Whatsapp sem acesso aos contatos do telefone após restaurar contatos do iCloud (apenas números aparecem)
Olá,
Estou enfrentando um problema estranho após restaurar meu iPhone a partir de um backup do iCloud.
Dispositivo:
- iPhone 17 Pro
- iOS 26.3
Problema:
Após migrar de iPhone 16 Pro para 17 Pro, no WhatsApp, todos os contatos aparecem apenas como números, sem nome. O aplicativo aparentemente não consegue acessar a lista de contatos, mesmo com todas as permissões corretas. Importante dizer que restaurei os contatos do iCloud, junto com as conversas. As conversas vem, mas o Whatsapp não consegue acessar os contatos do celular.
Observações importantes:
- O app Contatos do iPhone mostra todos os contatos normalmente.
- Em Ajustes → Privacidade → Contatos, o WhatsApp tem permissão ativada.
- O WhatsApp Business no mesmo aparelho funciona normalmente e mostra os nomes dos contatos.
- Apenas o WhatsApp normal apresenta o problema.
Coisas que já tentei:
- Desativar e reativar a permissão de contatos do WhatsApp
- Reiniciar o iPhone
- Atualizar a lista de contatos dentro do WhatsApp
- Redefinir “Localização e Privacidade”
- Verificar sincronização do iCloud
Nada resolveu até agora.
Parece que o WhatsApp perdeu a indexação do banco de contatos após o restore do iCloud.
Alguém já encontrou esse problema ou sabe alguma solução que não envolva apagar o WhatsApp e restaurar os contatos sem restaurar as conversas?
Importante dizer que estou a ponto de trocar para um Samsung Galaxy S26 Ultra por conta desse defeito. Eu já tentei contato com o Suporte do Whatsapp, com o suporte da Apple e ninguém resolve. Já estou com esse erro há quase um mês e NINGUÉM resolve.
Obrigado!
iPhone 17 Pro, iOS 26