Olá, Loren_ios_Bra!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Pelo que você descreveu, tem um detalhe muito importante:
a câmera funciona por um tempo depois da restauração limpa, mas para de funcionar conforme os dados do backup vão voltando.
Isso muda bastante a leitura do problema.
⚠️ Se fosse uma falha física direta da câmera, normalmente ela tenderia a falhar mesmo com o iPhone recém-restaurado e sem dados restaurados.
Como ela volta a funcionar após formatar e só falha durante a restauração dos dados, sinceramente isso aponta mais para:
- conflito vindo do backup
- algum ajuste corrompido
- app/dado restaurado causando conflito
- pouco espaço livre após recuperar tudo
- ou processo pesado de restauração/sincronização travando recursos do sistema
✔️ Antes de pensar em apagar tudo ou abandonar seus dados, eu tentaria um passo menos agressivo:
Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes
⚠️ Isso não apaga fotos, apps, conversas ou arquivos pessoais, mas redefine ajustes do sistema, como redes Wi-Fi, privacidade, permissões, localização e outras configurações que podem ter vindo corrompidas no backup.
📌 Depois disso, eu testaria a câmera novamente antes de fazer qualquer medida mais drástica.
✔️ Também verificaria em: Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
Se o aparelho fica muito cheio após restaurar o backup, isso pode afetar câmera, apps, sincronização e desempenho geral.
⚠️ Sobre o WhatsApp:
eu não começaria apagando tudo dele de imediato.
Antes, eu verificaria:
- tamanho ocupado pelo WhatsApp
- espaço livre no iPhone
- se há muitas mídias/vídeos
- e se o backup do WhatsApp está seguro
porque apagar o WhatsApp sem conferir backup pode causar perda de conversas e mídias.
📌 Se mesmo após redefinir todos os ajustes o problema voltar, aí eu faria um teste mais controlado:
- restaurar o iPhone pelo Mac
- configurar como novo, sem restaurar o backup completo
- testar a câmera por algumas horas
- depois iniciar sessão no iCloud
- sincronizar contatos, fotos, notas e dados do iCloud aos poucos
- instalar os apps manualmente, em vez de restaurar tudo de uma vez
✔️ Se a câmera continuar funcionando como iPhone “novo”, isso reforça bastante que o problema está em algo vindo do backup antigo, e não necessariamente na câmera em si.
📌 Artigo oficial da Apple sobre câmera:
⚠️ Resumindo:
pelo seu relato, eu não diria que você precisa “jogar fora todos os seus dados” imediatamente. Mas eu tentaria primeiro redefinir todos os ajustes e, se não resolver, considerar uma configuração mais limpa, recuperando apenas o que sincroniza pelo iCloud.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli