Iphone 13 não ligou mais apos a ultima atualização.
Venho registrar formalmente minha reclamação e solicitar uma solução adequada para o grave problema apresentado pelo meu iPhone 13.
O aparelho foi adquirido e começou a ser utilizado em 10/02/2024, sempre com extremo cuidado: sem qualquer marca de queda, nunca teve contato com água, nunca foi aberto anteriormente e apresentava saúde de bateria em ótimo estado, indicando plena conservação e expectativa de longa durabilidade.
Há aproximadamente duas semanas realizei a atualização mais recente do sistema operacional disponibilizada pela Apple e, logo após a atualização, o aparelho passou a apresentar travamentos constantes, comportamento que jamais havia ocorrido anteriormente. Inicialmente considerei que pudesse ser uma instabilidade temporária decorrente da atualização, porém, após cerca de uma semana, a tela começou a apagar gradativamente, como se estivesse queimando, até a tela apagar totalmente no mesmo dia. Ele ficou vibrando e notificando durante três dias até desligar completamente, sem qualquer possibilidade de religamento desde então.
Busquei atendimento presencial na loja da Apple localizada no ParkShopping, em Brasília/DF, no dia 16/03, ocasião em que fui informada de que a única solução seria a substituição completa da parte interna do aparelho junto com a tela, mediante cobrança de R$ 3.699,00, conforme orçamento nº *****.
Essa situação é absolutamente incompatível com a expectativa de durabilidade de um produto premium, de alto custo, amplamente divulgado pela marca como referência em qualidade, desempenho e longevidade. Ainda que o aparelho esteja fora da garantia contratual, não é razoável que um produto nessas condições, sem histórico de mau uso, apresente falha grave logo após uma atualização oficial do sistema e se torne completamente inutilizável em dois anos.
Diante disso, entendo tratar-se de um problema oculto da Apple, uma vez que o defeito surgiu sem qualquer causa externa aparente e comprometeu integralmente o funcionamento do aparelho sem aviso ao consumidor sobre o prazo de duração do telefone ser de apenas dois anos. Nos termos do Código de Defesa do Consumidor, a solução deveria ser sem custo e até uma substituição do aparelho, considerando que não houve qualquer conduta da minha parte que justificasse o surgimento do defeito.
A cobrança de valor equivalente a um aparelho novo para solucionar uma falha surgida em condições normais de uso mostra-se desproporcional e incompatível com a confiança depositada na marca.
Qual será o posicionamento e solução adequada da Apple diante disso?
[Editado pelo Moderador]
iPhone 13, iOS 26