Fotos sincronizadas do "Meu Mac" que não podem ser apagadas no dispositivo

Sou cliente premium de longa data (MacBook Pro, iPhone 12 Pro de 512 GB, iPad, Time Capsule).

Investi mais de € 1.500 no meu iPhone atual para garantir sua longevidade, mas a Apple o transformou em um "refém de armazenamento".

Tenho cerca de 140 GB de fotos sincronizadas do "Meu Mac" que não podem ser apagadas diretamente no dispositivo. Como meu MacBook Pro (final de 2013) e o iPhone 12 Pro não se comunicam mais corretamente devido a incompatibilidades de software criadas pela Apple, estou preso a um dispositivo cheio que não consigo limpar.

tem alguma sugestão de como resolver?

faço notar que mesmo a opção de comprar um iPhone novo (o 17) não resolveria o problema... arrancaria já com cerca de 140 GB de fotos que não precisam de estar ali (já estão no Mac) ... ou então obrigaria a comprar no mínimo 1 TB !!!

Publicado em 19/04/2026 07:43

Responder
5 respostas

19/04/2026 09:32 em resposta a AngryUser_Porto

Seguem algumas sugestões:

O iPhone 12 Pro ainda pode ser reconhecido por Macs antigos para fins de sincronização, mesmo que o ecossistema pareça quebrado. O segredo é forçar uma sincronização vazia.

Conecte o iPhone no Mac via cabo.

Abra o Finder ou iTunes. selecione o seu iPhone na barra lateral e clique na aba fotos. desmarque a caixa, sincronizar fotos para o seu dispositivo.

O sistema perguntará se você deseja apagar as fotos sincronizadas do iPhone, confirme.

Clique em aplicar/sincronizar. isso deve puxar os 140 GB de volta para o limbo, deixando o iPhone limpo.

O que acha se mudar a lógica de armazenamento, migrar da sincronização local para a do iCloud

Ativando a opção, fotos do iCloud e também, otimizar tanto no Mac quanto no iPhone, faz com que o sistema priorize a nuvem.

Ativando a função, otimizar no iPhone, este 140 gbs, diminuiriam significativamente. Pois em seu iPhone ficaria apenas miniaturas leves, a foto original só seria baixada ao clicar nela.

Para ativar essa função no Mac:

Abra o aplicativo fotos. Na barra de menu selecione foto, ajustes, iCloud. Marque a caixa fotos do iCloud em seguida Toque em otimizar no Mac.

Para ativar essa função no iPhone:

Abra ajustes, toque em seu nome, iCloud, fotos, ative fotos do iCloud, em seguida marque a caixa, otimizar no iPhone.

Também dá para tentar a remoção manual, através do aplicativo captura de imagem no Mac.

Com o iPhone conectado, abra o aplicativo captura de imagem no Mac.

Muitas vezes, é possível apagar as fotos do iPhone, se elas estiverem protegidas pelo sistema de sincronização antigo, isso pode impedir o apagamento das fotos.

Só para mim entender. Essas fotos estão no Mac e estão ocupando armazenamento em seu iPhone como você mencionou se você fosse comprar outro dispositivo teria que comprar um com mais armazenamento por causa desses 140 GB de fotos que estão no Mac. Se você não está usando o armazenamento em nuvem e sim o armazenamento local, existe a possibilidade de restaurar o seu iPhone para os padrões de fábrica. Pois ao in redefinir o iPhone e restaurar os dados do iCloud, essas fotos não viriam e o seu iPhone começaria limpinho.

Atenciosamente, Paulo Brook.

19/04/2026 11:23 em resposta a paulobrook

muito obrigada pela sua resposta!

vou tentar responder a tudo...

ontem tentei, por sugestão de um amigo, esse truque da sincronização vazia... não resultou... o iPhone não aparecia na barra lateral, nem em lado nenhum!

pela opinião desse amigo, isso terá acontecido porque o cabo que uso já não é o original (esse só carrega, não transmite dados, disse-me);

sempre dou preferência aos da Apple mas da última vez que o precisei substituir, "não temos em stock... demora no mínimo quinze dias...leve este que faz exactamente o mesmo" e como a bateria do tlm não dura quinze dias aceitei a sugestão.

informei-o que já há algum tempo a comunicação entre o meu iPhone e o Mac era feita via bluetooth - maioritáriamente enviando fotos para arquivo no Mac (pouco prático, mas tem funcionado); mas ele não conseguiu sugerir nenhuma solução por essa via!

eu tiro fotografias (muitas) quase todos os dias, apago as que não ficaram bem e transfiro as "boas" para o Mac onde reaprecio a qualidade e depois arquivo em álbuns/eventos;

sincronizava o iPhone via iTunes, onde também fazia os backups, escolhia a música a sincronizar com iPhone (de uma biblioteca dos meus CD´s, para lá transferidos num Mac anterior, com leitor de CD's) e escolhia também alguns eventos/fotos que variavam a cada sincronização/backup, quer em quantidade quer em tema... por azar e sem saber, na última sincronização possível, exagerei na quantidade de eventos seleccionados!!

mas se até dado passo isso não foi um problema maior já que os 512 GB acomodavam perfeitamente essa situação, de repente com uma actualização desastrosa da Apple, esses eventos "apareceram" misturados, sem critério entendível, na Biblioteca!! numa seguinte actualização (recente) voltaram a poder ser vistos nas "colecções", mas continuam também dispersos pela Biblioteca, misturados com todas as outras fotografias sem hipótese de remoção!!

eu vou tentar arranjar um cabo original, mesmo que demore os tais quinze dias e vou tentar limpar "os eventos do meu Mac" via a tal pasta vazia ou a outra sugestão que deixou mais abaixo!! a ver se resolve...

o iCloud não é uma opção para mim já que ainda ninguém me conseguiu explicar ou convencer que é uma opção segura! não me apetece ver as minhas fotos espalhadas sei lá por onde

exacto!... um de 512 GB, assim como estou, não me serve para nada... teria de ser, no mínimo, um 1 TB... já viu os preços?

e ainda que eu considerasse essa opção (1 TB), começo a não confiar na Apple... torram-nos a capacidade de armazenamento com actualizações inúteis (a obsolência forçada!!) ... quanto tempo me iria durar esse novo equipamento de preço estratosférico?

a sugestão de restaurar o iPhone para os padrões de fábrica parece-me arriscada... perco as fotografias que ainda não passei para o Mac, e-mails de trabalho, notas, contactos, calendários e certamente mais alguma coisa que me estou a esquecer! perderei certamente também a biblioteca de música (90% são CD's meus, o resto, comprado à Apple, acho que poderia recuperar)

muito agradeço todas as sugestões

na sexta-feira passada liguei para o a atendimento da Apple, a primeira senhora que me atendeu, do nada, ainda nem tinha acabado de expor o problema, desligou a chamada ... voltei a ligar, desta vez (outra pessoa) ouviu-me até ao fim, deu uma sugestão (iCloud) e quando lhe dizia que eu não usava o iCloud também desligou a chamada!! e ainda querem que compre um tlm de2k€ (ah! é só 1.999€ ... a Apple com mentalidade de loja dos trezentos!!)

obrigada

19/04/2026 14:18 em resposta a AngryUser_Porto

Olá, AngryUser_Porto!

lamento muito pela experiência que você passou com o suporte.

agora, a respeito das atualizações de software, eu posso lhe assegurar que a Apple sempre trabalha a fim de melhorar tanto a segurança como a usabilidade de seus produtos.

em relação a questão de armazenamento, como você trabalha com fotos e eventos, você já considerou a hipótese de um HD externo?

dessa forma, você poderia organizar todas as suas fotos no HD externo, e independente do que aconteça no Mac, como você mencionou que após a atualização as pastas foram bagunçadas, isso não afetaria o HD externo, e as suas pastas ficariam organizadas exatamente da maneira que você colocá-las, além de ser uma ótima proteção para suas fotos.

agora, em relação ao iCloud. entendo perfeitamente o seu receio com o iCloud, especialmente depois da bagunça que as atualizações fizeram nas suas pastas. Minha sugestão é utilizar um HD externo para manter todo o seu trabalho insegurança. Depois de tudo salvo no HD externo, você poderia experimentar o serviço do iCloud, acredito que você possa se surpreender com a praticidade, agilidade e segurança desse serviço. Pois assim todos os seus dispositivos estariam sincronizados entre si, por exemplo, ao tirar uma foto com o iPhone, automaticamente essa foto já iria para o seu Mac ou iPad. E caso o iCloud não atenda as suas expectativas, você pode cancelá-lo a qualquer momento e manter do modo que você tem feito ultimamente.

atenciosamente, Paulo Brook.

19/04/2026 15:26 em resposta a paulobrook

não lamenta mais que eu! tinha a Apple como referência para os meus investinmentos em tecnologia... agora terei que repensar tudo!!

a minha percepção a respeito das actualizações não confere com a sua! então no que diz respeito à app "fotografias" , segurança e usabilidade.... not found!

a utlização de um HD externo já está a ser equacionada (até porque o Time Capsule, que poderia e deveria exercer essa função também ficou baralhado com as constantes actualizações da Apple) e, não sei se percebeu mal mas no MacBook continua tudo perfeitamente organizado... a bagunça é no iPhone, devido às actualizações da Apple... e que agora não quer resolver

em relação ao iCloud, não tenciono usar

fui ao final da tarde, à Loja (da Apple) aqui mesmo... uns quantos separadores mais para a esquerda tentar encomendar o tal cabo que ligue o iPhone ao MacBook - identifiquei ambos os equipamentos e... as primeiras 6 sugestões foram capas para o telemóvel, as 3 seguintes, protectores de ecrã para o MacBook e a seguir aparecia um cabo que não parecia ter nada a ver com o pretendido... é nisto que a Apple se está a tornar!!

mas muito obrigada pelas suas respostas

(excepto aquela das 15:52 que continuo sem perceber)

Fotos sincronizadas do "Meu Mac" que não podem ser apagadas no dispositivo

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.