Desvincular cartão bloqueado do Apple Pay

Olá, estou com um problema ao adicionar um cartão de crédito Elo emitido pela Caixa, tive o primeiro cartão bloqueado devido a uma tentativa de golpe, e ao tentar inserir o novo cartão de crédito emitido no Apple Pay, é vinculado o cartão antigo que foi bloqueado, e se acessado os dados detalhados do cartão é exibido os dados do cartão novo, mas ao usar o cartão para pagamentos é mostrado o cartão antigo. Alguém poderia dar uma ajuda ou já passou por algo parecido? Pois toda vez que vou inserir os dados ocorre a mesma situação. Já entrei em contato com a administradora do cartão e me retornaram para entrar em contato com o suporte da Apple pay.

iPhone 15, iOS 26

Publicado em 20/05/2026 12:05

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 11/06/2026 16:41

Olá novamente, hirata_matheus!

Como você já removeu o cartão, reiniciou o iPhone e adicionou de novo, eu trataria isso menos como “cartão preso no app Carteira” e mais como possível conflito de token/provisionamento entre o cartão antigo bloqueado, o cartão novo e o emissor do cartão.

📌 No Apple Pay, o cartão usado no pagamento não é simplesmente a imagem do cartão físico. Existe uma autorização/token gerado entre o banco, a bandeira e o Apple Pay. Então, se os dados detalhados parecem do cartão novo, mas na hora de pagar aparece o cartão antigo, pode haver uma associação antiga sendo reaproveitada ou enviada pelo emissor.

Eu tentaria isolar assim:

1. Remova esse cartão do iPhone e também de qualquer Apple Watch, iPad ou Mac em que ele tenha sido adicionado
  2. Reinicie o iPhone
  3. Ao adicionar novamente, se aparecer algo como cartão anterior ou cartão encontrado para você, não use essa opção
  4. Escolha adicionar um cartão novo e, se possível, insira os dados manualmente
  5. Se você adicionou pelo app da Caixa, teste adicionar manualmente pelo app Carteira
  6. Se você adicionou manualmente pelo app Carteira, teste adicionar pelo app da Caixa, caso ele ofereça a opção “Adicionar à Carteira da Apple”

Um teste muito bom seria separar se o problema está no seu iPhone ou no cartão/token da Caixa:

• Teste outro cartão compatível com Apple Pay no seu iPhone
  • Se outro cartão funcionar normalmente, o app Carteira do iPhone provavelmente está OK
  • Se possível, teste esse cartão da Caixa em outro iPhone confiável, apenas para diagnóstico
  • Se o mesmo cartão da Caixa repetir o erro em outro iPhone, fica muito forte a suspeita de problema no provisionamento do cartão pelo banco/emissor
  • Se o cartão da Caixa funcionar corretamente em outro iPhone, aí o foco volta para algo específico no seu iPhone/Conta Apple/Carteira

Na conversa com a Caixa, eu tentaria pedir de forma mais específica, porque “remover e adicionar o cartão” pode não resolver se o token antigo continuar vinculado do lado deles:

• Peça para verificarem os tokens digitais do Apple Pay vinculados ao cartão antigo
  • Peça para removerem/suspenderem o token do cartão bloqueado
  • Peça para reprovisionarem o cartão novo para Apple Pay
  • Informe que o cartão novo aparece nos detalhes, mas o pagamento ainda mostra o cartão antigo

Só para esclarecer: aqui na Comunidade somos usuários ajudando outros usuários, então não conseguimos acessar sua conta, cartão, tokens do Apple Pay ou sistemas internos da Caixa/Apple. Se depois desses testes ficar claro que outros cartões funcionam no seu iPhone, eu insistiria com a Caixa usando o termo “token digital do Apple Pay” ou “provisionamento do cartão no Apple Pay”. Se nenhum cartão funcionar corretamente no seu iPhone, aí faria sentido acionar o suporte da Apple para análise do app Carteira/Apple Pay no dispositivo.

📌 Links oficiais de suporte:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

11/06/2026 16:41 em resposta a hirata_matheus

Olá novamente, hirata_matheus!

Como você já removeu o cartão, reiniciou o iPhone e adicionou de novo, eu trataria isso menos como “cartão preso no app Carteira” e mais como possível conflito de token/provisionamento entre o cartão antigo bloqueado, o cartão novo e o emissor do cartão.

📌 No Apple Pay, o cartão usado no pagamento não é simplesmente a imagem do cartão físico. Existe uma autorização/token gerado entre o banco, a bandeira e o Apple Pay. Então, se os dados detalhados parecem do cartão novo, mas na hora de pagar aparece o cartão antigo, pode haver uma associação antiga sendo reaproveitada ou enviada pelo emissor.

Eu tentaria isolar assim:

1. Remova esse cartão do iPhone e também de qualquer Apple Watch, iPad ou Mac em que ele tenha sido adicionado
  2. Reinicie o iPhone
  3. Ao adicionar novamente, se aparecer algo como cartão anterior ou cartão encontrado para você, não use essa opção
  4. Escolha adicionar um cartão novo e, se possível, insira os dados manualmente
  5. Se você adicionou pelo app da Caixa, teste adicionar manualmente pelo app Carteira
  6. Se você adicionou manualmente pelo app Carteira, teste adicionar pelo app da Caixa, caso ele ofereça a opção “Adicionar à Carteira da Apple”

Um teste muito bom seria separar se o problema está no seu iPhone ou no cartão/token da Caixa:

• Teste outro cartão compatível com Apple Pay no seu iPhone
  • Se outro cartão funcionar normalmente, o app Carteira do iPhone provavelmente está OK
  • Se possível, teste esse cartão da Caixa em outro iPhone confiável, apenas para diagnóstico
  • Se o mesmo cartão da Caixa repetir o erro em outro iPhone, fica muito forte a suspeita de problema no provisionamento do cartão pelo banco/emissor
  • Se o cartão da Caixa funcionar corretamente em outro iPhone, aí o foco volta para algo específico no seu iPhone/Conta Apple/Carteira

Na conversa com a Caixa, eu tentaria pedir de forma mais específica, porque “remover e adicionar o cartão” pode não resolver se o token antigo continuar vinculado do lado deles:

• Peça para verificarem os tokens digitais do Apple Pay vinculados ao cartão antigo
  • Peça para removerem/suspenderem o token do cartão bloqueado
  • Peça para reprovisionarem o cartão novo para Apple Pay
  • Informe que o cartão novo aparece nos detalhes, mas o pagamento ainda mostra o cartão antigo

Só para esclarecer: aqui na Comunidade somos usuários ajudando outros usuários, então não conseguimos acessar sua conta, cartão, tokens do Apple Pay ou sistemas internos da Caixa/Apple. Se depois desses testes ficar claro que outros cartões funcionam no seu iPhone, eu insistiria com a Caixa usando o termo “token digital do Apple Pay” ou “provisionamento do cartão no Apple Pay”. Se nenhum cartão funcionar corretamente no seu iPhone, aí faria sentido acionar o suporte da Apple para análise do app Carteira/Apple Pay no dispositivo.

📌 Links oficiais de suporte:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

20/05/2026 12:36 em resposta a hirata_matheus

Olá, hirata_matheus!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Sinceramente, isso parece muito mais um problema de tokenização/vinculação do cartão antigo no Apple Pay do que erro nos dados do novo cartão em si.

📌 Principalmente porque você comentou que:

• os detalhes mostram o cartão novo
  • mas nos pagamentos aparece o cartão antigo bloqueado

isso normalmente indica que o Wallet ainda pode estar mantendo o token anterior associado ao cartão antigo.

✔️ Eu tentaria primeiro:

• remover completamente o cartão do app Carteira
  • reiniciar o iPhone
  • e adicionar novamente o cartão do zero

📌 Em alguns casos, o Apple Pay acaba reutilizando automaticamente o token antigo do banco/cartão substituído.

⚠️ Se mesmo após remover e adicionar novamente o problema continuar, aí sim provavelmente será necessário verificar diretamente com o suporte da Caixa, porque pode existir algum conflito de provisionamento entre o banco e o Wallet.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Desvincular cartão bloqueado do Apple Pay

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.