Impossível arrastar e soltar alguns arquivos direto no Spotlight no MacOS Sonoma.

Olá pessoal.

Atualmente estou enfrentando os seguintes problemas com o Macos SONOMA.

1º problema: sempre quando busco algum arquivo no spotlight mesmo tendo a mais absoluta certeza da existência do arquivo, o mesmo em algumas vezes também não aparece nas buscas do finder, me obrigando assim a caçada manual do arquivo. (Fiz vários testes colocando arquivo propositalmente na MESA e buscar, e o erro persiste).

*O mesmo também acontece em buscar arquivos que estão em HD EXTERNO (mesmo formatados em exFAT).

2º problema: ao tentar arrastar alguns arquivos encontrados pelo spotlight o mesmo não consegue arrastar, como se eu não estivesse tocando no arquivo, acontece muito com "fotos", me obrigando a arrastar até o fim da busca do spotlight tocar em ver com finder e depois arrastar o arquivo que não consegue ser arrastado pelo spotlight.

Tentativas de solução:

Re-indexei inúmeras vezes MACHD ou pastas específicas nas buscas no spotlight e o mesmo ainda não localiza todos os arquivos e continua com o problema de arrastar. O mesmo acontece com HD externo.

Modo segurança: o erro persiste.

Removi todos conectores USB, HD externo e etc: o erro persiste.

Re-indexei via Terminal = é re-indexado mas erro persiste.

Solução:

Downgrade de OS, versão BigSur até Monterrey (antes das últimas versões) estão funcionando normalmente. A partir das ultimas versões do Monterrey e indo para o Ventura o problema estabelece de vez.

A versão mais fluída que encontrei foi ao fazer o Downgrade para o OS BigSur, funcionando que é uma jóia, o problema é que uso o pacote adobe e vários programas já não atualizam com o OS BigSur, me obrigando a abrir mão e ficar com o OS atualizado e o problema persistente.

Esses dois problemas estão atrasando imensamente minha produtividade.

MAC M1 pro.

256gb 8gb ram.

MacBook Pro 13″

Publicado em 13/12/2023 06:09

Responder
4 respostas

17/12/2023 19:43 em resposta a Pedrofideles

O recurso de arrastar e soltar diretamente no Spotlight para a busca de arquivos no macOS pode ter algumas limitações ou não funcionar para todos os tipos de arquivos. Se estiver tentando arrastar e soltar arquivos diretamente do Spotlight e encontrar dificuldades, aqui estão algumas razões pelas quais isso pode estar acontecendo:

1. Restrições de tipos de arquivo: O Spotlight pode não oferecer suporte para arrastar e soltar todos os tipos de arquivos diretamente. Alguns tipos de documentos ou pastas podem não ser compatíveis com essa função.
  2. Permissões ou configurações: Se os arquivos que você está tentando arrastar e soltar têm restrições de acesso ou permissões específicas, isso pode impedir o recurso de funcionar corretamente.
  3. Problemas de software: Em alguns casos, problemas no sistema operacional ou falhas temporárias podem causar a interrupção desse recurso específico.

Para tentar solucionar esse problema:

• Verifique se está tentando arrastar e soltar tipos de arquivos suportados pelo Spotlight, como documentos, imagens, aplicativos, etc.
  • Certifique-se de que tem as permissões adequadas para acessar e manipular esses arquivos.
  • Experimente reiniciar o seu Mac. Às vezes, problemas temporários podem ser resolvidos com um simples reinício do sistema.

Se essas soluções não resolverem o problema, pode ser útil verificar se há atualizações de software disponíveis para o seu Mac. Caso o problema persista, entrar em contato com o suporte da Apple ou pesquisar em fóruns específicos sobre o macOS para encontrar soluções mais detalhadas pode ser útil.

23/12/2023 19:51 em resposta a JuliBorges

Obrigado pela resposta Juli, mas todas essas opções já foram testadas, os arquivos são comuns, como: imagens, e videos. Porém noto que arquivos em PDF nunca dão esse tipo de problema, sempre consigo arrastá-los.

Porém como disse, anteriormente na versão BigSur e antes das ultimas Att's do monterray funcionava perfeitamente.

Permissões OK, e ios atualizado, me parece que não é um problema "comum" pois todas as últimas att's do Os Sonoma são somente de segurança 🥲.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Impossível arrastar e soltar alguns arquivos direto no Spotlight no MacOS Sonoma.

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.