Olá pessoal, depois de uma série de pesquisas na internet e testes eu cheguei a uma conclusão de que o problema provavelmente é causado pelo fato do VW Play ter GPS e deva ter algum tipo de falha de comunicação com o ios18. Pelo o que percebi, o carplay tenta sempre usar o GPS do carro, e caso não tenha ele usa o do iPhone (e sempre usa a bússola do iphone), percebi tbm que quando eu abro o waze ou google maps ou apple maps no meu iPhone e só depois conecto o carplay o problema acontece com menos frequência.
O GPS da VW Play em si não apresenta problemas de localização, então deve ser mesmo a comunicação com o carplay (eu fiz uma viagem de horas com um Android Auto e não tive problemas, e diariamente estou usando o waze da propria VW Play e também não há problemas de precisão).
Fato é que a opção de selecionar entra o GPS do carro e do iPhone deveria ser uma possibilidade para o usuário escolher o que usar.
O que mais me intriga é que o suporte na Apple nem aparece pra dar o mínimo de satisfação pra os clientes que compraram um celular que não nem um pouco barato.