Impossível arrastar e soltar alguns arquivos direto no Spotlight no MacOS Sonoma.
Olá pessoal.
Atualmente estou enfrentando os seguintes problemas com o Macos SONOMA.
1º problema: sempre quando busco algum arquivo no spotlight mesmo tendo a mais absoluta certeza da existência do arquivo, o mesmo em algumas vezes também não aparece nas buscas do finder, me obrigando assim a caçada manual do arquivo. (Fiz vários testes colocando arquivo propositalmente na MESA e buscar, e o erro persiste).
*O mesmo também acontece em buscar arquivos que estão em HD EXTERNO (mesmo formatados em exFAT).
2º problema: ao tentar arrastar alguns arquivos encontrados pelo spotlight o mesmo não consegue arrastar, como se eu não estivesse tocando no arquivo, acontece muito com "fotos", me obrigando a arrastar até o fim da busca do spotlight tocar em ver com finder e depois arrastar o arquivo que não consegue ser arrastado pelo spotlight.
Tentativas de solução:
Re-indexei inúmeras vezes MACHD ou pastas específicas nas buscas no spotlight e o mesmo ainda não localiza todos os arquivos e continua com o problema de arrastar. O mesmo acontece com HD externo.
Modo segurança: o erro persiste.
Removi todos conectores USB, HD externo e etc: o erro persiste.
Re-indexei via Terminal = é re-indexado mas erro persiste.
Solução:
Downgrade de OS, versão BigSur até Monterrey (antes das últimas versões) estão funcionando normalmente. A partir das ultimas versões do Monterrey e indo para o Ventura o problema estabelece de vez.
A versão mais fluída que encontrei foi ao fazer o Downgrade para o OS BigSur, funcionando que é uma jóia, o problema é que uso o pacote adobe e vários programas já não atualizam com o OS BigSur, me obrigando a abrir mão e ficar com o OS atualizado e o problema persistente.
Esses dois problemas estão atrasando imensamente minha produtividade.
MAC M1 pro.
256gb 8gb ram.
MacBook Pro 13″