Olá! Obrigada por responder!
O que me ajudou foi: no meu pc acer nitro 5 (coloco a marca para ajudar quem tem o mesmo tipo de aparelho, apesar de que o meu já esta todo castigado , faltando peças, enfim) baixei na Microsoft Store o aplicativo Dispositivos Apple / depois de instalado fiz o backup do aparelho de celular no pc / desativei o buscar para poder restaurar ele de fabrica (esse processo foi feito pelo icloud online) / depois de desativar o buscar, com o aparelho de celular conectado no pc iniciei o processo de restauração/ depois de tremer e duvidar da minha capacidade mil vezes e quase chorar de medo e ódio o celular foi restaurado e iniciei o processo de backup (tudo com o aparelho conectado ao pc) / quando o pc terminou de passar os dados para o celular foi só configurar manualmente(não se assuste se o processo demorar). Ainda não sincronizei o fotos no icloud. Com esses passos o armazenamento temporariamente esta resolvido (se antes dizia que o aparelho que tem capacidade para 64 GB estava operando com 63GB agora esta operando com 22,87GB de 64GB, o aparelho parece estar bem, porém, não pretendo realizar nenhuma atualização do sistema porque acredito que as novas atualizações não foram feitas para aparelhos mais antigos, quanto ao aquecimento preciso observar , estou mantendo ele sem capa por enquanto.
Observações:
Todas as duvidas tirei em canais da Apple, não vá em qualquer lugar;
lembre-se de todas as senhas possíveis, se esqueceu a senha do seu Icloud e ela esta cadastrada para ser lembrada no google você pode consultar ela lá;
fique calmo/a.