Perdi 1 ano de dados do meu icloud

Uso icloud para Windows no computador que pertence a minha empresa. TI da empresa informou que precisava formatar a máquina para fazer integração de sistemas. TI não desativou sincronização do icloud e ao fazer a formatação acabou replicando formatação para a nuvem (dados de julho de 2025 para frente nao estão mais disponíveis). Esperava poder recuperar esses dados através do recurso "recuperação de dados" disponível na plataforma, más os dados nao aparecem ali para poder ser recuperados. Liguei para o telefone de suporte da Apple, mas não souberam explicar porque os dados não podem ser recuperados. Pedi que me fornecessem um "extrato" de movimentação de dados da nuvem, para entender o que havia ocorrido e porque os dados foram apagados parcialmente, mas também me disseram que não podem fornecer essa informação.

Publicado em 20/05/2026 10:19

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 20/05/2026 10:30

Olá, Cerveravicente!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Sinceramente, pelo que você descreveu, parece que a sincronização do iCloud para Windows acabou replicando a exclusão/formatação local para a nuvem, e infelizmente isso pode realmente acontecer quando a sincronização permanece ativa durante alterações grandes no computador.

⚠️ Como você já verificou:

• recuperação de dados do iCloud
  • itens apagados
  • suporte oficial da Apple
  • e os dados não aparecem mais disponíveis

infelizmente as possibilidades de recuperação acabam ficando bem limitadas.

📌 O recurso de recuperação do iCloud normalmente só consegue restaurar:

• arquivos ainda presentes nos servidores temporariamente
  • ou itens que continuam dentro da janela de retenção da Apple

Então, se os dados:

• já foram sincronizados como removidos
  • não aparecem em “Recuperação de Dados”
  • e não existem em outro backup/local

infelizmente pode não existir mais uma forma prática de recuperação.

⚠️ Sobre o “extrato” ou histórico detalhado de sincronização, realmente a Apple normalmente não fornece esse tipo de log operacional completo ao usuário final.

✔️ Eu sinceramente ainda verificaria apenas por garantia:

• outros computadores antigos
  • HDs/SSDs anteriores
  • backups corporativos da TI
  • Time Machine (se existia Mac envolvido)
  • ou serviços paralelos de backup da empresa

porque nesse momento a maior chance talvez esteja fora do próprio iCloud.

📌 Infelizmente, quando:

• a sincronização replica exclusões
  • os dados desaparecem do iCloud
  • e também não aparecem em recuperação

o cenário realmente fica muito difícil de reverter.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

20/05/2026 10:30 em resposta a Cerveravicente

Olá, Cerveravicente!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Sinceramente, pelo que você descreveu, parece que a sincronização do iCloud para Windows acabou replicando a exclusão/formatação local para a nuvem, e infelizmente isso pode realmente acontecer quando a sincronização permanece ativa durante alterações grandes no computador.

⚠️ Como você já verificou:

• recuperação de dados do iCloud
  • itens apagados
  • suporte oficial da Apple
  • e os dados não aparecem mais disponíveis

infelizmente as possibilidades de recuperação acabam ficando bem limitadas.

📌 O recurso de recuperação do iCloud normalmente só consegue restaurar:

• arquivos ainda presentes nos servidores temporariamente
  • ou itens que continuam dentro da janela de retenção da Apple

Então, se os dados:

• já foram sincronizados como removidos
  • não aparecem em “Recuperação de Dados”
  • e não existem em outro backup/local

infelizmente pode não existir mais uma forma prática de recuperação.

⚠️ Sobre o “extrato” ou histórico detalhado de sincronização, realmente a Apple normalmente não fornece esse tipo de log operacional completo ao usuário final.

✔️ Eu sinceramente ainda verificaria apenas por garantia:

• outros computadores antigos
  • HDs/SSDs anteriores
  • backups corporativos da TI
  • Time Machine (se existia Mac envolvido)
  • ou serviços paralelos de backup da empresa

porque nesse momento a maior chance talvez esteja fora do próprio iCloud.

📌 Infelizmente, quando:

• a sincronização replica exclusões
  • os dados desaparecem do iCloud
  • e também não aparecem em recuperação

o cenário realmente fica muito difícil de reverter.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

26/05/2026 13:32 em resposta a Cerveravicente

Olá novamente, Cerveravicente!

Entendo sua frustração, e lamento pela situação. Perder dados importantes, ainda mais ligados a imposto de renda e obra, realmente é algo muito sério.

📌 Só para deixar claro:

minha intenção não foi dizer que “não há problema” ou que a situação é normal, mas sim tentar explicar o cenário técnico mais provável quando uma exclusão local acaba sendo sincronizada pelo iCloud para Windows.

⚠️ Mesmo assim, como o seu objetivo é recuperação dos dados, eu tentaria esgotar estes caminhos:

• verificar novamente a área de recuperação do iCloud: https://www.icloud.com/recovery
  • verificar o iCloud Drive pelo navegador: https://www.icloud.com/iclouddrive
  • procurar por “Apagados recentemente” dentro do iCloud Drive
  • verificar se há arquivos ainda disponíveis em outro computador ou dispositivo que usava a mesma conta
  • pedir à TI da empresa para verificar backups corporativos, imagem anterior da máquina, cópias de segurança, snapshots, histórico de arquivos ou qualquer backup feito antes da formatação

📌 Como a máquina pertence à empresa e foi formatada pela TI, sinceramente eu também insistiria bastante com a própria TI, porque a melhor chance pode estar em algum backup corporativo/local da empresa, e não necessariamente no iCloud.

⚠️ Sobre a lixeira/recuperação:

em muitos casos, arquivos apagados podem ficar disponíveis por um período para recuperação. Mas se houve sincronização, conflito, exclusão em massa, esvaziamento, ou alguma operação feita pelo iCloud para Windows durante/antes da formatação, pode haver cenários em que os arquivos não aparecem mais para recuperação pelo usuário.

📌 Como isso ocorreu em poucos dias e você foi seriamente prejudicado, eu também tentaria abrir novo contato com o suporte da Apple, explicando objetivamente:

• que a exclusão ocorreu via iCloud para Windows
  • que os arquivos não aparecem na recuperação
  • que os dados são críticos
  • que você precisa de análise de recuperação, não apenas explicação geral
  • e que o caso envolve perda de aproximadamente 1 ano de dados

⚠️ A comunidade, infelizmente, não consegue acessar logs internos da sua conta nem restaurar dados diretamente. Mas, no seu lugar, eu tentaria insistir em duas frentes ao mesmo tempo:

• Apple/iCloud, para verificar se ainda existe alguma possibilidade de recuperação
  • TI da empresa, para buscar backup local/corporativo anterior à formatação

Espero sinceramente que ainda consiga recuperar esses arquivos por algum desses caminhos.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

20/05/2026 10:57 em resposta a Cerveravicente

Desculpe não foi de ajuda, pois meu objetivo é recuperar os dados. A situação tudo ocorreu em questão de horas, não tive como reagir. A Apple divulga que quaisquer arquivos apagados, o primeiro enviado para a lixeira para que de lá possam ser recuperados caso seja à vontade do cliente. Saber se diz que esses ficam disponibilizados lá por 30 dias e depois apagados definitivamente. Não foi isso que ocorreu comigo. Fui seriamente prejudicado, pois as informações que perdi me são necessárias para questões críticas como declaração de imposto de renda e gerenciamento de uma construção que estou fazendo. *****

[Editado pelo Moderador]

Perdi 1 ano de dados do meu icloud

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.