Java encerrando automaticamente com pje office pro

Pessoal, tenho um Mac Air 2017, atualizado para o 12.7.6. Estou tentando utilizar o Pje Office Pro com o meu certificado digital em nuvem do app Vidaas, que é vinculado à CertData, mas não estou conseguindo. Eu consegui fazer o pje office pro reconhecer o certificado digital, que já foi uma luta, mas agora toda vez que tento fazer login no PJe com ele, o pje office pro encerra inesperadamente e abre uma página de relatório do java. Assim eu nunca consigo usar o meu certificado no app vidaas. Alguém já passou pelo mesmo problema e sabe como resolver?

MacBook Air 13″, macOS 12.7

Publicado em 24/02/2026 18:33

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 25/02/2026 09:40

Olá!

Neste caso o acesso ocorre através de um navegador, correto? Eu recomendo que use o Firefox. Um teste rápido é criar outro usuário no seu Mac e tentar fazer o acesso. Se der certo é um problema no seu usuário.

Se não for nada disso acredito que possa tentar começar assim:

O PJeOffice Pro costuma trazer seu próprio JRE, mas se você tiver outras versões instaladas (Java 8, 11, 17), elas podem conflitar no momento da chamada da biblioteca PKCS#11.

• Vá em Preferências do Sistema > Java (se houver o ícone).
  • O ideal é desinstalar versões antigas e manter apenas a recomendada pelo tribunal ou a que o PJeOffice Pro instala nativamente.

Permissões de Disco (macOS Monterey)

O Monterey é rigoroso com apps não assinados pela Apple acessando pastas do sistema.

• Vá em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Privacidade.
  • Selecione Acesso Total ao Disco.
  • Adicione o PJeOffice Pro e, se possível, o próprio terminal/Java na lista.

Nossas respostas são baseadas em conhecimento próprio e troca de ajuda entre usuários daqui da comunidade. Se a resposta for útil vote positivo para ajudar a comunidade!

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

25/02/2026 09:40 em resposta a BiancaViglioni

Olá!

Neste caso o acesso ocorre através de um navegador, correto? Eu recomendo que use o Firefox. Um teste rápido é criar outro usuário no seu Mac e tentar fazer o acesso. Se der certo é um problema no seu usuário.

Se não for nada disso acredito que possa tentar começar assim:

O PJeOffice Pro costuma trazer seu próprio JRE, mas se você tiver outras versões instaladas (Java 8, 11, 17), elas podem conflitar no momento da chamada da biblioteca PKCS#11.

• Vá em Preferências do Sistema > Java (se houver o ícone).
  • O ideal é desinstalar versões antigas e manter apenas a recomendada pelo tribunal ou a que o PJeOffice Pro instala nativamente.

Permissões de Disco (macOS Monterey)

O Monterey é rigoroso com apps não assinados pela Apple acessando pastas do sistema.

• Vá em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Privacidade.
  • Selecione Acesso Total ao Disco.
  • Adicione o PJeOffice Pro e, se possível, o próprio terminal/Java na lista.

Nossas respostas são baseadas em conhecimento próprio e troca de ajuda entre usuários daqui da comunidade. Se a resposta for útil vote positivo para ajudar a comunidade!

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Java encerrando automaticamente com pje office pro

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.