Erro ao abrir programa IRPF no Mac "operation not permitted"

Ao atualizar o programa da declaração do imposto de renda (IRPF) da receita federal do brasil, o programa passa a não abrir mais, acusando erro no acesso ao arquivo TryLockAAAA.txt, onde AAAA é o ano da declaração.

Eu tive problema com a de 2025, logo o arquivo chamava TryLock2025.txt, mas vi perguntas também para anos anteriores, 2024, 2023...

No final da mensagem aparece a causa: operation not permitted

Depois de tentar reiniciar, desligar e ligar o Mac, ou mesmo reinstalar o programa, em algum momento o erro voltava e não conseguia mais seguir com a declaração.

Pesquisando sobre o tema, verifiquei se tratar de uma trava de segurança do Mac, que bloqueia o acesso do aplicativo à pasta Documentos (ou Documents). Para resolver, fui nos "Ajustes de Sistemas", "Privacidade e Segurança", "Arquivos e Pastas", identifiquei o app (no meu caso, IRPF2025), abri as opções e concedi acesso à Pasta Documentos, movendo a chave a direita do nome. Veja a figura a seguir.

É possível que você tenha de fazer isso a cada nova atualização do programa. Espero ter ajudado.

Uso MacBook Air M1, macOS Sequoia 15.3.2.

[Título alterado pelo Moderador]

MacBook Air (M1, 2020)

Publicado em 25/03/2025 09:36

Responder
1 resposta
Ordenar Por: 

Erro ao abrir programa IRPF no Mac "operation not permitted"

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.