iPhone: dados do sistema consumindo 83 GB e bloqueando iOS

Estou com um problema sério de armazenamento no meu iPhone e não estou conseguindo resolver.

Hoje o armazenamento do celular está em 125,61 GB de 128 GB.

Os aplicativos que mais ocupam espaço são:

• WhatsApp: 16,96 GB
  • Instagram: 6,94 GB
  • Fotos: 1,31 GB (pago icloud e apaguei vaaarias coisas)
  • Google Fotos: 1,3 GB

Depois disso, praticamente tudo ocupa menos de 1 GB. O restante são números muito baixos, o que não faz sentido para justificar mais de 120 GB usados.

O problema principal é que:

• iOS ocupa 11,82 GB
  • Dados do Sistema ocupam 82,94 GB

Ou seja, os Dados do Sistema estão consumindo absurdamente muito espaço.

Pesquisei e vi muitas pessoas dizendo que atualizar o iPhone pode ajudar a reduzir os Dados do Sistema. Só que eu não consigo atualizar o celular porque o próprio sistema exige que eu libere 22,35 GB antes da atualização.

E aí entra outro problema: eu simplesmente não tenho mais o que apagar. O WhatsApp é o que mais ocupa espaço, mas os arquivos que estão lá são importantes para mim e eu uso diariamente no trabalho. São vídeos, materiais e arquivos que eu realmente preciso manter no aparelho.

Inclusive, já precisei apagar aplicativos importantes para conseguir baixar outros. Já apaguei aplicativos de banco que uso, já removi YouTube, e atualmente praticamente só tenho:

• 1 aplicativo de banco
  • Instagram
  • gov.br
  • Gmail

Mesmo pagando iCloud, isso não está resolvendo o problema do armazenamento do aparelho.

O que eu queria entender é:

Como reduzir esses Dados do Sistema? Porque o próprio espaço consumido pelos Dados do Sistema está impedindo a atualização que teoricamente resolveria o problema.

[Título alterado pelo Moderador] Título Original: Dados do sistema ocupando +80 GB

iPhone 14, iOS 18

Publicado em 12/05/2026 18:12

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 14/05/2026 15:36

Olá Isaresplandes,

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências para tentar resolver os problemas.

Entendo a gravidade da situação com o armazenamento praticamente cheio e os “Dados do Sistema” ocupando cerca de 83 GB, especialmente quando isso impede até a atualização do iOS.

📌 Entendimento do problema

O comportamento de “Dados do Sistema” ocupando espaço excessivo geralmente está relacionado a:

• Cache temporário acumulado do iOS
  • Logs do sistema e processos internos
  • Dados de apps como WhatsApp e Instagram armazenados fora do app visível
  • Arquivos temporários de atualização travados
  • Indexação do sistema (Fotos, Spotlight, iCloud)

📌 Importante (preservação de dados)

Como você relatou que depende do WhatsApp para trabalho e não pode perder arquivos:

ATENÇÃO: evite apagar o WhatsApp ou fazer reset do aparelho neste momento, pois isso pode resultar em perda de dados locais não sincronizados corretamente com backup.

📌 O que você pode tentar antes de apagar qualquer coisa

• Reiniciar o iPhone (isso pode reduzir temporariamente cache de sistema)

• Verificar recomendações de armazenamento:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

• Remover e reinstalar apps sem apagar dados (Desinstalar App / Offload App), principalmente Instagram e apps grandes

• Limpar dados de Safari:

Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados

• Deixar o iPhone conectado no carregador e Wi-Fi por algumas horas (o iOS pode recalcular e reduzir “Dados do Sistema” em segundo plano)

📌 Sobre a atualização bloqueada

Como o sistema exige espaço para atualizar, você tem uma alternativa importante:

• Atualizar via computador (Finder no Mac ou iTunes no Windows)

Esse método geralmente precisa de menos espaço livre no iPhone e pode destravar o processo de atualização sem apagar tantos dados.

📌 Recomendação mais eficaz (quando possível)

Se mesmo após as etapas acima os “Dados do Sistema” continuarem anormalmente altos, a solução mais consistente costuma ser:

• Backup completo
  • Restauração do iPhone via computador
  • Configuração do backup de volta

Mas isso deve ser feito apenas quando houver segurança total do backup, principalmente no seu caso com dados importantes no WhatsApp.

📎 Guia oficial da Apple sobre armazenamento:

Como verificar o armazenamento no iPhone e iPad - Suporte da Apple (BR)

Se quiser, posso te ajudar a identificar o que provavelmente está inflando esses “Dados do Sistema” no seu caso específico (WhatsApp, iCloud, logs ou update travado).

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

14/05/2026 15:36 em resposta a Isaresplandes

Olá Isaresplandes,

Bem-vindo(a) à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências para tentar resolver os problemas.

Entendo a gravidade da situação com o armazenamento praticamente cheio e os “Dados do Sistema” ocupando cerca de 83 GB, especialmente quando isso impede até a atualização do iOS.

📌 Entendimento do problema

O comportamento de “Dados do Sistema” ocupando espaço excessivo geralmente está relacionado a:

• Cache temporário acumulado do iOS
  • Logs do sistema e processos internos
  • Dados de apps como WhatsApp e Instagram armazenados fora do app visível
  • Arquivos temporários de atualização travados
  • Indexação do sistema (Fotos, Spotlight, iCloud)

📌 Importante (preservação de dados)

Como você relatou que depende do WhatsApp para trabalho e não pode perder arquivos:

ATENÇÃO: evite apagar o WhatsApp ou fazer reset do aparelho neste momento, pois isso pode resultar em perda de dados locais não sincronizados corretamente com backup.

📌 O que você pode tentar antes de apagar qualquer coisa

• Reiniciar o iPhone (isso pode reduzir temporariamente cache de sistema)

• Verificar recomendações de armazenamento:

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

• Remover e reinstalar apps sem apagar dados (Desinstalar App / Offload App), principalmente Instagram e apps grandes

• Limpar dados de Safari:

Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados

• Deixar o iPhone conectado no carregador e Wi-Fi por algumas horas (o iOS pode recalcular e reduzir “Dados do Sistema” em segundo plano)

📌 Sobre a atualização bloqueada

Como o sistema exige espaço para atualizar, você tem uma alternativa importante:

• Atualizar via computador (Finder no Mac ou iTunes no Windows)

Esse método geralmente precisa de menos espaço livre no iPhone e pode destravar o processo de atualização sem apagar tantos dados.

📌 Recomendação mais eficaz (quando possível)

Se mesmo após as etapas acima os “Dados do Sistema” continuarem anormalmente altos, a solução mais consistente costuma ser:

• Backup completo
  • Restauração do iPhone via computador
  • Configuração do backup de volta

Mas isso deve ser feito apenas quando houver segurança total do backup, principalmente no seu caso com dados importantes no WhatsApp.

📎 Guia oficial da Apple sobre armazenamento:

Como verificar o armazenamento no iPhone e iPad - Suporte da Apple (BR)

Se quiser, posso te ajudar a identificar o que provavelmente está inflando esses “Dados do Sistema” no seu caso específico (WhatsApp, iCloud, logs ou update travado).

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

12/05/2026 21:52 em resposta a Isaresplandes

Olá, Isaresplandes! Aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

Entendo a sua preocupação, realmente os dados do sistema estão ocupando muito espaço. Como você já não tem muitas opções para liberar armazenamento pra conseguir efetuar a atualização, ainda tem três alternativas para tentar corrigir esse consumo excessivo dos dados do sistema.

forçar o reinício do seu iPhone. Pressione e solte rapidamente: aumentar volume, diminuir volume. Então pressione o botão lateral e mantenha pressionado até aparecer o logotipo da Apple.

A segunda forma, é apagar os aplicativos até você ter o armazenamento suficiente, atualizar o seu iPhone e seu problema do armazenamento for corrigido, baixe os aplicativos novamente. Por exemplo ou WhatsApp já ocupa 16 gigas é só você fazer o backup das conversas do WhatsApp então apagá-lo do seu dispositivo.

ATENÇÃO Se for apagar o WhatsApp, abra o WhatsApp, toque em seu perfil, conversas, backup, fazer backup agora.

E para apagar outros aplicativos, abra ajustes, toque em seu nome, iCloud, backup, fazer backup agora.

assim que ter espaço suficiente, atualize o iPhone e veja se resolveu o problema.

A terceira forma é a mais radical, redefinir o seu iPhone para os padrões de fábrica, isso geralmente corrige o uso excessivo do armazenamento dos dados do sistema.

antes de redefinir, certifique-se de fazer um backup no iCloud. Abra ajustes, toque em seu nome, iCloud, backup, fazer backup agora.

lembre-se também de fazer backup do seu WhatsApp. Abra o WhatsApp, toque em seu perfil, conversas, backup, fazer backup agora.

para redefinir o iPhone: Abra ajustes, geral, transferir ou redefinir o iPhone, redefinir. Redefina todo o conteúdo e ajustes.

Atenciosamente, Paulo Brook.

iPhone: dados do sistema consumindo 83 GB e bloqueando iOS

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.