros

Sim. Ao menos o que sei é via i Firewall do Mac.

Acesse em Preferências >segurança>firewall>opções firewall

Vai abrir uma janela pop down e nela existe a opção na janela branca de inserir conexões de entrada

Adicione o Mail ali e veja se funciona.

Se não aconselho dois aplicativos que possam ajudar a você monitorar conexões de aplicativos na internet.

O que uso é o TriMode. É ótimo. Bloqueia até o iCloud!!

Já o Little Snitch é mais complexo e talvez melhor que o TripMode, mas faz o mesmo trabalho.

Bem até onde sei é o que posso ajudar.

Boa sorte!

ps: tente primeiro pelo FireWall do próprio Mac.

5/06/2017 20:34

Responder Útil

6/06/2017 08:29 em resposta a marcellowt Em resposta a marcellowt

Olá Marcelo. Agradeço sua ajuda novamente. O meu firewall está desativado. Lá diz que todas as conexões de entrada estão permitidas. Então o fato de o Mail não conseguir buscar o acesso no servidor deve ser por que existe alguma mecanismo no Wifi Público da minha universidade que bloqueia através de algum processo vinculado a própria rede. É isso? Lembrando que tanto Iphone quanto Mac, ao conectar em tal Wifi público não conseguem acessar os servidores de email (hotmail, icloud e UFBA, os três que uso) para atualizar as mensagens. Neste sentido, acho que não tem solução. Vou tentar um adapatador e fazer a conexão à rede da Universidade via cabo mesmo. Deve funcionar, além de ser mais estável.

6/06/2017 08:29

Responder Útil
Perfil de usuário para o usuário: rafaeldbarros

Pergunta: App Mail não conecta em Wifi Público