Dados do sistema ocupam quase todo o espaço do iPhone
Comprei recentemente um iPhone 14 e logo comecei a enfrentar o conhecido problema de “Dados do Sistema” ocupando quase toda a memória do aparelho.
No início, tentei diversas soluções sugeridas em tutoriais: apagar arquivos, liberar espaço, seguir passos de limpeza, mas nada resolveu. A única alternativa que encontrei foi realizar um reset completo. Perdi todos os meus dados, logins e configurações. Um transtorno enorme.
Por um tempo o problema desapareceu, mas semanas depois voltou. Entrei em contato com o suporte da Apple, que me orientou a fazer outro reset, desta vez pelo iTunes. Fiz o procedimento, mais uma vez perdi informações importantes, inclusive contatos e acessos bancários.
Agora, apenas alguns meses após esse reset indicado pelo próprio suporte, o erro retornou. O iPhone passou a acusar 74 GB ocupados apenas por “Dados do Sistema”, o que inviabiliza o uso de aplicativos básicos. Além disso, não consigo sequer fazer backup, já que segundo o próprio suporte, restaurar um backup pode trazer de volta o erro.
Em resumo: estou preso em um ciclo de ter que resetar o aparelho a cada 2 ou 3 meses, perdendo todos os meus arquivos e configurações, por causa de uma falha que claramente não é responsabilidade do usuário.
É inaceitável que um aparelho tão caro e recente dependa de resets constantes para funcionar. A sensação é de total descaso com o consumidor.
[Título alterado pelo Moderador]
Título Original: Armazenamento cheio (dados do sistema) – um desrespeito com os usuários
iPhone 14 Plus, iOS 18