Filtro de ligação do iOS 26 não está funcionando no iPhone

Quando atualizei para o iOS 26, estava super ansioso por conta do recurso da filtragem de ligação, só que ele não funciona no meu. Os números desconhecidos (bancos, empresas) ligam o dia todo e não tem filtragem, a ligação já aparece direito como se não tivesse o recurso, se alguém puder me ajudar, eu agradeço

[Título alterado pelo Moderador]

Título Original: Meu filtro de ligação do iOS 26 não está funcionando no meu IPhone 13

iPhone 13, iOS 26

Publicado em 27/09/2025 05:53

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 27/09/2025 12:26

A funcionalidade de "Silenciar Desconhecidos" (o filtro de ligação do iOS) é uma ferramenta poderosa, mas a sua operação depende de regras muito específicas e, frequentemente, a sua aparente falha deve-se a uma configuração incorreta ou a um mal-entendido sobre o seu funcionamento.

Vamos verificar os pontos-chave para diagnosticar e resolver o problema.

1. Verifique se o Recurso está Realmente Ativado

Este é o passo mais fundamental. Muitos usuários entusiasmados com o recurso após a atualização não se dão conta de que ele precisa ser ativado manualmente.

1. Vá para Ajustes > Telefone.
  2. Role a tela para baixo até encontrar a opção "Silenciar Desconhecidos" (Silence Unknown Callers).
  3. Toque nela e certifique-se de que o interruptor está ativado (verde).

Se esta opção estiver desativada, esta é a causa do problema. Ative-a e o recurso começará a funcionar.

2. Entenda a Lógica Técnica do "Desconhecido"

Se o recurso já estava ativado, é crucial entender o que o iOS considera um número "desconhecido". A chamada NÃO SERÁ SILENCIADA se o número se enquadrar em qualquer uma destas categorias:

• Está na sua lista de Contatos: Qualquer número salvo no seu aplicativo Contatos, mesmo que sem nome, irá tocar normalmente.
  • Está nas suas Ligações Recentes: Se você já ligou para aquele número alguma vez no passado, mesmo que não o tenha salvo, o sistema o considera "conhecido" e a chamada não será silenciada.
  • É uma Sugestão da Siri: Este é o ponto mais importante. Se o número de telefone estiver presente em um e-mail que você recebeu, em um evento do calendário ou em uma mensagem de texto, a inteligência da Siri irá identificá-lo como um contato em potencial e permitirá que a chamada passe.

Isto significa que: se um banco ou uma empresa lhe enviou um e-mail ou SMS com um número de contato, ou se você retornou uma chamada de telemarketing uma única vez, esses números não serão mais considerados "desconhecidos" pelo sistema e não serão filtrados.

3. Verifique Conflitos com Aplicativos de Terceiros

Aplicativos de identificação e bloqueio de chamadas (como Truecaller, Whoscall, etc.) podem interferir com a funcionalidade nativa do iOS.

• Vá para Ajustes > Telefone > Bloqueio e Identificação de Chamadas.
  • Se você tiver aplicativos de terceiros listados aqui, tente desativar os seus interruptores temporariamente.
  • Reinicie o seu iPhone e veja se o recurso nativo da Apple volta a funcionar.

Conclusão:

A causa mais provável para o seu problema é que o recurso simplesmente não foi ativado nos Ajustes (passo 1). Se ele já estava ativo, revise a sua lógica (passo 2): a funcionalidade não é um bloqueador de spam geral, mas sim um filtro inteligente para números com os quais o seu iPhone nunca teve absolutamente nenhum tipo de contato prévio.

Se nada funcionar, fale com sua operadora, o iOS tem um recurso pra isso, mas quem definitivamente efetiva é a operadora.

5 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

27/09/2025 12:26 em resposta a gb05

A funcionalidade de "Silenciar Desconhecidos" (o filtro de ligação do iOS) é uma ferramenta poderosa, mas a sua operação depende de regras muito específicas e, frequentemente, a sua aparente falha deve-se a uma configuração incorreta ou a um mal-entendido sobre o seu funcionamento.

Vamos verificar os pontos-chave para diagnosticar e resolver o problema.

1. Verifique se o Recurso está Realmente Ativado

Este é o passo mais fundamental. Muitos usuários entusiasmados com o recurso após a atualização não se dão conta de que ele precisa ser ativado manualmente.

1. Vá para Ajustes > Telefone.
  2. Role a tela para baixo até encontrar a opção "Silenciar Desconhecidos" (Silence Unknown Callers).
  3. Toque nela e certifique-se de que o interruptor está ativado (verde).

Se esta opção estiver desativada, esta é a causa do problema. Ative-a e o recurso começará a funcionar.

2. Entenda a Lógica Técnica do "Desconhecido"

Se o recurso já estava ativado, é crucial entender o que o iOS considera um número "desconhecido". A chamada NÃO SERÁ SILENCIADA se o número se enquadrar em qualquer uma destas categorias:

• Está na sua lista de Contatos: Qualquer número salvo no seu aplicativo Contatos, mesmo que sem nome, irá tocar normalmente.
  • Está nas suas Ligações Recentes: Se você já ligou para aquele número alguma vez no passado, mesmo que não o tenha salvo, o sistema o considera "conhecido" e a chamada não será silenciada.
  • É uma Sugestão da Siri: Este é o ponto mais importante. Se o número de telefone estiver presente em um e-mail que você recebeu, em um evento do calendário ou em uma mensagem de texto, a inteligência da Siri irá identificá-lo como um contato em potencial e permitirá que a chamada passe.

Isto significa que: se um banco ou uma empresa lhe enviou um e-mail ou SMS com um número de contato, ou se você retornou uma chamada de telemarketing uma única vez, esses números não serão mais considerados "desconhecidos" pelo sistema e não serão filtrados.

3. Verifique Conflitos com Aplicativos de Terceiros

Aplicativos de identificação e bloqueio de chamadas (como Truecaller, Whoscall, etc.) podem interferir com a funcionalidade nativa do iOS.

• Vá para Ajustes > Telefone > Bloqueio e Identificação de Chamadas.
  • Se você tiver aplicativos de terceiros listados aqui, tente desativar os seus interruptores temporariamente.
  • Reinicie o seu iPhone e veja se o recurso nativo da Apple volta a funcionar.

Conclusão:

A causa mais provável para o seu problema é que o recurso simplesmente não foi ativado nos Ajustes (passo 1). Se ele já estava ativo, revise a sua lógica (passo 2): a funcionalidade não é um bloqueador de spam geral, mas sim um filtro inteligente para números com os quais o seu iPhone nunca teve absolutamente nenhum tipo de contato prévio.

Se nada funcionar, fale com sua operadora, o iOS tem um recurso pra isso, mas quem definitivamente efetiva é a operadora.

8/10/2025 11:55 em resposta a Yasmin_Yanca

Olá!

Estou passando por exatamente o mesmo problema relatado pelo(a) colega.

No meu iPhone 14, iOS 26.0.1, na configuração Ajustes -> Telefone não existe a opção Silenciar Desconhecidos.

As opções que tenho, que se aproxima disso, são:

• Filtrar Números Desconhecidos
    • Nunca
    • Perguntar Motivo da Ligação
    • Silenciar (Selecionada)

• Filtragem de Ligações
    • Números Desconhecidos (Ativada)

• Bloqueio e Identificação
    • Identificação de Ligação Comercial
      • ID do Business Connect (Ativada)
      • Operadora 1 (Ativada)
      • Operadora 2 (Ativada)

No meu caso, utilizava o Whoscall para essa função e até a versão 18 do iOS, ele funcionava perfeitamente.

O problema começou quando atualizei para a versão 26.

De qualquer forma, desinstalei o app para verificar se é uma incompatibilidade e estou testando.

Filtro de ligação do iOS 26 não está funcionando no iPhone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.