🎉 Apresentando o novo recurso da Comunidade 🎉 Votos!

Encontrou a solução para o seu problema em uma resposta ou Dica de usuário? Então, dê um voto positivo! Seus votos auxiliam outras pessoas. Saiba mais sobre quando votar positivo: Vote na Comunidade de Suporte da Apple.

Não consigo instalar MacOS Catalina em SSD

Tenho um MacBook Pro meados de 2021 (MacBookPro9,2). Estou experimentando o seguinte problema ao tentar substituir o HD original por um SSD: Realizei a substituição física do HD pelo SSD sem problema. Após a substituição, liguei o MacBOOK pressionando command+R para instalar o Catalina diretamente da Web. Formatei o SSD com Partição APFS, modo GUID. A seguir, solicitei a instalação do macOS. Aparentemente, a instalação se deu com sucesso. Porém, após o reinício automático, a tela foi exibida com uma pasta piscando com um ícone de interrogação dentro dela. Percebi que isso ocorre quando o MacBook não reconhece o disco de inicialização. Refiz o procedimento e o erro continuou ocorrendo.


Voltei a substituir o SSD pelo HD antigo e o mesmo funcionou normalmente. Tive apenas que apagá-lo e reinstalar o MacOS, pois antes ele (o MacOS) estava com o Finder danificado.


Quando recompus o MacOS do HD, criei um pen drive inicializáveis, com o Catalina; voltei a substituir o HD pelo SSD; iniciei o MacBook usando o Pen drive ora criado e instalei o MacOS a partir do Pen Drive.


Ao terminar a instalação, obtive na tela outro ícone: um círculo cortado no centro da tela cinza, o que indica que o SSD está com um sistema operacional que não é reconhecido pelo MacBook; o que não era para acontecer.


Voltei a apagar o SSD e refazer o procedimento de instalação do MacOS. Desta vez, voltei a obter a tela cinza com a pasta piscando com um símbolo de interrogação ao centro. Retirei o SSD, Instalei o HD e este foi reconhecido normalmente.


Perguntas: alguém já passou por este problema antes? É possível que este problema esteja sendo causado por um problema no cabo flat do HD/SSD do MacBook?


Detalhe: meu MacBook possui 16Gb de memória RAM; o HD atualmente corrompe o MacOS com muita frequência, me fazendo apagá-lo por completo e instalar o MacOS novamente; Sempre que desliga por falta de bateria (o que não ocorre com frequência), ao ligá-lo, tenho que esperar bastante tempo para que ele fique operacional (já tive que esperar 30 minutos para ele ficar operacional após conectar o cabo de força).


MacBook Pro 13″, macOS 10.15

Publicado em 28/06/2023 22:07

Responder
Pergunta marcada como Melhor resposta

Publicado em 29/06/2023 09:16

Opa, boa tarde, estou aqui para te dar algumas dicas do que fazer nessa sua situação.


É possível que você esteja enfrentando um problema de compatibilidade entre o seu MacBook Pro e o SSD que está tentando instalar. Existem algumas possíveis causas para o problema que você está enfrentando:


1. Formatação inadequada do SSD: É importante garantir que o SSD esteja formatado corretamente antes de instalá-lo. Verifique se você está usando o formato APFS e o esquema de partição GUID. Você mencionou que já formatou o SSD dessa maneira, mas é sempre bom revisar esse ponto.


2. Incompatibilidade de firmware: Alguns SSDs podem exigir uma atualização de firmware para funcionarem corretamente em certos modelos de MacBook. Verifique se há atualizações de firmware disponíveis para o SSD que você está usando e, se houver, instale-as antes de tentar a instalação novamente.


3. Problema no cabo flat: Em alguns casos, um cabo flat com defeito pode causar problemas de reconhecimento do disco de inicialização. É possível que o cabo flat do HD/SSD do seu MacBook esteja com problemas, o que explicaria por que o HD original funciona normalmente, mas o SSD não. Nesse caso, seria recomendável substituir o cabo flat para descartar essa possibilidade.


Se foi útil minha resposta e resolveu a sua dúvida, ficaria feliz se marcasse como útil e resolvido 😊

2 respostas
Pergunta marcada como Melhor resposta

29/06/2023 09:16 em resposta a namio_sousa

Opa, boa tarde, estou aqui para te dar algumas dicas do que fazer nessa sua situação.


É possível que você esteja enfrentando um problema de compatibilidade entre o seu MacBook Pro e o SSD que está tentando instalar. Existem algumas possíveis causas para o problema que você está enfrentando:


1. Formatação inadequada do SSD: É importante garantir que o SSD esteja formatado corretamente antes de instalá-lo. Verifique se você está usando o formato APFS e o esquema de partição GUID. Você mencionou que já formatou o SSD dessa maneira, mas é sempre bom revisar esse ponto.


2. Incompatibilidade de firmware: Alguns SSDs podem exigir uma atualização de firmware para funcionarem corretamente em certos modelos de MacBook. Verifique se há atualizações de firmware disponíveis para o SSD que você está usando e, se houver, instale-as antes de tentar a instalação novamente.


3. Problema no cabo flat: Em alguns casos, um cabo flat com defeito pode causar problemas de reconhecimento do disco de inicialização. É possível que o cabo flat do HD/SSD do seu MacBook esteja com problemas, o que explicaria por que o HD original funciona normalmente, mas o SSD não. Nesse caso, seria recomendável substituir o cabo flat para descartar essa possibilidade.


Se foi útil minha resposta e resolveu a sua dúvida, ficaria feliz se marcasse como útil e resolvido 😊

29/06/2023 10:30 em resposta a LucasLLL

Bom dia, LucasLLL.


Agradeço tremendamente a sua atenção e presteza em responder-me. Eu havia adquirido um SSD RedDragon Haste 480 Gb. Como tive este problema, suspeitei que seria incompatibilidade entre o HD e o Mac. Daí, fui à loja e troquei este SSD por um Kingston A400 480GB. Porém continuei com o problema.


Com relação à atualização do firmware do SSD, não sei como fazer, mas vou verificar o procedimento.


Quero descartar todas as possibilidades, antes de condenar o cabo flat.

Não consigo instalar MacOS Catalina em SSD

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use o seu ID Apple para começar.