Compra não autorizada

Boa noite, gostaria de registrar uma reclamação em relação a uma compra feita por uma amiga da minha filha, no celular dela, na qual o cartão dela recusou e a Apple debitou no meu sem o meu consentimento, apenas pelo compartilhamento de grupo familiar, sendo as compras não estão sendo compartilhadas. Acho um abuso a empresa efetuar a cobrança do responsável apenas pelo meu iCloud cadastrado no meu celular, sendo que o celular dela tem o cartão dela cadastrado e não fui consultada em nenhum momento sobre esse compartilhamento de pagamentos. Já bloqueei o cartão, mas fiquei decepcionada com a conduta da empresa.

Publicado em 17/04/2026 19:49

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 17/05/2026 20:48

Olá, dayse53!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Entendo sua frustração, principalmente porque esse comportamento do Compartilhamento Familiar realmente pode pegar muitas pessoas de surpresa.

📌 Quando alguém participa de um grupo familiar Apple, o organizador da família normalmente se torna o responsável principal pelos pagamentos do grupo.

⚠️ Isso significa que:

se o método de pagamento de outro membro falhar, a Apple pode tentar cobrar automaticamente no cartão do organizador da família.

📌 Isso pode acontecer mesmo quando:

• as compras não estão sendo compartilhadas
  • a compra foi feita por outra pessoa
  • ou existe outro cartão cadastrado no aparelho dela

✔️ O ideal agora seria:

• verificar qual compra gerou a cobrança
  • revisar as configurações do Compartilhamento Familiar
  • e avaliar se deseja manter o compartilhamento de compras ativo

📌 Você pode conferir isso em:

• Ajustes > seu nome > Família > Compartilhamento de Compras

📌 Também recomendo verificar:

📌 Lá você consegue identificar a compra e solicitar análise/reembolso se necessário.

📌 Artigo oficial da Apple:

Como configurar o Compartilhamento Familiar no iPhone, iPad ou Mac - Suporte da Apple (BR)

⚠️ Como você comentou que não autorizou essa utilização do cartão, eu também recomendaria contato direto com o Suporte Apple para revisão do caso.

📌 Você pode fazer isso pelo:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

17/05/2026 20:48 em resposta a dayse53

Olá, dayse53!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Entendo sua frustração, principalmente porque esse comportamento do Compartilhamento Familiar realmente pode pegar muitas pessoas de surpresa.

📌 Quando alguém participa de um grupo familiar Apple, o organizador da família normalmente se torna o responsável principal pelos pagamentos do grupo.

⚠️ Isso significa que:

se o método de pagamento de outro membro falhar, a Apple pode tentar cobrar automaticamente no cartão do organizador da família.

📌 Isso pode acontecer mesmo quando:

• as compras não estão sendo compartilhadas
  • a compra foi feita por outra pessoa
  • ou existe outro cartão cadastrado no aparelho dela

✔️ O ideal agora seria:

• verificar qual compra gerou a cobrança
  • revisar as configurações do Compartilhamento Familiar
  • e avaliar se deseja manter o compartilhamento de compras ativo

📌 Você pode conferir isso em:

• Ajustes > seu nome > Família > Compartilhamento de Compras

📌 Também recomendo verificar:

📌 Lá você consegue identificar a compra e solicitar análise/reembolso se necessário.

📌 Artigo oficial da Apple:

Como configurar o Compartilhamento Familiar no iPhone, iPad ou Mac - Suporte da Apple (BR)

⚠️ Como você comentou que não autorizou essa utilização do cartão, eu também recomendaria contato direto com o Suporte Apple para revisão do caso.

📌 Você pode fazer isso pelo:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

19/04/2026 12:26 em resposta a dayse53

Entendo a situação, mas isso acontece por causa de como funciona o Compartilhamento Familiar. Quando ele está ativo, o organizador da família se torna o responsável pelos pagamentos, então se o método de pagamento da outra pessoa falha, a cobrança pode ir automaticamente para o seu iCloud.

Para evitar isso, é importante desativar o compartilhamento de compras ou ajustar as configurações de pagamento do grupo. Também vale solicitar um reembolso pelo suporte da Apple, já que você não autorizou a compra.

Compra não autorizada

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.