muito obrigada pela sua resposta!
vou tentar responder a tudo...
ontem tentei, por sugestão de um amigo, esse truque da sincronização vazia... não resultou... o iPhone não aparecia na barra lateral, nem em lado nenhum!
pela opinião desse amigo, isso terá acontecido porque o cabo que uso já não é o original (esse só carrega, não transmite dados, disse-me);
sempre dou preferência aos da Apple mas da última vez que o precisei substituir, "não temos em stock... demora no mínimo quinze dias...leve este que faz exactamente o mesmo" e como a bateria do tlm não dura quinze dias aceitei a sugestão.
informei-o que já há algum tempo a comunicação entre o meu iPhone e o Mac era feita via bluetooth - maioritáriamente enviando fotos para arquivo no Mac (pouco prático, mas tem funcionado); mas ele não conseguiu sugerir nenhuma solução por essa via!
eu tiro fotografias (muitas) quase todos os dias, apago as que não ficaram bem e transfiro as "boas" para o Mac onde reaprecio a qualidade e depois arquivo em álbuns/eventos;
sincronizava o iPhone via iTunes, onde também fazia os backups, escolhia a música a sincronizar com iPhone (de uma biblioteca dos meus CD´s, para lá transferidos num Mac anterior, com leitor de CD's) e escolhia também alguns eventos/fotos que variavam a cada sincronização/backup, quer em quantidade quer em tema... por azar e sem saber, na última sincronização possível, exagerei na quantidade de eventos seleccionados!!
mas se até dado passo isso não foi um problema maior já que os 512 GB acomodavam perfeitamente essa situação, de repente com uma actualização desastrosa da Apple, esses eventos "apareceram" misturados, sem critério entendível, na Biblioteca!! numa seguinte actualização (recente) voltaram a poder ser vistos nas "colecções", mas continuam também dispersos pela Biblioteca, misturados com todas as outras fotografias sem hipótese de remoção!!
eu vou tentar arranjar um cabo original, mesmo que demore os tais quinze dias e vou tentar limpar "os eventos do meu Mac" via a tal pasta vazia ou a outra sugestão que deixou mais abaixo!! a ver se resolve...
o iCloud não é uma opção para mim já que ainda ninguém me conseguiu explicar ou convencer que é uma opção segura! não me apetece ver as minhas fotos espalhadas sei lá por onde
exacto!... um de 512 GB, assim como estou, não me serve para nada... teria de ser, no mínimo, um 1 TB... já viu os preços?
e ainda que eu considerasse essa opção (1 TB), começo a não confiar na Apple... torram-nos a capacidade de armazenamento com actualizações inúteis (a obsolência forçada!!) ... quanto tempo me iria durar esse novo equipamento de preço estratosférico?
a sugestão de restaurar o iPhone para os padrões de fábrica parece-me arriscada... perco as fotografias que ainda não passei para o Mac, e-mails de trabalho, notas, contactos, calendários e certamente mais alguma coisa que me estou a esquecer! perderei certamente também a biblioteca de música (90% são CD's meus, o resto, comprado à Apple, acho que poderia recuperar)
muito agradeço todas as sugestões
na sexta-feira passada liguei para o a atendimento da Apple, a primeira senhora que me atendeu, do nada, ainda nem tinha acabado de expor o problema, desligou a chamada ... voltei a ligar, desta vez (outra pessoa) ouviu-me até ao fim, deu uma sugestão (iCloud) e quando lhe dizia que eu não usava o iCloud também desligou a chamada!! e ainda querem que compre um tlm de2k€ (ah! é só 1.999€ ... a Apple com mentalidade de loja dos trezentos!!)
obrigada