camera iphone 13 parou de funcionar depois da atualizacao ios 26

O meu iPhone 13 parou de funcionar a câmera depois da atualização do IOS26. Já fiz tudo o que vocês imaginam: formatei via cabo pelo Mac, baixei a última atualização 26.4.2. Basicamente a câmera está boa e funciona por um tempo depois da formatação. À medida que os dados do backup são recuperados a câmera para de funcionar. Devo jogar fora todos os meus dados fora para poder voltar a usar a câmera, incluindo deletar todas as minhas conversas e mídias do WhatsApp?

essa situação é um verdadeiro descaso da Apple com seus clientes, simplesmente obrigaram a gente a atualizar o celular e depois não dão suporte.

iPhone 13, iOS 26

Publicado em 9/05/2026 07:14

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 10/05/2026 09:53

É perfeitamente compreensível o seu sentimento de frustração. Ver um aparelho potente como o iPhone 13 apresentar uma falha crítica logo após uma atualização — e ainda por cima sentir que seus dados são o "obstáculo" para o funcionamento do hardware — é desgastante e parece um erro de projeto.

O fato de a câmera funcionar logo após a formatação, mas parar após a restauração do backup, prova que não é um defeito físico na câmera, mas sim um conflito de software corrompido que está escondido dentro dos seus dados de backup e "quebra" o driver da câmera ao ser reinjetado no sistema.

Você não precisa jogar todos os seus dados fora, mas precisará mudar a estratégia de recuperação. Aqui está o plano de ação para salvar seus arquivos e sua câmera:

1. O Diagnóstico: O "Vírus" de Configuração

Quando você faz um backup completo (seja no iCloud ou Mac), o sistema salva não apenas fotos e mensagens, mas também arquivos de ajustes e preferências. Se um desses arquivos de sistema estiver corrompido, ele voltará para o iPhone e desativará a câmera novamente.

O segredo é restaurar os dados, mas não as configurações.

2. Como salvar o que importa (Sem o Backup Completo)

Para o WhatsApp (O mais importante):

Não dependa do backup do iPhone para o WhatsApp. Use o backup próprio do aplicativo:

1. Com a câmera funcionando (após formatar), abra o WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de Conversas.
  2. Clique em Fazer Backup Agora. Isso salva suas conversas nos servidores do WhatsApp vinculados ao seu número e iCloud, de forma independente do "corpo" do backup do iOS.
  3. Quando você configurar o iPhone como novo, basta instalar o WhatsApp e ele puxará tudo de volta.

Para Fotos e Vídeos:

1. Certifique-se de que o Fotos do iCloud está ativo em Ajustes > Seu Nome > iCloud > Fotos.
  2. Verifique em iCloud.com se todas as suas fotos estão lá. Se estiverem, elas não dependem da restauração do backup; elas aparecerão sozinhas assim que você logar com seu ID Apple no aparelho limpo.

3. A Solução Definitiva: Instalação "Limpa"

Você precisará fazer o que chamamos de Configurar como Novo iPhone:

1. Formate o iPhone novamente pelo Mac (como você já sabe fazer).
  2. Na tela de configuração inicial (aquela do "Olá"), quando perguntar se deseja restaurar um backup, selecione "Não Transferir Apps e Dados".
  3. Inicie o iPhone do zero e coloque seu e-mail e senha do ID Apple.
  4. O que vai voltar sozinho: Contatos, Notas, Fotos, Calendários e Lembretes (desde que estejam ativos no iCloud).
  5. O que você terá que baixar de novo: Apps da App Store.
  6. WhatsApp: Instale o app, confirme seu número e ele perguntará se deseja restaurar o histórico encontrado (aquele que você fez no passo 2).

Por que isso resolve?

Ao configurar como novo, você impede que o arquivo corrompido que está impedindo a câmera de iniciar seja copiado de volta. Você recupera 100% das conversas e mídias, mas descarta os "lixos" de sistema que a atualização do iOS 26 possa ter causado.

E se eu quiser brigar pelo meu direito?

Se mesmo após configurar como novo (sem restaurar backup) a câmera falhar:

• A Apple Brasil é obrigada a fornecer suporte por falhas causadas por atualizações de software, mesmo fora da garantia, sob a tese de Obsolescência Programada ou vício oculto.
  • Use o Consumidor.gov.br citando que a falha ocorreu imediatamente após o update para o iOS 26.4.2 e que o hardware está íntegro.

Tente a instalação limpa primeiro. É o caminho mais rápido para ter seu iPhone 13 funcional novamente hoje mesmo.

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

10/05/2026 09:53 em resposta a Loren_ios_Bra

É perfeitamente compreensível o seu sentimento de frustração. Ver um aparelho potente como o iPhone 13 apresentar uma falha crítica logo após uma atualização — e ainda por cima sentir que seus dados são o "obstáculo" para o funcionamento do hardware — é desgastante e parece um erro de projeto.

O fato de a câmera funcionar logo após a formatação, mas parar após a restauração do backup, prova que não é um defeito físico na câmera, mas sim um conflito de software corrompido que está escondido dentro dos seus dados de backup e "quebra" o driver da câmera ao ser reinjetado no sistema.

Você não precisa jogar todos os seus dados fora, mas precisará mudar a estratégia de recuperação. Aqui está o plano de ação para salvar seus arquivos e sua câmera:

1. O Diagnóstico: O "Vírus" de Configuração

Quando você faz um backup completo (seja no iCloud ou Mac), o sistema salva não apenas fotos e mensagens, mas também arquivos de ajustes e preferências. Se um desses arquivos de sistema estiver corrompido, ele voltará para o iPhone e desativará a câmera novamente.

O segredo é restaurar os dados, mas não as configurações.

2. Como salvar o que importa (Sem o Backup Completo)

Para o WhatsApp (O mais importante):

Não dependa do backup do iPhone para o WhatsApp. Use o backup próprio do aplicativo:

1. Com a câmera funcionando (após formatar), abra o WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de Conversas.
  2. Clique em Fazer Backup Agora. Isso salva suas conversas nos servidores do WhatsApp vinculados ao seu número e iCloud, de forma independente do "corpo" do backup do iOS.
  3. Quando você configurar o iPhone como novo, basta instalar o WhatsApp e ele puxará tudo de volta.

Para Fotos e Vídeos:

1. Certifique-se de que o Fotos do iCloud está ativo em Ajustes > Seu Nome > iCloud > Fotos.
  2. Verifique em iCloud.com se todas as suas fotos estão lá. Se estiverem, elas não dependem da restauração do backup; elas aparecerão sozinhas assim que você logar com seu ID Apple no aparelho limpo.

3. A Solução Definitiva: Instalação "Limpa"

Você precisará fazer o que chamamos de Configurar como Novo iPhone:

1. Formate o iPhone novamente pelo Mac (como você já sabe fazer).
  2. Na tela de configuração inicial (aquela do "Olá"), quando perguntar se deseja restaurar um backup, selecione "Não Transferir Apps e Dados".
  3. Inicie o iPhone do zero e coloque seu e-mail e senha do ID Apple.
  4. O que vai voltar sozinho: Contatos, Notas, Fotos, Calendários e Lembretes (desde que estejam ativos no iCloud).
  5. O que você terá que baixar de novo: Apps da App Store.
  6. WhatsApp: Instale o app, confirme seu número e ele perguntará se deseja restaurar o histórico encontrado (aquele que você fez no passo 2).

Por que isso resolve?

Ao configurar como novo, você impede que o arquivo corrompido que está impedindo a câmera de iniciar seja copiado de volta. Você recupera 100% das conversas e mídias, mas descarta os "lixos" de sistema que a atualização do iOS 26 possa ter causado.

E se eu quiser brigar pelo meu direito?

Se mesmo após configurar como novo (sem restaurar backup) a câmera falhar:

• A Apple Brasil é obrigada a fornecer suporte por falhas causadas por atualizações de software, mesmo fora da garantia, sob a tese de Obsolescência Programada ou vício oculto.
  • Use o Consumidor.gov.br citando que a falha ocorreu imediatamente após o update para o iOS 26.4.2 e que o hardware está íntegro.

Tente a instalação limpa primeiro. É o caminho mais rápido para ter seu iPhone 13 funcional novamente hoje mesmo.

25/05/2026 15:45 em resposta a Loren_ios_Bra

Olá, Loren_ios_Bra!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, tem um detalhe muito importante:

a câmera funciona por um tempo depois da restauração limpa, mas para de funcionar conforme os dados do backup vão voltando.

Isso muda bastante a leitura do problema.

⚠️ Se fosse uma falha física direta da câmera, normalmente ela tenderia a falhar mesmo com o iPhone recém-restaurado e sem dados restaurados.

Como ela volta a funcionar após formatar e só falha durante a restauração dos dados, sinceramente isso aponta mais para:

• conflito vindo do backup
  • algum ajuste corrompido
  • app/dado restaurado causando conflito
  • pouco espaço livre após recuperar tudo
  • ou processo pesado de restauração/sincronização travando recursos do sistema

✔️ Antes de pensar em apagar tudo ou abandonar seus dados, eu tentaria um passo menos agressivo:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes

⚠️ Isso não apaga fotos, apps, conversas ou arquivos pessoais, mas redefine ajustes do sistema, como redes Wi-Fi, privacidade, permissões, localização e outras configurações que podem ter vindo corrompidas no backup.

📌 Depois disso, eu testaria a câmera novamente antes de fazer qualquer medida mais drástica.

✔️ Também verificaria em: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Se o aparelho fica muito cheio após restaurar o backup, isso pode afetar câmera, apps, sincronização e desempenho geral.

⚠️ Sobre o WhatsApp:

eu não começaria apagando tudo dele de imediato.

Antes, eu verificaria:

• tamanho ocupado pelo WhatsApp
  • espaço livre no iPhone
  • se há muitas mídias/vídeos
  • e se o backup do WhatsApp está seguro

porque apagar o WhatsApp sem conferir backup pode causar perda de conversas e mídias.

📌 Se mesmo após redefinir todos os ajustes o problema voltar, aí eu faria um teste mais controlado:

• restaurar o iPhone pelo Mac
  • configurar como novo, sem restaurar o backup completo
  • testar a câmera por algumas horas
  • depois iniciar sessão no iCloud
  • sincronizar contatos, fotos, notas e dados do iCloud aos poucos
  • instalar os apps manualmente, em vez de restaurar tudo de uma vez

✔️ Se a câmera continuar funcionando como iPhone “novo”, isso reforça bastante que o problema está em algo vindo do backup antigo, e não necessariamente na câmera em si.

📌 Artigo oficial da Apple sobre câmera:

⚠️ Resumindo:

pelo seu relato, eu não diria que você precisa “jogar fora todos os seus dados” imediatamente. Mas eu tentaria primeiro redefinir todos os ajustes e, se não resolver, considerar uma configuração mais limpa, recuperando apenas o que sincroniza pelo iCloud.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

camera iphone 13 parou de funcionar depois da atualizacao ios 26

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.