Como somar corretamente, no Numbers da Apple, os horários de entrada e saída da manhã e da tarde para obter o total de horas trabalhadas no dia e depois totalizar as horas do mês?

Oi, pessoal!

Estou usando o Numbers para controlar a jornada de trabalho dos funcionários e estou com dúvida na soma de horários.

Tenho a seguinte estrutura de tabela:

Entrada manhã | Saída manhã | Entrada tarde | Saída tarde | Total de horas do dia | Total de horas do mês

Minha dúvida é:

1️⃣ Como somar corretamente os dois períodos do dia (manhã + tarde) para obter o total de horas trabalhadas no dia, sem dar resultado negativo ou errado?

2️⃣ Depois disso, como faço para somar todos os totais diários e chegar no total de horas trabalhadas no mês?

Já tentei subtrair os horários e somar, mas às vezes o Numbers mostra valor negativo ou não soma como esperado.

Existe alguma fórmula correta ou configuração específica de formato de célula (hora/duração) para isso?

Valeu demais pra quem puder ajudar 🙏

iPad, iPadOS 26

Publicado em 5/02/2026 13:19

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 9/02/2026 12:50

Oi! Isso no Numbers funciona direitinho, é só acertar o formato da célula.

Os horários de entrada e saída (manhã e tarde) precisam estar no formato Hora. Já a coluna Total de horas do dia deve estar no formato Duração, não Hora - isso evita valores negativos e resultados estranhos.

Para o total do dia, a conta é basicamente:

(saída da manhã − entrada da manhã) + (saída da tarde − entrada da tarde).

Por exemplo, se estiver tudo na mesma linha:

=(B2-A2)+(D2-C2)

com a célula do resultado em Duração.

Depois disso, o total do mês é só somar a coluna dos totais diários, tipo:

=SOMA(E2:E31)

e essa célula também em Duração.

Quando dá negativo ou “bugado”, quase sempre é porque o resultado está como Hora em vez de Duração. Ajustando isso, o Numbers se comporta direitinho.

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

9/02/2026 12:50 em resposta a GabrielChuves

Oi! Isso no Numbers funciona direitinho, é só acertar o formato da célula.

Os horários de entrada e saída (manhã e tarde) precisam estar no formato Hora. Já a coluna Total de horas do dia deve estar no formato Duração, não Hora - isso evita valores negativos e resultados estranhos.

Para o total do dia, a conta é basicamente:

(saída da manhã − entrada da manhã) + (saída da tarde − entrada da tarde).

Por exemplo, se estiver tudo na mesma linha:

=(B2-A2)+(D2-C2)

com a célula do resultado em Duração.

Depois disso, o total do mês é só somar a coluna dos totais diários, tipo:

=SOMA(E2:E31)

e essa célula também em Duração.

Quando dá negativo ou “bugado”, quase sempre é porque o resultado está como Hora em vez de Duração. Ajustando isso, o Numbers se comporta direitinho.

Como somar corretamente, no Numbers da Apple, os horários de entrada e saída da manhã e da tarde para obter o total de horas trabalhadas no dia e depois totalizar as horas do mês?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.