Dados do sistema ocupam quase todo o espaço do iPhone

Comprei recentemente um iPhone 14 e logo comecei a enfrentar o conhecido problema de “Dados do Sistema” ocupando quase toda a memória do aparelho.

No início, tentei diversas soluções sugeridas em tutoriais: apagar arquivos, liberar espaço, seguir passos de limpeza, mas nada resolveu. A única alternativa que encontrei foi realizar um reset completo. Perdi todos os meus dados, logins e configurações. Um transtorno enorme.

Por um tempo o problema desapareceu, mas semanas depois voltou. Entrei em contato com o suporte da Apple, que me orientou a fazer outro reset, desta vez pelo iTunes. Fiz o procedimento, mais uma vez perdi informações importantes, inclusive contatos e acessos bancários.

Agora, apenas alguns meses após esse reset indicado pelo próprio suporte, o erro retornou. O iPhone passou a acusar 74 GB ocupados apenas por “Dados do Sistema”, o que inviabiliza o uso de aplicativos básicos. Além disso, não consigo sequer fazer backup, já que segundo o próprio suporte, restaurar um backup pode trazer de volta o erro.

Em resumo: estou preso em um ciclo de ter que resetar o aparelho a cada 2 ou 3 meses, perdendo todos os meus arquivos e configurações, por causa de uma falha que claramente não é responsabilidade do usuário.

É inaceitável que um aparelho tão caro e recente dependa de resets constantes para funcionar. A sensação é de total descaso com o consumidor.

[Título alterado pelo Moderador]

Título Original: Armazenamento cheio (dados do sistema) – um desrespeito com os usuários

iPhone 14 Plus, iOS 18

Publicado em 30/08/2025 05:41

Responder
3 respostas

30/08/2025 07:18 em resposta a Rennan321

Olá!

Lamento pelo que está acontecendo.

Talvez para o seu perfil de uso exija mais memória e/ou tem apps ocupando espaço demais (WhatsApp é campeão) e então você precisa fazer uma manutenção na memória com frequência. Do contrário é de se considerar usar um aparelho com capacidade maior.

Segue minha dica de usuário: Memória cheia. O que fazer? 

1/09/2025 06:30 em resposta a rickshimizu

Bom dia,

Pelo contrário, o meu WhatsApp, na opção “Gerenciar Armazenamento”, ocupa apenas 3,53 GB. Quase não tenho outros aplicativos instalados, justamente porque o aparelho não me permite baixá-los em razão da memória cheia (dados do sistema).

O mais absurdo é a resposta que recebi sugerindo que eu compre um aparelho com maior capacidade. Ou seja, se o próximo vier com o mesmo problema, devo continuar trocando até “dar sorte” de receber um dispositivo adequado? Além disso, não consideram o gasto significativo para a aquisição de um novo aparelho.

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Dados do sistema ocupam quase todo o espaço do iPhone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.