Para que serve o "Otimizar no iPhone"?

Olá a todos, eu tenho um iPhone 6s 128 GB e estou escrevendo esta mensagem porque gostaria de saber para que serve o recurso "Otimizar no iPhone" do iCloud.

Outro dia, novamente sem querer, cliquei na opção "Otimizar no iPhone" em Ajustes > [meu nome] > iCloud > Fotos. Fiquei preocupado, porque pelo o que eu havia lido em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, a opção de otimizar fotos iria excluir todas as minhas fotos e vídeos ou substituí-los por versões com baixa qualidade.

A opção "Transferir e Manter Originais" estava selecionada, então eu cliquei sem querer em "Otimizar no iPhone" e, ao perceber que esta opção havia sido selecionada, mudei rapidamente para a opção anterior novamente.

Eu chequei e parece que nenhuma foto ou vídeo foi deletado, e parece que estão com sua qualidade original. Mas, fiquei preocupado e novamente queria pedir a ajuda de vocês para entender mais sobre esse recurso do iPhone e ter certeza de que nada foi deletado, tanto do iPhone quanto do iCloud.

P.S.: a opção "Otimizar no iPhone" continua disponível para ser ativada ao clicar em Ajustes > Geral > Armazenamento no iPhone. Eu acredito que seja a mesma função em dois lugares diferentes do iPhone, mas quando eu apertei sem querer foi na parte iCloud e não em Armazenamento do iPhone.

Agradeço a todos que responderem

iPhone 6, iOS 11.4.1

Publicado em 21/08/2018 16:48

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 24/08/2018 12:32

Olá thiago_roska,

Obrigada por usar as Comunidades de suporte da Apple para esclarecer a sua dúvida. Vejo que queira saber mais sobre o recurso de otimização de armazenamento no seu iPhone. Ficarei contente em te ajudar a entender mais sobre esse recurso.

O artigo de suporte Fototeca do iCloud trás as informações abaixo sobre o que é esse recurso:
A Fototeca do iCloud mantém todas as fotos e vídeos na versão original e em alta resolução. Você pode economizar espaço no dispositivo ativando a otimização de armazenamento.

Se você ativar a otimização de armazenamento, a Fototeca do iCloud gerenciará automaticamente o tamanho da biblioteca no dispositivo. As fotos e vídeos originais serão armazenados no iCloud, já as fotos e os vídeos que economizam espaço serão mantidos no dispositivo. A biblioteca será otimizada somente quando for necessário mais espaço, começando pelas fotos e vídeos que você menos acessa. Se precisar das fotos e dos vídeos originais, faça o download deles usando o Wi-Fi ou a rede celular. Você pode usar a otimização de armazenamento no iPhone, iPad, iPod touch e Mac.

Se você ativar a opção Transferir Originais, a Fototeca do iCloud manterá as fotos e os vídeos originais e em resolução máxima no iCloud e no dispositivo.

O artigo de suporte iCloud: Fototeca em iCloud nos dispositivos iOS trás mais informações a respeito desse recurso:

Quando a Fototeca do iCloud está ativada, pode otimizar o espaço de armazenamento no seu dispositivo iOS mantendo versões mais pequenas das fotografias no dispositivo. Todos os seus originais de alta resolução são armazenados na Fototeca do iCloud e podem ser descarregados a qualquer altura.

• No iOS 10.3 ou posterior: aceda a Definições > [o seu nome] > iCloud > Fotografias e toque em Otimizar armazenamento no [dispositivo] para ativar esta funcionalidade.

• No iOS 10.2 ou anterior: aceda a Definições > iCloud > Fotografias (ou Definições > Fotografias e câmara) e toque em Otimizar armazenamento no [dispositivo] para ativar esta funcionalidade.

Quando o seu dispositivo iOS precisar de mais espaço, alguns originais de alta resolução são substituídos automaticamente por versões otimizadas. Se pretender substituir as versões otimizadas pelos originais em alta resolução, toque em Descarregar e manter originais nas Definições do iCloud no dispositivo iOS.

Tenha um bom dia.
7 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

24/08/2018 12:32 em resposta a thiago_roska

Olá thiago_roska,

Obrigada por usar as Comunidades de suporte da Apple para esclarecer a sua dúvida. Vejo que queira saber mais sobre o recurso de otimização de armazenamento no seu iPhone. Ficarei contente em te ajudar a entender mais sobre esse recurso.

O artigo de suporte Fototeca do iCloud trás as informações abaixo sobre o que é esse recurso:
A Fototeca do iCloud mantém todas as fotos e vídeos na versão original e em alta resolução. Você pode economizar espaço no dispositivo ativando a otimização de armazenamento.

Se você ativar a otimização de armazenamento, a Fototeca do iCloud gerenciará automaticamente o tamanho da biblioteca no dispositivo. As fotos e vídeos originais serão armazenados no iCloud, já as fotos e os vídeos que economizam espaço serão mantidos no dispositivo. A biblioteca será otimizada somente quando for necessário mais espaço, começando pelas fotos e vídeos que você menos acessa. Se precisar das fotos e dos vídeos originais, faça o download deles usando o Wi-Fi ou a rede celular. Você pode usar a otimização de armazenamento no iPhone, iPad, iPod touch e Mac.

Se você ativar a opção Transferir Originais, a Fototeca do iCloud manterá as fotos e os vídeos originais e em resolução máxima no iCloud e no dispositivo.

O artigo de suporte iCloud: Fototeca em iCloud nos dispositivos iOS trás mais informações a respeito desse recurso:

Quando a Fototeca do iCloud está ativada, pode otimizar o espaço de armazenamento no seu dispositivo iOS mantendo versões mais pequenas das fotografias no dispositivo. Todos os seus originais de alta resolução são armazenados na Fototeca do iCloud e podem ser descarregados a qualquer altura.

• No iOS 10.3 ou posterior: aceda a Definições > [o seu nome] > iCloud > Fotografias e toque em Otimizar armazenamento no [dispositivo] para ativar esta funcionalidade.

• No iOS 10.2 ou anterior: aceda a Definições > iCloud > Fotografias (ou Definições > Fotografias e câmara) e toque em Otimizar armazenamento no [dispositivo] para ativar esta funcionalidade.

Quando o seu dispositivo iOS precisar de mais espaço, alguns originais de alta resolução são substituídos automaticamente por versões otimizadas. Se pretender substituir as versões otimizadas pelos originais em alta resolução, toque em Descarregar e manter originais nas Definições do iCloud no dispositivo iOS.

Tenha um bom dia.

30/08/2018 03:35 em resposta a Christiana

Obrigado pela ajuda, Christiana

Mas, o que eu quero realmente saber, é por que quando eu cliquei sem querer em "Otimizar no iPhone" em Ajustes > [meu nome] > iCloud > Fotos, aparentemente não aconteceu nada e todas as minhas fotos e vídeos continuaram no meu iPhone.

Como eu disse, eu cliquei sem querer, então eu queria que as minhas fotos e vídeos continuassem. Eu fiquei preocupado achando que haviam sumido do meu celular, mas ao checar eu vi que continuavam lá.

Eu acredito que a razão possa ser a seguinte: em Ajustes > [meu nome] > iCloud > Fotos, na opção de "Transferir e Manter Originais", está escrito o seguinte:

Este iphone está armazenando fotos e vídeos originais. Ative a opção Otimizar no iPhone para gerenciar o armazenamento neste dispositivo automaticamente e manter as versões originais no iCloud.

Mas, ao selecionar a opção "Otimizar no iPhone", aparece o seguinte:

Se houver pouco espaço disponível no seu iPhone, as fotos e vídeos em alta resolução serão automaticamente substituídos por versões otimizadas. As versões em alta resolução são armazenadas no iCloud.

Como eu ainda tenho quase 90 GB de espaço livre no meu iPhone, eu acredito que seja por isso que nada aconteceu ao clicar em "Otimizar no iPhone", correto? O que eu queria realmente saber, é como eu sei que meu iPhone está mantendo as versões originais (com alta resolução) no álbum de fotos, e não as versões otimizadas?

Desculpe pela demora em responder, estive ocupado ultimamente

Obrigado

30/08/2018 05:53 em resposta a Dani_texas

Obrigado por responder, Dani_texas

Entendi, mas então quando eu cliquei sem querer em "Otimizar no iPhone" em iCloud (e não em Armazenamento no iPhone), não aconteceu nada por que o meu celular ainda tinha bastante espaço disponível?

Outra coisa: se eu ativar a otimização no iPhone e todas as minhas fotos e vídeos forem apagados ou substituídos por versões em baixa resolução, como eu posso recuperar tudo em alta resolução? Tem como?

E, para finalizar, os vídeos também são otimizados? Ou seja, ficam com uma resolução menor?

Obrigado

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Para que serve o "Otimizar no iPhone"?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.