Não consigo abrir IRPF 2026 no air M1
O IRPF dá um erro dizendo que não encontrou o java virtual machine 17, sendo que ele já está instalado. O que fazer?
MacBook Air 13″, macOS 26.3
O IRPF dá um erro dizendo que não encontrou o java virtual machine 17, sendo que ele já está instalado. O que fazer?
MacBook Air 13″, macOS 26.3
Eu quebrei a cabeça hoje com isso também e cheguei à conclusão que a versão 1.0 está com problemas.
O programador não fez ela para o Mac M1 em diante.
A única forma de rodarmos é instalarmos o Java em:
2) Selecionar Outros Downloads.
3) Selecionar JDK 17 - LTS
4) Descer a tela, onde aparece Mac OS, selecionar aarch64 (isso mesmo, pois a versão pra M1 não vai rolar).
5) Logo a direita, selecionar o pacote .pkg do Temurin 17.0.18+8 - 04/02/2026.
6) Instala a versão do APP no programa da receita:
aqui: MacOS
ou aqui: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf
A instalação vai ocorrer tranquila.
Mas na hora de rodar por meio do atalho, vai dar pau.
Ai você entra em aplicativos por meio do Finder, vai na pasta do IRPF2026 e clica no arquivo "Irpf.jar"
Lembre-se, estaremos rodando o Programa em modo de compatibilidade com Intel.
Se você não tiver o Rosetta 2 instalado, prossiga com a instalação dele:
Abra o Terminal e execute:
softwareupdate --install-rosetta
Lembrem-se: A versão pré-preenchida só vai funcionar na segunda-feira.
Espero ter ajudado.
Abraços
Eu quebrei a cabeça hoje com isso também e cheguei à conclusão que a versão 1.0 está com problemas.
O programador não fez ela para o Mac M1 em diante.
A única forma de rodarmos é instalarmos o Java em:
2) Selecionar Outros Downloads.
3) Selecionar JDK 17 - LTS
4) Descer a tela, onde aparece Mac OS, selecionar aarch64 (isso mesmo, pois a versão pra M1 não vai rolar).
5) Logo a direita, selecionar o pacote .pkg do Temurin 17.0.18+8 - 04/02/2026.
6) Instala a versão do APP no programa da receita:
aqui: MacOS
ou aqui: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/centrais-de-conteudo/download/pgd/dirpf
A instalação vai ocorrer tranquila.
Mas na hora de rodar por meio do atalho, vai dar pau.
Ai você entra em aplicativos por meio do Finder, vai na pasta do IRPF2026 e clica no arquivo "Irpf.jar"
Lembre-se, estaremos rodando o Programa em modo de compatibilidade com Intel.
Se você não tiver o Rosetta 2 instalado, prossiga com a instalação dele:
Abra o Terminal e execute:
softwareupdate --install-rosetta
Lembrem-se: A versão pré-preenchida só vai funcionar na segunda-feira.
Espero ter ajudado.
Abraços
Se certifique que tem o Java 17 Instalado, depois digite no terminal:
export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home -v 17)
$JAVA_HOME/bin/java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar
Isso força o programa abrir com o Java 17!
Ok resolvi o problema das versões do Java:
fui no diretório:
Biblioteca/Java/Java VirtualMachines
e tinha dois diretórios ...
temurin-17.jdk
e
temurin-25.jdk
Deletei o "temurin-25.jdk" reiniciei o Mac e entrou direto ... mas executando o irpf.jar no diretório Aplicativos/IRPF2026 ...
Há o meu Mac é um M1
Consegui também fazendo todas as informações acima, instalei o JDK17, Rosetta 2.
Porem para conseguir a pre-preenchida tive que abrir o terminal (comand+espaco e digita Terminal) e da o seguinte comando
export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home -v 17)
$JAVA_HOME/bin/java -jar /Applications/IRPF2026/irpf.jar
Abre o programa do IRPF e libera a importação da pre-preenchida (lembrando que so vai puxar de fato na segunda dia 23/02).
@fernando136, você usa homebrew? Se sim, pode tentar instalar o Java por ele:
brew install openjdk
sudo ln -sfn /opt/homebrew/opt/openjdk/libexec/openjdk.jdk /Library/Java/JavaVirtualMachines/openjdk.jdk
1- No Terminal, confere se o java tá instalado mesmo:
java -version
2- Vai pra pasta usual de instalação (muda se tiver instalado em outro lugar):
cd /Applications/IRPF2026/
3- Executa o aplicativo:
java -jar irpf.jar
Eu também tentei de tudo (instalei diversos Javas diferentes do 17 ao 26), mas só consegui fazer funcionar a versão Multiplataforma (com ícone da xícara de café). A versão para macOS pede para baixar o instalador do Adoptium.net (que, claro, baixei a 26 e 17 e nada!).
E a versão 2025 abre sem problemas (ela também precisa do Java instalado, até onde eu sei).
Achei que essa situação tinha melhorado, mas parece que voltamos no tempo com relação ao programa da receita.
Agora que eu vi... orientei errado
Onde se lê
4) Descer a tela, onde aparece Mac OS, selecionar aarch64
Leia-se x64.
Na versão x64 que é a antiga Intel. E nela rodaremos no Modo Rosetta.
E se você quiser fazer a declaração pré-preenchida, ele não ficará pedindo pra você instalar o Java 17.
na verdade o seu "erro", foi o acerto. Aqui pra mim pelo menos, usuário de mac M3 deu super certo baixando a aarch64, que é a versão nativa para Macs com chip Apple Silicon.
baixei e instalei -> cliquei no arquivo rpf.jar lá do diretório da receita -> programa abriu bunitinho
pq baixar a versão antiga de intel pra rodar com rosetta? nao entendi.
EXCLUA O JAVA 25 do diretorio Biblioteca/Java/JavaVirtualMachines, renicie o Mac e clique no irpf.jar no diretorio IRPF2026, que o programa funciona. O link da Receita NAO funciona.
EXCLUA O JAVA 25 do diretorio Biblioteca/Java/JavaVirtualMachines, renicie o Mac e clique no irpf.jar no diretorio IRPF2026, que o programa funciona. O link da Receita NAO funciona.
EXCLUA O JAVA 25 do diretorio Biblioteca/Java/JavaVirtualMachines, renicie o Mac e clique no irpf.jar no diretorio IRPF2026, que o programa funciona.
O link da Receita NAO funciona.
EXCLUA O JAVA 25 do diretorio Biblioteca/Java/JavaVirtualMachines, renicie o Mac e clique no irpf.jar no diretorio IRPF2026, que o programa funciona.
O link da Receita NAO funciona.
Eu consegui abrir o IRPS via o irpf.jar do arquivo IRPF 2026 (foto abaixo). Também consegui, via homebrew pelo terminal, tirar o JAVA 25 e o Java 17 ser de fato o padrão. Mas mesmo assim não abre pelo link normal. Decidi apagar tudo e aguardar que eles devem melhorar esses arquivos.
Deu certo!
Consegui entrar no meu MacBook Air e uso o processador M3!
Nao da para entrar no atalho do IRPF 2026, voce tem que entrar no diretorio IRPF 2026 e clicar no irpf.jar; para ficar mais facil vc pode copiar o atalho para a tela.
Não consigo abrir IRPF 2026 no air M1