Whatsapp sem acesso aos contatos do telefone após restaurar contatos do iCloud (apenas números aparecem)

Olá,

Estou enfrentando um problema estranho após restaurar meu iPhone a partir de um backup do iCloud.

Dispositivo:

• iPhone 17 Pro
  • iOS 26.3

Problema:

Após migrar de iPhone 16 Pro para 17 Pro, no WhatsApp, todos os contatos aparecem apenas como números, sem nome. O aplicativo aparentemente não consegue acessar a lista de contatos, mesmo com todas as permissões corretas. Importante dizer que restaurei os contatos do iCloud, junto com as conversas. As conversas vem, mas o Whatsapp não consegue acessar os contatos do celular.

Observações importantes:

• O app Contatos do iPhone mostra todos os contatos normalmente.
  • Em Ajustes → Privacidade → Contatos, o WhatsApp tem permissão ativada.
  • O WhatsApp Business no mesmo aparelho funciona normalmente e mostra os nomes dos contatos.
  • Apenas o WhatsApp normal apresenta o problema.

Coisas que já tentei:

• Desativar e reativar a permissão de contatos do WhatsApp
  • Reiniciar o iPhone
  • Atualizar a lista de contatos dentro do WhatsApp
  • Redefinir “Localização e Privacidade”
  • Verificar sincronização do iCloud

Nada resolveu até agora.

Parece que o WhatsApp perdeu a indexação do banco de contatos após o restore do iCloud.

Alguém já encontrou esse problema ou sabe alguma solução que não envolva apagar o WhatsApp e restaurar os contatos sem restaurar as conversas?

Importante dizer que estou a ponto de trocar para um Samsung Galaxy S26 Ultra por conta desse defeito. Eu já tentei contato com o Suporte do Whatsapp, com o suporte da Apple e ninguém resolve. Já estou com esse erro há quase um mês e NINGUÉM resolve.

Obrigado!

iPhone 17 Pro, iOS 26

Publicado em 4/03/2026 06:52

Responder
5 respostas

4/03/2026 08:51 em resposta a eyono

Olá Usuario(a),

Aqui é a comunidade Apple de usuários ajudando outros usuários iguais a você.

Se o whatssap nao resolveu um problema no App deles, então ira continuar com o problema uma vez que o mesmo nao e da Apple

Se souber ingles tente aqui https://discussions.apple.com/search? e boa sorte

Se minha orientação/ajuda foi útil, não deixe de curti

Espero ter ajudado!

Atenciosamente

Dav3 G®️0hl666

Este site apresenta conteúdos enviados por usuários, comentários e opiniões apenas para fins de informação. A Apple poderá fornecer ou recomendar respostas como uma solução possível com base nas informações fornecidas. Cada possível problema poderá envolver diversos fatores não especificados nas conversas capturadas em um fórum eletrônico; sendo assim, a Apple não pode garantir a eficácia de quaisquer soluções sugeridas nos fóruns da comunidade. A Apple isenta-se de toda e qualquer responsabilidade por atos, omissões e conduta de terceiros em conexão com o uso do site ou relacionados a ele. Todas as publicações e todo o uso de conteúdo do site estão sujeitas aos Termos de Uso da Comunidade de Suporte da Apple. Veja como os seus dados são gerenciados…

5/03/2026 12:05 em resposta a eyono

O WhatsApp é uma porcaria. Você não consegue solucionar com eles, não quer apagar o app, vem aqui, não aceita uma resposta que não te agrade, "ameaça" partir para um "Samsung Galaxy S26 Ultra Master Blaster"

Fica difícil ajudar né.

Isso é tudo que consegue do suporte deles: https://faq.whatsapp.com/1173713140597106/?helpref=search&cms_platform=iphone

Dica de ouro: Fale com o WhatsApp: https://www.whatsapp.com/contact/noclient?lang=pt_BR

Lembrando que nossas respostas são baseadas em conhecimento próprio e troca de ajuda entre usuários daqui da comunidade. Se a resposta for útil vote positivo para ajudar a comunidade!

Whatsapp sem acesso aos contatos do telefone após restaurar contatos do iCloud (apenas números aparecem)

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.