Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Alto uso da CPU Kernell Task Ventilador não desliga

Descrição do problema: de um mês para cá notei a ventoinha ligada em alta velocidade e minhas atividades no imac, já bem vagarosas, praticamente paralizadas. usava o High Sierra e tinha atualizado para 10.13.5. Pesquisando, utilizei o activity monitor e constatei um alto uso da CPU pelo Kernell Task. Pesquisei nas comunidades e segui os seguintes passos já, inúmeras vezes, com solução temporária ou nenhuma solução:

1) Reset da SMC (vários)

2) Reset SMC e NVRAM (vários)

3) Restart em safe mode - problema continua

4) Rodo o Apple Diagnostics - não constata problemas

5) Restart em modo de recuperação, verificar o disco - tudo ok

6) Restart em modo de recuperação, reinstalar o sistema a partir da internet - sem solução

7) Restart em modo de recuperação, restaurar o sistema para antes da atualização via time machine - não deu certo

8) Restart em modo de recuperação, restaurar o sistema para o primeiro dia de uso da time machine, high sierra original - não deu certo

9) Restaurar o sistema: clean install do Yosemite (último sistema que tive estável no meu imac late 2013) - sem solução

10) Restart em modo de recuperação, reparo as permissões do disco - deu super certo por 24 horas, e assim vai, toda vez que restarto em modo recuperação e peço para reparar permissões. Funciona por um tempo (mais precisamente até que o hd durma, quando o sistema retorna continua o alto uso da cpu)

11) O que mudou entre o High Sierra e o Yosemite: no high sierra a cpu não saia de 60-99% de uso. No Yosemite, com o disco mais vazio já que ainda não refiz todos os meus arquivos (passou de 600gb de ocupação para 100gb), fica alto assim mas quando dorme a ventoinha desliga e quando retorna ainda consegue-se trabalhar uns 5 min antes que haja overload da cpu. o Yosemite tb não paralisa a máquina, apesar do overload posso fazer tarefas mais comuns como ver/editar fotos, filmes e textos. No high sierra não conseguia fazer mais nada.

12) esqueci de dizer que utilizei um secador de cabelo para tentar soprar dentro do imac sem abri-lo, caso fosse algum tipo de sujeira no ventilador ou no sensor de temperatura (sim, eu li tudo mesmo).

Se alguém tiver uma outra sugestão além de levar na assistência técnica, obrigada.

iMac, OS X Yosemite (10.10.5)

Publicado em 2/07/2018 14:10

Responder
1 resposta

2/07/2018 14:15 em resposta a marta67

Boa tarde

nao sei se te ajuda, mas tente falar com suporte da  como ultimo recurso, pelo telefone 0800-761-0880 ou através do site: Contact Apple Support

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

DaveGrohl666

Peço que caso as informações sejam ÚTEIS em toda a comunidade, não esquecer de marcá-la como tal, assim está contribuindo para que outros possam aproveitar também as informações. Participe!!

Alto uso da CPU Kernell Task Ventilador não desliga

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.