Erro no backup do WhatsApp

Ao fazer o backup do WhatsApp ele primeiro gera o arquivo local, ocupando armazenamento no iPhone, em seguida faz o upload desse arquivo criptografado para o iCloud e depois libera o espaço ocupado no armazenamento interno do iPhone. Porém ele está dando erro no upload para o iCloud, lembrando que o iCloud tem mais que o dobro do tamanho do backup disponível, e esse arquivo fica ocupando espaço no armazenamento interno, ao tentar fazer o backup novamente ele informa que precisa liberar espaço na memória. Entre ontem e hoje já tentei faz e refazer o procedimento várias vezes, liberei muito espaço na memória interna, mas está ficando sem fim, nunca conclui e sempre ocupando espaço, não tenho mais o que apagar.

iPhone 15 Pro, iOS 26

Publicado em 26/03/2026 09:28

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 26/03/2026 16:09

Devo ter me expressado errado, mas o backup funciona assim:

Exemplo:

Tamanho dos dados do WhatsApp: 13GB

Backup do WhatsApp: 13GB

Após tentar fazer o backup, se der erro, ficará o WhatsApp ficará ocupando 26GB de espaço interno invés de somente 13GB.

Quando o backup dá certo ocupa os 26GB temporariamente até concluir o backup, depois disso ele volta a consumir somente os 13GB internos.

Mas você está certo, ele salva os dados no celular e no iCloud.

Por fim consegui resolver com ajuda de outro canal, porque infelizmente ajuda da Apple e da Meta não ajudaram.

Fui nas configurações do iCloud, apaguei o backup que já havia lá, desativei a sincronização do Cloud Drive, esperei uns segundos e reativei. Depois fiz o backup manualmente e deu tudo certo, vamos aguardar se fará o backup automático.

4 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

26/03/2026 16:09 em resposta a rickshimizu

Devo ter me expressado errado, mas o backup funciona assim:

Exemplo:

Tamanho dos dados do WhatsApp: 13GB

Backup do WhatsApp: 13GB

Após tentar fazer o backup, se der erro, ficará o WhatsApp ficará ocupando 26GB de espaço interno invés de somente 13GB.

Quando o backup dá certo ocupa os 26GB temporariamente até concluir o backup, depois disso ele volta a consumir somente os 13GB internos.

Mas você está certo, ele salva os dados no celular e no iCloud.

Por fim consegui resolver com ajuda de outro canal, porque infelizmente ajuda da Apple e da Meta não ajudaram.

Fui nas configurações do iCloud, apaguei o backup que já havia lá, desativei a sincronização do Cloud Drive, esperei uns segundos e reativei. Depois fiz o backup manualmente e deu tudo certo, vamos aguardar se fará o backup automático.

26/03/2026 09:51 em resposta a juniorfabv

Olá!

Lamento, mas tem um engano aí. O WhatsApp é o único aplicativo que salva localmente, portanto vai ocupar o mesmo espaço físico como no iCloud.

Se já chegou nesse extremo isso indica que sua memória já colapsou por culpa do WhatsApp que não tem essa segurança.

O que ainda pode tentar:

🧹 Libere espaço dentro do WhatsApp:

1. Abra o WhatsApp → Ajustes → Armazenamento e dados → Gerenciar armazenamento.
  2. Veja os contatos e grupos que mais ocupam espaço.
  3. Toque em um grupo ou contato e exclua vídeos, fotos e arquivos grandes que você não precisa mais.
  4. Use a opção 'Encaminhados com frequência' ou 'Maiores de 5 MB' para apagar mídias pesadas rapidamente.
  5. Desative o download automático de mídias em Ajustes → Armazenamento e dados.

Memória cheia. O que fazer? 

1. Relatar um Problema (Reembolsos e Qualidade)

Este é o canal principal para quando o aplicativo não cumpre o que promete ou apresenta defeitos graves.

• Acesse o site oficial: reportaproblem.apple.com.
  • Inicie sessão com seu ID Apple.
  • Toque em "Eu gostaria de..." e selecione "Relatar um problema de qualidade" ou "Solicitar um reembolso".
  • Escolha o motivo (ex: "O app não funciona como esperado") e selecione o aplicativo na lista.

2. Deixar uma Avaliação na App Store

Essa é a maneira mais direta de alertar outros usuários e chamar a atenção dos desenvolvedores.

• Abra a App Store no seu dispositivo.
  • Busque pelo WhatsApp em questão.
  • Role para baixo até a seção "Avaliações e Opiniões".
  • Toque em "Escrever uma Avaliação". Seja específico sobre o que está ruim; os desenvolvedores costumam responder a críticas detalhadas.

3. Entrar em contato com o Desenvolvedor

Se o problema for técnico (um erro específico ou bug), a orientação oficial da Apple é tentar o suporte direto de quem criou o app:

1. Abra a App Store e procure o WhatsApp.
  2. Role até a seção "Informações".
  3. Toque em "Suporte do App".

Nossas respostas são baseadas em conhecimento próprio e troca de ajuda entre usuários daqui da comunidade. Se a resposta for útil vote positivo para ajudar a comunidade!

26/03/2026 09:50 em resposta a juniorfabv

Olá Usuario(a), Aqui é a comunidade Apple de usuários ajudando outros usuários iguais a você. Quando entrar em contato com o desenvolvedor de um app para obter ajuda

• Se um app não está funcionando, mas o problema não afeta outros apps

Entrar em contato com o desenvolvedor de um app para iOS, iPadOS ou watchOS

1. Abra a App Store no iPhone ou iPad.
  2. Busque o app e toque nele. Se não conseguir encontrá-lo, toque no botão Minha Conta ou na foto na parte superior da tela, toque em Apps > Meus Apps, toque em "Não Neste [dispositivo]" e selecione o app.
  3. A página do produto do app será exibida. Role até a seção "Classificações e Avaliações" e toque em "Suporte do App". Se essa opção não estiver disponível, verifique se você iniciou sessão com a Conta Apple correta.

Se minha orientação/ajuda foi útil, não deixe de curti Espero ter ajudado! Atenciosamente Dav3 G®️0hl666 Este site apresenta conteúdos enviados por usuários, comentários e opiniões apenas para fins de informação. A Apple poderá fornecer ou recomendar respostas como uma solução possível com base nas informações fornecidas. Cada possível problema poderá envolver diversos fatores não especificados nas conversas capturadas em um fórum eletrônico; sendo assim, a Apple não pode garantir a eficácia de quaisquer soluções sugeridas nos fóruns da comunidade. A Apple isenta-se de toda e qualquer responsabilidade por atos, omissões e conduta de terceiros em conexão com o uso do site ou relacionados a ele. Todas as publicações e todo o uso de conteúdo do site estão sujeitas aos Termos de Uso da Comunidade de Suporte da Apple. Veja como os seus dados são gerenciados…

Esta conversa foi encerrada pelo sistema ou pela equipe da comunidade. Você pode votar em quaisquer publicações que considerar úteis ou pesquisar outras respostas na Comunidade.

Erro no backup do WhatsApp

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.