Parece que já faz um tempo que ninguém responde. Para continuar a conversa, faça uma nova pergunta.

Glitches & flashes no ecrã

Boa noite.

Antes de mais, uma pequena contextualização.


Comprei um macBook Pro 15' Retina de meados de 2015 no dia 6 de abril com o objetivo primordial de servir para trabalho. Como é para trabalho, decidi investir nisto e aproveitar um Apple Weekend com 15% desconto e, com muito custo, deixar lá 2000€, sendo que será pago em 6 meses + entrada de 1000€.


Trabalho da área do design e publicidade e, visto estar familiarizado com o ambiente Apple e em casa tenho um velhinho Windows a um canto que me serve de pouco, decidi comprar esta máquina. Mal sabia eu no berbicacho que me estava a meter.


Estamos a dia 22 de julho e já troquei de macBook 4 vezes e já foi para a garantia 3 vezes. Já fiz mais de 10 idas à Fnac (que fica a 15 km de minha casa) e já perdi muito sono com este assunto. Já liguei ao suporte da Apple múltiplas vezes, já liguei para a Deco para procurar aconselhamento por duas vezes e já mandei inúmeros mails.


Deixem-me explicar tudo então desde o primeiro macBook.


Assim que o comecei a usar percebi que, ao trabalhar com software de edição de imagem/vídeo e a ver vídeos no Youtube ou filmes na Netflix, volta e meia o ecrã apresentava glitches de meio segundo.


Tentando descrever o que via, parecia uma mistura de cores RGB como se o ecrã "pifasse" num piscar de olhos.


Quando percebi que este erro estava a ser demasiado comum e visto ter o macBook há coisa de 5 dias, comecei a pesquisar para ver se haviam mais pessoas com o mesmo problema. Claro que haviam.


Guardei uns quantos links de foruns, blogs e de Youtube onde acontecia o erro igual ou semelhante ao meu. Em todos estes sítios percebi duas coisas - nenhum deles tinha uma solução e que mais de 90% dos casos eram de macBooks de meados de 2015, ou seja, igual ao meu.


Fui deixar o macBook para reparação e ao mesmo tempo tratei logo de ligar ao suporte da Apple para procurar respostas ao problema. O que me foi dito tanto pela Fnac como pelo suporte Apple é que o macBook apresentava um defeito no Display, sendo que tina sido reparado.


Basicamente ia receber um macBook que já tinha sido aberto. Eu que pela primeira vez decidi fazer um investimento grande no meu primeiro macBook e me dizem que o produto já tinha sido aberto... compreendam a minha indignação quando lhes disse que não queria o produto.


Trataram então de me arranjar o segundo macBook.


Acontece que o segundo apresentava glitches e flashes semelhantes ao primeiro. Ligeiramente menos agressivos, contudo apresentava defeito nas mesmas condições e contextos de utilização que o anterior.


Passados uns 2 dias vou lá e reporto o erro também neste macBook.


Facilitaram o processo e deram-me um novo sem precisar de ser diagnosticado. Ou seja, deram-me o terceiro.

Será escusado dizer que o terceiro também apresentava os mesmos problemas.


Cansado destas idas à Fnac e chamadas ao suporte Apple (que entretanto deixou subitamente de me responder quando comecei a questionar a qualidade do equipamento) fui vencido pelo cansaço e permiti que este terceiro macBook fosse aberto caso necessário.


Este terceiro macBook foi 3 vezes para a garantia. A primeira, voltou com a nota de que não apresentava erro no diagnóstico, mas o problema persistia; a segunda voltou com a nota de que afinal tinha defeito e substituíram a Board e o Display, mas o problema persistia; a terceira voltou com a nota de que "poderia ser problema de firmware", e o problema persistia.


Aqui iniciei novos contactos com o suporte da Apple (com outra pessoa) para, mais uma vez, procurar uma solução neste problema sem fim à vista.


Ora bem, na quinta feira tratei de ir trocar pelo 4º macBook (claro que estou aqui a cortar algumas idas à Fnac em que fui queixar-me, procurar soluções, etc.) e experimentei hoje o macBook.


Guess what. Continua com os mesmos erros. Em comparação ao 3º, tem glitches e flashes mais frequentes.


Tanto a Fnac como o suporte da Apple atualmente me dizem que isto pode muito bem ser problema de firmware e que a Apple está a tratar disso, mas não me sabem estimar quando é que esta atualização milagrosa possa aparecer. E se aparecer, não garantem que resolva. E sinceramente tenho algumas dúvidas que seja mesmo de firmware, porque os flashes e glitches são semelhantes mas não são iguais e não acontecem com a mesma frequência.


Há aqui vários problemas com esta solução que me apresentaram. Como podem imaginar, esperar por uma possível atualização que pode nem acontecer tão cedo, enquanto ando num "jogo" e não deixar passar os 30 dias de devolução (deste 4º macBook)... deixa-me algo impaciente.


Como disse ao início, tenho visto muitos foruns e blogs de pessoas com problemas semelhantes ou iguais e só vi um que teve o seu problema "resolvido". A Apple deu-lhe um macBook superior.


A mim, até agora a única coisa que me propõem cada vez que ligo ao suporte da Apple ou falo com alguém da Fnac é devolver os 2000€ em cartão Fnac para gastar lá ou mandar para a garantia que, obviamente, não tem resolvido nada.


A este ponto eu só queria uma das seguintes saídas: ou davam-me o dinheiro na mão para poder comprar mais tarde um macBook mais recente quando o preço ficasse mais simpático ou, pelo trabalho e tempo todo que já perdi por causa desta situação, que me dessem um macBook semelhante mas que fosse de uma versão superior à de 2015.


Convém não esquecer de um pormenor importante: todas estas queixas que tenho visto pela internet são de macBooks de meados de 2015, o que me leva fortemente a crer que é um problema de série.


E, sejamos sinceros, seria de esperar que a Apple já tivesse resolvido este problema, em vez de dizer que pode ser resolvido com uma atualização.


Gostava só de deixar aqui uma nota importante acerca disto em relação a algo que tenho feito em todos os macBooks. Tirando o primeiro equipamento que recebi, tenho feito questão de filmar com o meu telemóvel o ecrã do macBook a ter estes erros. Ou seja, tenho ainda alguns vídeos destes problemas a acontecerem.


Não sei bem o que vou conseguir com esta reclamação, mas gostava mesmo de encerrar este assunto que me atormenta há 3 meses e tal e que infelizmente não vejo fim a isto.


Escrevo aqui em modo de desespero há procura de soluções ou, pelo menos, de respostas que me tranquilizem, se é que isso é possível.

MacBook Pro (Retina, 15-inch, Mid 2015)

Publicado em 22/07/2018 18:04

Responder
6 respostas

23/07/2018 10:51 em resposta a ndoian

Arquivo carregado pelo usuário ndoian

Tente instalar o BETA do MOJAVE e veja se resolve, aconselho fazer isso, pois ja eliminaria problema de SW

E nao esqueça de relatar sua insatisfação no Apple.com/feedback

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

DaveGrohl666

Peço que caso as informações sejam ÚTEIS em toda a comunidade, não esquecer de marcá-la como tal, assim está contribuindo para que outros possam aproveitar também as informações. Participe!!

23/07/2018 10:47 em resposta a DaveGrohl666

Obrigado pela resposta.


Contudo e como referi acima, o suporte da Apple só me consegue dar uma resposta: esperar por um update. Daí ter vindo para aqui para a comunidade à procura de outra resposta que não essa.


Porque não acredito mesmo que seja uma questão de update. E não me podem pedir que espere por algo que eventualmente quando chegar pode nem me resolver o problema.


Atualmente não me conseguem dar certezas de nada. Já acharam que era problemas de hardware, agora acham que é de firmware. Eu contentava-me com uma certeza, e até agora nenhuma.

Glitches & flashes no ecrã

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.