Problema de Armazenamento e Backup no iPhone
Prezada equipe de suporte da Apple,
Estou entrando em contato para solicitar assistência com um problema contínuo que está afetando meu iPhone 15 (128GB), atualmente rodando o iOS 18.6.2.
Nos últimos meses, venho enfrentando problemas persistentes relacionados ao backup do WhatsApp no iCloud. Os backups nunca são concluídos com sucesso e, ao longo do tempo, isso parece ter gerado uma grande quantidade de dados residuais ou corrompidos. Como resultado, o armazenamento do meu dispositivo foi significativamente impactado.
Atualmente, meu iPhone apresenta aproximadamente 76,94GB ocupados como "Dados do Sistema", o que acredito ser, em grande parte, consequência desses processos de backup incompletos ou falhos. Isso reduziu drasticamente o espaço disponível e já está afetando minha capacidade de usar o aparelho para atividades diárias e de trabalho.
Já procurei ajuda em diversas assistências técnicas, mas a única solução apresentada até agora foi a restauração completa do aparelho, o que resultaria na perda de todos os meus dados — algo que estou tentando evitar.
Como alternativa, tentei realizar o backup do iPhone via iTunes com cabo. No entanto, encontrei outro problema: o processo de backup nunca é concluído, aparentando travar ou falhar, possivelmente devido a dados corrompidos.
Além disso, tentei transferir meus dados para um novo iPhone, mas esse processo também não é concluído, pois o backup nunca termina.
Também já realizei diversas tentativas de solução por conta própria, incluindo a troca de conexões USB-A para USB-C, o uso de diferentes cabos, e testes em vários notebooks e computadores. Em todos os casos, o processo de backup falha ou trava antes de ser concluído.
Neste momento, estou preso em um loop:
- Não consigo concluir o backup via iCloud por falta de espaço.
- Não consigo concluir o backup via cabo devido a possível corrupção de dados.
- Não consigo transferir meus dados para um novo iPhone, pois o processo não finaliza.
- Não posso restaurar o aparelho sem um backup concluído com sucesso.
Gostaria muito da orientação de vocês sobre como:
- Remover ou limpar com segurança esse excesso de "Dados do Sistema".
- Resolver o problema de backup (seja via iCloud ou cabo).
- Recuperar espaço utilizável sem perder meus dados pessoais.
Esse problema está se tornando crítico, pois já está impactando diretamente minha produtividade e uso diário do aparelho.
Agradeço antecipadamente pelo suporte.
Atenciosamente,
Lucas *****
[Editado pelo Moderador] Título Original: Problema de Armazenamento e Backup no iPhone – Impossibilidade de Concluir Backups
iPhone 15, iOS 18