Consumo de memória do iPhone pra rodar o sistema

Estou usando Iphone pela primeira vez. Sempre fui usuário Android. Mas estou espantado com uma coisa: como o Iphone consome memória pra rodar o sistema. Sou um usuário básico, uso muito pouco o telefone, não tenho redes sociais e não tenho nenhum jogo instalado e só tenho 14 aplicativos no aparelho. Mesmo assim o telefone está usando 12 gb de memória. Isso é normal?

[Título alterado pelo Moderador]

Publicado em 6/04/2025 13:33

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 6/04/2025 13:38

Sim, é normal que o iPhone use uma quantidade significativa de armazenamento interno só para o sistema — especialmente se você vem do Android, onde isso costuma ser mais otimizado ou pelo menos mais "transparente". Mas vamos aos detalhes 👇

📊 O que está ocupando espaço no seu iPhone?

1. Sistema (iOS):

• O próprio sistema operacional iOS pode ocupar entre 8 GB e 13 GB, dependendo da versão (atualmente está na casa do iOS 17+).
  • Esse valor pode variar com atualizações, caches, traduções de idiomas, recursos de acessibilidade etc.

2. "Outros" ou "Sistema de Arquivos":

• Uma parte chamada “Sistema de Arquivos” ou "Outros" pode ocupar 2 GB a 10 GB ou mais. Inclui:
  • Caches do Safari e apps
  • Dados temporários
  • Logs de sistema
  • Atualizações baixadas

3. Espaço reservado pela Apple:

• O iOS também reserva uma parte do espaço de armazenamento para atualizações futuras, funções críticas e segurança, o que não é tão visível, mas está incluso no total.

📌 Como conferir isso:

Vá em:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Ali você verá:

• Quanto espaço o sistema está usando
  • Quanto vai para apps, mídia, fotos, etc.
  • Se algo parece fora do normal

🧼 Dicas para liberar espaço:

Se quiser dar uma “enxugada”:

• Apague caches de apps como Safari: Ajustes > Safari > Apagar Histórico e Dados dos Sites
  • Reinicie o iPhone ocasionalmente: ajuda a limpar dados temporários
  • Atualize o iOS (às vezes resolve bugs que acumulam cache desnecessário)
  • Use apps como o Files para verificar se há dados esquecidos em “No Meu iPhone”

✅ Conclusão:

Então sim, 12 GB usados só pelo sistema mesmo em um uso leve é completamente normal no iPhone. A Apple tende a esconder parte do gerenciamento do sistema para garantir fluidez e estabilidade, mesmo que isso pareça "pesado" para quem vem do Android.

4 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

6/04/2025 13:38 em resposta a Karalbpin

Sim, é normal que o iPhone use uma quantidade significativa de armazenamento interno só para o sistema — especialmente se você vem do Android, onde isso costuma ser mais otimizado ou pelo menos mais "transparente". Mas vamos aos detalhes 👇

📊 O que está ocupando espaço no seu iPhone?

1. Sistema (iOS):

• O próprio sistema operacional iOS pode ocupar entre 8 GB e 13 GB, dependendo da versão (atualmente está na casa do iOS 17+).
  • Esse valor pode variar com atualizações, caches, traduções de idiomas, recursos de acessibilidade etc.

2. "Outros" ou "Sistema de Arquivos":

• Uma parte chamada “Sistema de Arquivos” ou "Outros" pode ocupar 2 GB a 10 GB ou mais. Inclui:
  • Caches do Safari e apps
  • Dados temporários
  • Logs de sistema
  • Atualizações baixadas

3. Espaço reservado pela Apple:

• O iOS também reserva uma parte do espaço de armazenamento para atualizações futuras, funções críticas e segurança, o que não é tão visível, mas está incluso no total.

📌 Como conferir isso:

Vá em:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Ali você verá:

• Quanto espaço o sistema está usando
  • Quanto vai para apps, mídia, fotos, etc.
  • Se algo parece fora do normal

🧼 Dicas para liberar espaço:

Se quiser dar uma “enxugada”:

• Apague caches de apps como Safari: Ajustes > Safari > Apagar Histórico e Dados dos Sites
  • Reinicie o iPhone ocasionalmente: ajuda a limpar dados temporários
  • Atualize o iOS (às vezes resolve bugs que acumulam cache desnecessário)
  • Use apps como o Files para verificar se há dados esquecidos em “No Meu iPhone”

✅ Conclusão:

Então sim, 12 GB usados só pelo sistema mesmo em um uso leve é completamente normal no iPhone. A Apple tende a esconder parte do gerenciamento do sistema para garantir fluidez e estabilidade, mesmo que isso pareça "pesado" para quem vem do Android.

6/04/2025 13:54 em resposta a Karalbpin

Essa é uma das maiores surpresas (ou frustrações) de quem migra do Android pro iPhone. A imagem de “sistema super leve e otimizado” do iOS existe, mas na prática, isso significa mais fluidez e estabilidade, e não necessariamente uso eficiente de espaço.

🧠 Por que o iOS consome tanto espaço?

1. Arquitetura monolítica: Diferente do Android, o iOS centraliza tudo em um único sistema fechado. Isso inclui:
  • Traduções para dezenas de idiomas
  • Recursos de acessibilidade (mesmo que você nunca use)
  • Drivers para dispositivos e sensores
  • Frameworks de realidade aumentada, Siri, etc.

1. Atualizações acumuladas:

Mesmo sem baixar nada, o iOS vai acumulando:

• Dados de diagnóstico
  • Caches do sistema e dos próprios apps
  • Fragmentos de atualizações anteriores

1. "Sistema" inclui tudo que você não vê:

A categoria "Sistema" não é só o iOS puro, ela também inclui:

• Arquivos temporários
  • Logs do sistema
  • Dados de sincronização com iCloud
  • Recursos pré-carregados de apps nativos (Mail, Mapas, etc.)

1. Limpeza automática? Nem tanto.

O iOS deveria limpar caches e arquivos inúteis sozinho, mas na prática, isso nem sempre acontece até que a memória fique realmente cheia. Ou seja, o sistema vai inflando até o limite.

🧨 Em resumo:

A otimização do iOS não é sobre espaço. Ela é mais perceptível em:

• Gerenciamento de RAM
  • Estabilidade entre hardware e software
  • Longevidade do aparelho (anos de suporte)
  • Atualizações simultâneas para todos

Mas sim, para quem vem do Android acostumado a "ver pra crer" o uso da memória, ver 12 GB consumidos em um sistema limpo é frustrante mesmo. A Apple prioriza o funcionamento, não a transparência.

6/04/2025 13:45 em resposta a CaíqueFaro

Sempre ouvi dos usuários do Iphone histórias sobre a superioridade do IOS sobre o Android. Principalmente sobre a otimização do sistema. Mas um sistema que usa 12 gb da memória do telefone de um usuário que nunca instalou 1 jogo sequer, não tem 1 rede social e tem apenas 14 apps instalados, me parece um absurdo. E esse número, 12 gb, aumenta todo dia.

6/04/2025 14:15 em resposta a CaíqueFaro

Tudo o que sempre ouvi sobre IOS e Android parece conversa fiada agora. Um sistema que vai usando memória, e não se limpa ou se corrige de vez em quando, não me parece um sistema eficiente. Eu uso o aparelho desde 01/01/24 e mesmo tendo os mesmos 14 aplicativos desde o início a memória consumida pelo sistema vai só aumentando. Como sou muito ligado a datas exatas, vou esperar até 31/12/25, e voltar para o Android. Vou partir desse Iphone 15 plus para um S26 plus.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Consumo de memória do iPhone pra rodar o sistema

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.