Prezado Dave, obrigada por sua resposta tão detalhada porém, como disse acima, o "abridor nativo de documentos" do iOS (que agora sei que se chama "Quick Look") é que NÃO consegue mostrar os realces...
Respondendo aos passos sugeridos temos:
- Verifique se o documento contém texto real. Sim, o texto é real (não é imagem!)
- Tente abrir o documento em uma aplicação diferente para ver se o realce funciona. Sim, o realce aparece se eu abrir o documento no Pages, conforme já havia dito
- Verifique se a função de realce está ativada na aplicação. Não há como ativar nada - que eu saiba (e era o que gostaria de saber !) - na "abertura/visualização automática" do iOs (é desta visualização que estou falando e não de um outro aplicativo)
- Se o documento for um PDF, tente atualizar o documento para uma versão mais recente. Não era um PDF. É um documento ".docx".
- Se a aplicação estiver a apresentar problemas, tente fechar e reabrir a aplicação, ou reiniciar o iPhone. Não é uma "aplicação". É o visualizador nativo do iOs.
- Se o documento for uma nota, certifique-se de que ela não está bloqueada e está na pasta correta. Não é o caso
- Utilize a função Texto ao Vivo para inserir o texto em um documento ou nota, se necessário. Não é o caso
Eu andei pesquisando e finalmente descobri que este "Quick Look" do iOs (responsável por abrir os documentos, imagens, PDFs etc que recebemos por email, mensagens etc no iPhone, sem ter que escolher - como no sistema Android - com qual aplicativo vou querer abrir o documento recebido), NÃO TEM a capacidade de mostrar os realces, já que "foi otimizado para abrir documentos rapidamente e assim, não suporta todas as formatações do Word, como realces de texto" <- isto me foi respondido por uma "inteligência artificial" a quem recorri !!
Face ao exposto, enquanto o "Quick Look" não receber uma atualização onde os realces sejam incluídos na visualização dos ".docx" (até entrei no feedback da Apple para solicitar esta inclusão !), teremos de fazer um passo a mais que será, após a visualização do mesmo pelo Quick Look, compartilhar (ou "Abrir Com") o documento no app do Word (ou no próprio Pages).
O Android é assim porém ao menos pode-se escolher abrir o documento "sempre" com o outro aplicativo escolhido e assim não fica TODA VEZ, tendo que demorar alguns passos a mais para abrir o documento. Portanto enquanto a Apple não adicionar esta "formatação" ao Quick Look dela, teremos sim que ter que abrir o documento em outro aplicativo para ter certeza de que estamos visualizando-o corretamente.
Obrigada por sua tentativa de ajuda e espero que minha resposta também esclareça outros que possam (ou venham a) perceber esta pequena falha no iOS que eu mesma, em mais de 10 anos de utilização, NUNCA havia percebido e não perceberia, não fosse o fato de um colega ter me enviado o documento e pedido que comentasse a parte "iluminada em amarelo", coisa que - devido ao fato já detalhado acima - obviamente não encontrei no documento visualizado pela "abertura automática" do iOS... :-(
Atenciosamente,
Lucia Helena