Olá novamente, hirata_matheus!
Como você já removeu o cartão, reiniciou o iPhone e adicionou de novo, eu trataria isso menos como “cartão preso no app Carteira” e mais como possível conflito de token/provisionamento entre o cartão antigo bloqueado, o cartão novo e o emissor do cartão.
📌 No Apple Pay, o cartão usado no pagamento não é simplesmente a imagem do cartão físico. Existe uma autorização/token gerado entre o banco, a bandeira e o Apple Pay. Então, se os dados detalhados parecem do cartão novo, mas na hora de pagar aparece o cartão antigo, pode haver uma associação antiga sendo reaproveitada ou enviada pelo emissor.
Eu tentaria isolar assim:
- Remova esse cartão do iPhone e também de qualquer Apple Watch, iPad ou Mac em que ele tenha sido adicionado
- Reinicie o iPhone
- Ao adicionar novamente, se aparecer algo como cartão anterior ou cartão encontrado para você, não use essa opção
- Escolha adicionar um cartão novo e, se possível, insira os dados manualmente
- Se você adicionou pelo app da Caixa, teste adicionar manualmente pelo app Carteira
- Se você adicionou manualmente pelo app Carteira, teste adicionar pelo app da Caixa, caso ele ofereça a opção “Adicionar à Carteira da Apple”
Um teste muito bom seria separar se o problema está no seu iPhone ou no cartão/token da Caixa:
- Teste outro cartão compatível com Apple Pay no seu iPhone
- Se outro cartão funcionar normalmente, o app Carteira do iPhone provavelmente está OK
- Se possível, teste esse cartão da Caixa em outro iPhone confiável, apenas para diagnóstico
- Se o mesmo cartão da Caixa repetir o erro em outro iPhone, fica muito forte a suspeita de problema no provisionamento do cartão pelo banco/emissor
- Se o cartão da Caixa funcionar corretamente em outro iPhone, aí o foco volta para algo específico no seu iPhone/Conta Apple/Carteira
Na conversa com a Caixa, eu tentaria pedir de forma mais específica, porque “remover e adicionar o cartão” pode não resolver se o token antigo continuar vinculado do lado deles:
- Peça para verificarem os tokens digitais do Apple Pay vinculados ao cartão antigo
- Peça para removerem/suspenderem o token do cartão bloqueado
- Peça para reprovisionarem o cartão novo para Apple Pay
- Informe que o cartão novo aparece nos detalhes, mas o pagamento ainda mostra o cartão antigo
Só para esclarecer: aqui na Comunidade somos usuários ajudando outros usuários, então não conseguimos acessar sua conta, cartão, tokens do Apple Pay ou sistemas internos da Caixa/Apple. Se depois desses testes ficar claro que outros cartões funcionam no seu iPhone, eu insistiria com a Caixa usando o termo “token digital do Apple Pay” ou “provisionamento do cartão no Apple Pay”. Se nenhum cartão funcionar corretamente no seu iPhone, aí faria sentido acionar o suporte da Apple para análise do app Carteira/Apple Pay no dispositivo.
📌 Links oficiais de suporte:
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan