Wallpaper exclusivo iPhone 16 removido após iOS 18.3
Estou profundamente decepcionado com a Apple, comprei um iPhone 16 branco, com um tremendo esforço porque o preço dele no Brasil é ridículo, em média de 5 salários mínimos brasileiros. Sempre gostei dos wallpapers da Apple, não diferente, gostei muito dos wallpapers padrão do iPhone 16, dos exclusivos do iPhone 16 que são cores próximas e combinando com cada aparelho lançado. A primeira decepção é que esse simples wallpaper causava bugs no sistema que mesmo com as sucessivas atualizações não resolviam, pois ao escurecer a tela para bloquear automaticamente, em algumas situações a tela piscava em cor rosa. Quando acionava o modo economia de bateria, quando desbloqueava o celular a animação de entrada dos ícones ficavam travando. Isso acontecia com muitos usuários do iPhone 16 que relatavam o mesmo. Usando outros wallpapers isso não acontecia. O mais impressionante é que na atualização 18.3 do iOS, praticamente 5 meses após o início da venda do iPhone 16, a Apple retira da coleção os wallpapers exclusivos da linha. Se a Apple não conseguiu resolver os bugs e preferiu tirar os wallpapers, não consigo confiar na capacidade de programação da Apple, sem contar na absurda falta de respeito com os compradores do mais atual smartphone da Apple. Quer dizer então que se a pessoa comprar um iPhone 16 hoje, vendo na caixa o wallpaper exclusivo do modelo, ao iniciar seu iPhone e atualizar, se deparará com a surpresa de não poder usá-lo e vai ter o sentimento de ter sido enganado. Um fato curioso sobre isso é que os vídeos que vemos sobre os reviews do iOS 18.3 não mencionam tal fato, só mencionam a inserção de uma nova coleção do “união”. É muito difícil encontrar um review em vídeo em que mostre objetivamente os wallpapers da coleção do iPhone 16 mas encontrei muitos relatos no reddit e outros de que após a atualização eles desapareceram. Outro fato curioso é que os reviews da atualização por canais de tecnologia brasileiros consideram essa atualização fantástica, magnífica ipsis litteris, porém para o Brasil que não pode usufruir da Apple Intelligence, só trouxe uma função da calculadora que já existia, porém foi retirada (porque será?) e uma coleção de wallpapers com aparência de elaboração preguiçosa e pouco criativa. Essa situação é absolutamente frustrante decepcionante, tal qual, para mim, foi motivo suficiente para não atualizar o meu aparelho. Para mim, mais importante é continuar com a coleção de wallpaper do iPhone 16 do que o pacote surpresa de atualização, surpresa mesmo já que antes, uns bons anos atrás era possível obter de forma detalhada as modificações que seriam realizadas pela Apple através da atualização no MEU smartphone. Hoje, uma atualização de 1.14GB (iOS 18.3) menciona apenas 3 “melhorias” a repetição matemática do app calculadora, uma correção de erro no teclado e um bug de reprodução de música. Apesar de que não é o que se observa, pois os reviews de youtubers mostram pelo menos 13 novidades. A Apple deve informar as alterações que serão realizadas no aparelho das pessoas pois não é proprietária dos mesmos. A empresa não representa a preferência de todos os compradores sendo assim necessário informar as modificações que serão realizadas para que o proprietário decida se quer eu não instalar.
Fica neste, registrada minha insatisfação e frustração em ter comprado o mais atual modelo de iPhone da Apple e não poder usufruir dos futuros recursos pois não quero perder a caracterização do aparelho que acabei de comprar visto que a caixa, já não mais representa o aparelho com uma coleção de wallpaper que não sei se mais se parece com uma promessa de vitrine ou fracasso de desenvolvimento.
iPhone 16, iOS 18