GCAP 2020 da Receita Federal não abre

Baixei o programa GCAP 2020 no site da receita, atualizei o Java, permiti nas opções de segurança que fosse aberto, mas ao clicar para executar ele diz para consultar o console do java, que não diz nada. Atualizei o meu MAC Book AIR para a versão Big Sur... alguém tem alguma idéia de como resolver?

MacBook Air 13″, OS X 10.10

Publicado em 30/12/2020 13:30

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 20/02/2021 12:57

Pessoal boa tarde, pedi ajuda aos técnicos da Apple pelo site , o Blain me ligou em poucos minutos, ficamos mais de uma hora tentando fazer o GCAP funcionar . Só funcionou quando ele me orientou a criar um novo usuário , baixar o GCAP2020 , transferir o descompactado para a pasta Aplicativos e aí funcionou. É provisório até q alguma atualização resolva o problema . Abraços

55 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

20/02/2021 12:57 em resposta a beponto

Pessoal boa tarde, pedi ajuda aos técnicos da Apple pelo site , o Blain me ligou em poucos minutos, ficamos mais de uma hora tentando fazer o GCAP funcionar . Só funcionou quando ele me orientou a criar um novo usuário , baixar o GCAP2020 , transferir o descompactado para a pasta Aplicativos e aí funcionou. É provisório até q alguma atualização resolva o problema . Abraços

26/02/2021 11:58 em resposta a Marianaapple

Galera, fiz uma gambiarra que funcionou, resgatei os dados antigos sem precisar refazer tudo. Depois de criar o novo usuário e baixar o programa GCAP2020 na pasta aplicativos, criei apenas o cadastro de meu CPF e fechei o programa. Depois, procurando na pasta Documentos deste novo usuário, aparece uma pasta Programas RFB. Dentro dessa pasta existe uma subpasta chamada de GCAP2020, renomeei-a como sendo GCAP2020new. Abri o usuário antigo e achei a mesma pasta no mesmo local. Copiei-a inteira num pendrive e voltei para o usuário novo. Abrindo o usuário novo, copiei a pasta do pendrive no local onde está o GCAP2020new, deixando-a sem alterar o nome original (GCAP2020). Abri então o programa .jar e ..... lá estavam minhas declarações antigas. Boa sorte.

19/02/2021 11:10 em resposta a viniciusquexs

Eu faço minha DIRPF há anos pelo iMac e sempre funcionou perfeitamente, e usava também os programas de GCAP dos anos anteriores. Testei aliás agora o programa da DIRPF do ano passado no iMac e continua funcionando, ou seja, apenas mesmo o GCAP é que está travado. Ainda não baixei o programa da DIRPF deste ano. Precisamos de ajuda, seja da Apple ou da Receita, mas ninguém parece querer se mexer.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

GCAP 2020 da Receita Federal não abre

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.