Não consigo instalar MacOS Catalina em SSD

Tenho um MacBook Pro meados de 2021 (MacBookPro9,2). Estou experimentando o seguinte problema ao tentar substituir o HD original por um SSD: Realizei a substituição física do HD pelo SSD sem problema. Após a substituição, liguei o MacBOOK pressionando command+R para instalar o Catalina diretamente da Web. Formatei o SSD com Partição APFS, modo GUID. A seguir, solicitei a instalação do macOS. Aparentemente, a instalação se deu com sucesso. Porém, após o reinício automático, a tela foi exibida com uma pasta piscando com um ícone de interrogação dentro dela. Percebi que isso ocorre quando o MacBook não reconhece o disco de inicialização. Refiz o procedimento e o erro continuou ocorrendo.

Voltei a substituir o SSD pelo HD antigo e o mesmo funcionou normalmente. Tive apenas que apagá-lo e reinstalar o MacOS, pois antes ele (o MacOS) estava com o Finder danificado.

Quando recompus o MacOS do HD, criei um pen drive inicializáveis, com o Catalina; voltei a substituir o HD pelo SSD; iniciei o MacBook usando o Pen drive ora criado e instalei o MacOS a partir do Pen Drive.

Ao terminar a instalação, obtive na tela outro ícone: um círculo cortado no centro da tela cinza, o que indica que o SSD está com um sistema operacional que não é reconhecido pelo MacBook; o que não era para acontecer.

Voltei a apagar o SSD e refazer o procedimento de instalação do MacOS. Desta vez, voltei a obter a tela cinza com a pasta piscando com um símbolo de interrogação ao centro. Retirei o SSD, Instalei o HD e este foi reconhecido normalmente.

Perguntas: alguém já passou por este problema antes? É possível que este problema esteja sendo causado por um problema no cabo flat do HD/SSD do MacBook?

Detalhe: meu MacBook possui 16Gb de memória RAM; o HD atualmente corrompe o MacOS com muita frequência, me fazendo apagá-lo por completo e instalar o MacOS novamente; Sempre que desliga por falta de bateria (o que não ocorre com frequência), ao ligá-lo, tenho que esperar bastante tempo para que ele fique operacional (já tive que esperar 30 minutos para ele ficar operacional após conectar o cabo de força).

MacBook Pro 13″, macOS 10.15

Publicado em 28/06/2023 18:07

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 29/06/2023 05:16

Opa, boa tarde, estou aqui para te dar algumas dicas do que fazer nessa sua situação.

É possível que você esteja enfrentando um problema de compatibilidade entre o seu MacBook Pro e o SSD que está tentando instalar. Existem algumas possíveis causas para o problema que você está enfrentando:

1. Formatação inadequada do SSD: É importante garantir que o SSD esteja formatado corretamente antes de instalá-lo. Verifique se você está usando o formato APFS e o esquema de partição GUID. Você mencionou que já formatou o SSD dessa maneira, mas é sempre bom revisar esse ponto.

2. Incompatibilidade de firmware: Alguns SSDs podem exigir uma atualização de firmware para funcionarem corretamente em certos modelos de MacBook. Verifique se há atualizações de firmware disponíveis para o SSD que você está usando e, se houver, instale-as antes de tentar a instalação novamente.

3. Problema no cabo flat: Em alguns casos, um cabo flat com defeito pode causar problemas de reconhecimento do disco de inicialização. É possível que o cabo flat do HD/SSD do seu MacBook esteja com problemas, o que explicaria por que o HD original funciona normalmente, mas o SSD não. Nesse caso, seria recomendável substituir o cabo flat para descartar essa possibilidade.

Se foi útil minha resposta e resolveu a sua dúvida, ficaria feliz se marcasse como útil e resolvido 😊

Perguntas semelhantes

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

29/06/2023 05:16 em resposta a namio_sousa

Opa, boa tarde, estou aqui para te dar algumas dicas do que fazer nessa sua situação.

É possível que você esteja enfrentando um problema de compatibilidade entre o seu MacBook Pro e o SSD que está tentando instalar. Existem algumas possíveis causas para o problema que você está enfrentando:

1. Formatação inadequada do SSD: É importante garantir que o SSD esteja formatado corretamente antes de instalá-lo. Verifique se você está usando o formato APFS e o esquema de partição GUID. Você mencionou que já formatou o SSD dessa maneira, mas é sempre bom revisar esse ponto.

2. Incompatibilidade de firmware: Alguns SSDs podem exigir uma atualização de firmware para funcionarem corretamente em certos modelos de MacBook. Verifique se há atualizações de firmware disponíveis para o SSD que você está usando e, se houver, instale-as antes de tentar a instalação novamente.

3. Problema no cabo flat: Em alguns casos, um cabo flat com defeito pode causar problemas de reconhecimento do disco de inicialização. É possível que o cabo flat do HD/SSD do seu MacBook esteja com problemas, o que explicaria por que o HD original funciona normalmente, mas o SSD não. Nesse caso, seria recomendável substituir o cabo flat para descartar essa possibilidade.

Se foi útil minha resposta e resolveu a sua dúvida, ficaria feliz se marcasse como útil e resolvido 😊

29/06/2023 06:30 em resposta a LucasLLL

Bom dia, LucasLLL.

Agradeço tremendamente a sua atenção e presteza em responder-me. Eu havia adquirido um SSD RedDragon Haste 480 Gb. Como tive este problema, suspeitei que seria incompatibilidade entre o HD e o Mac. Daí, fui à loja e troquei este SSD por um Kingston A400 480GB. Porém continuei com o problema.

Com relação à atualização do firmware do SSD, não sei como fazer, mas vou verificar o procedimento.

Quero descartar todas as possibilidades, antes de condenar o cabo flat.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Não consigo instalar MacOS Catalina em SSD

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.