iMac 5k (final 2015) tela embaralhada no Safari (ao usar visão geral de abas) e performance reduzida em outros apps

Comprei um iMac 27 polegadas, modelo final 2015, com macOS Sierra. Ele tem upgrade de memória (8 para 24GB) e de armazenamento (HD para SSD).

Pouco tempo após o período de garantia percebi um problema sério no vídeo ao usar a função do botão "visão geral de abas" no Safari (aquele botão que fica no canto superior direito do navegador). Geralmente quando tenho algumas abas abertas (mais de 10, por exemplo) ao rolar a tela para visualizar estas abas abertas a tela começa embaralhar toda, ficando impossível usar e logo após trava e reinicia sozinho. Depois comecei a reparar que a performance do meu iMac era reduzida com ações simples, como redimensionar a janela de um app qualquer, se comparada a outros iMacs inferiores de amigos que testei. Além de tudo, pra piorar, o app InVisio Studio (que eu usava normalmente em um MacBook Pro 2011) ao tentar instalar no iMac rodou muito lento impossível de se trabalhar. Tive que procurar um outro app similar (como Adobe XD) para substituir este app. Entrei em contato com a InVision e eles também não conseguiram resolver. Eu não sei se estes problemas sempre existiram, mas reparei tempos depois.

Resolvei dar um jeito: formatei e fiz uma instalação limpa da versão mais nova do macOS (Mojave) e mesmo assim não solucionou em nada. Liguei pro suporte, me passaram pro suporte avançado, fiquei vários dias recebendo retorno deles testando e tentando possíveis soluções, mas por fim não conseguiram identificar o problema.

Disseram que é inédito este tipo de problema pra eles e que provavelmente poderia ser problema de hardware. MUITO DESANIMADOR! Pois já passei por um pesadelo parecido com meu mac anterior, um MacBook Pro 2011, que em toda sua trajetória de vida esteve indo e vindo da assistência técnica por problemas de vídeo e mesmo com o programa de recall deste modelo os problemas continuaram 1 ano depois.

Alguém já passou por algo semelhante? Estou muito desanimado com isso e cogito vender este, já que é o segundo Mac meu e nas duas estou sofrendo problemas de vídeo com pouco tempo de uso.

Publicado em 19/12/2018 12:25

Responder
4 respostas

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

iMac 5k (final 2015) tela embaralhada no Safari (ao usar visão geral de abas) e performance reduzida em outros apps

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.