Mac pede senha repetidamente ao usar certificado digital

Bom dia!

Uso certificado digital A1 e A3 com frequência em meu trabalho para acessar sites do governo e assinar documentos em meu MacBook M1, atualizado para o macOS Tahoe 26.3.

Todas as vezes que uso o certificado digital, em qualquer aplicativo/navegador, o Mac pede repetidamente a senha de administrador. Com frequência, pede muitas (mesmo) vezes seguidas.

Digito a senha, clico em permitir, e a mensagem volta a aparecer mais algumas vezes. O número de vezes varia de cada site.

Como autorizar sites ou certificados para que sejam acessados sem essa mensagem?

MacBook Air 13″, macOS 26.3

Publicado em 4/03/2026 02:39

Responder
1 resposta

4/03/2026 08:16 em resposta a fgcampaci

Olá Usuario(a),

Aqui é a comunidade Apple de usuários ajudando outros usuários iguais a você.

vi que usa o BRAVE, isso ocorre no SAFARI também ?Se nao, aconselho validar com BRAVE, agora se o problema ocorre no SAFARI também, faca isso

Pedindo senha do certificado digital várias vezes no Mail do Mac

Existe um problema com os certificados digitais do Mac que vem se intensificando e sempre que algo intensificar, eu estarei aqui para te ajudar hehehe.

Esse problema consiste em sempre que o usuário tenta enviar um email usando o app do Mail, a senha do certificado digital é pedida, não só uma vez, é pedida várias vezes para depois enfim conseguir encaminhar o email, por mais que seja um problema dentro do Mail, não é um problema da Apple, esse problema acontece por erro do próprio certificado digital, mas tem como você resolver apagando esse certificado digital.

Eu como grandessíssimo curioso, vi essa resposta acima de um usuário na comunidade gringa, mas isso não sanava a minha necessidade por completo, pois é necessário o seu uso desse certificado no Mac para outras questões, certo? Para resolver isso por completo a solução que encontrei foi abrir o spotlight apertando command + espaço > escrever "chaves" > abrir o "acesso às chaves" > acessar a aba de certificado digitais > selecionar "sistema" e apagar o certificado digital ali do sistema, a partir disso o problema não irá mais voltar a acontecer. (isso não acontece com todos os certificados digitais, porém alguns acabam sendo criados para irem direto a opção de gerenciamento de sistema e o certificado digital passa a dar aquela bugadinha no Mac).

Se minha orientação/ajuda foi útil, não deixe de curti

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

Dav3 G®️0hl666

Este site apresenta conteúdos enviados por usuários, comentários e opiniões apenas para fins de informação. A Apple poderá fornecer ou recomendar respostas como uma solução possível com base nas informações fornecidas. Cada possível problema poderá envolver diversos fatores não especificados nas conversas capturadas em um fórum eletrônico; sendo assim, a Apple não pode garantir a eficácia de quaisquer soluções sugeridas nos fóruns da comunidade. A Apple isenta-se de toda e qualquer responsabilidade por atos, omissões e conduta de terceiros em conexão com o uso do site ou relacionados a ele. Todas as publicações e todo o uso de conteúdo do site estão sujeitas aos Termos de Uso da Comunidade de Suporte da Apple. Veja como os seus dados são gerenciados…

Mac pede senha repetidamente ao usar certificado digital

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.