Olá novamente, Cerveravicente!
Entendo sua frustração, e lamento pela situação. Perder dados importantes, ainda mais ligados a imposto de renda e obra, realmente é algo muito sério.
📌 Só para deixar claro:
minha intenção não foi dizer que “não há problema” ou que a situação é normal, mas sim tentar explicar o cenário técnico mais provável quando uma exclusão local acaba sendo sincronizada pelo iCloud para Windows.
⚠️ Mesmo assim, como o seu objetivo é recuperação dos dados, eu tentaria esgotar estes caminhos:
- verificar novamente a área de recuperação do iCloud: https://www.icloud.com/recovery
- verificar o iCloud Drive pelo navegador: https://www.icloud.com/iclouddrive
- procurar por “Apagados recentemente” dentro do iCloud Drive
- verificar se há arquivos ainda disponíveis em outro computador ou dispositivo que usava a mesma conta
- pedir à TI da empresa para verificar backups corporativos, imagem anterior da máquina, cópias de segurança, snapshots, histórico de arquivos ou qualquer backup feito antes da formatação
📌 Como a máquina pertence à empresa e foi formatada pela TI, sinceramente eu também insistiria bastante com a própria TI, porque a melhor chance pode estar em algum backup corporativo/local da empresa, e não necessariamente no iCloud.
⚠️ Sobre a lixeira/recuperação:
em muitos casos, arquivos apagados podem ficar disponíveis por um período para recuperação. Mas se houve sincronização, conflito, exclusão em massa, esvaziamento, ou alguma operação feita pelo iCloud para Windows durante/antes da formatação, pode haver cenários em que os arquivos não aparecem mais para recuperação pelo usuário.
📌 Como isso ocorreu em poucos dias e você foi seriamente prejudicado, eu também tentaria abrir novo contato com o suporte da Apple, explicando objetivamente:
- que a exclusão ocorreu via iCloud para Windows
- que os arquivos não aparecem na recuperação
- que os dados são críticos
- que você precisa de análise de recuperação, não apenas explicação geral
- e que o caso envolve perda de aproximadamente 1 ano de dados
⚠️ A comunidade, infelizmente, não consegue acessar logs internos da sua conta nem restaurar dados diretamente. Mas, no seu lugar, eu tentaria insistir em duas frentes ao mesmo tempo:
- Apple/iCloud, para verificar se ainda existe alguma possibilidade de recuperação
- TI da empresa, para buscar backup local/corporativo anterior à formatação
Espero sinceramente que ainda consiga recuperar esses arquivos por algum desses caminhos.
Atenciosamente,
Felipe Lapolli