Depois de apagar fotos da lixeira por engano, posso dar UNDO?

No Iphone cliquei em algo q nao sei exatamente mas que comecou a apagar milhares de fotos, acho q eram todas as lixeiras de todos meu dispositivos. Foi por engano... Uma burrada. No windows eu so teria que clicar ctrl+Z resolvido. Mas no ambiente apple no sai, sou novata....

Podem me ajudar?

iPhone 16, iOS 26

Publicado em 23/05/2026 08:28

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 23/05/2026 09:21

Olá, Renataea! Aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

Entendo a sua preocupação, Renata, mas quando você apaga a lixeira manualmente, não existe um botão para desfazer. Nesse caso, você pode verificar se as fotos ainda estão no site do iCloud.com.

No navegador, acesse

https://www.icloud.com/pt-br

inicie sessão com o seu ID Apple e senha, acesse a aba fotos e em seguida apagadas recentemente.

Se as fotos ainda estiverem aí, basta selecionar as fotos que você deseja e tocar em restaurar.

OBS: verifique se a opção, fotos do iCloud, está ativada em seu dispositivo. Abra ajustes, role a tela para baixo até, aplicativos. Então entre em fotos e verifique se a opção, fotos do iCloud está ativada.

Se esta opção estiver desativada, infelizmente não há mais como recuperar as fotos. Caso essa opção esteja ativada e mesmo assim você não encontrar as fotos em iCloud.com, a última alternativa é verificar a data do último backup bem sucedido. Se a data do backup for anterior à data ao apagamento das fotos, você pode restaurar o iPhone para recuperar as fotos.

Para verificar o backup Abra ajustes > Toque em seu nome > iCloud > Backup. Verifique se a data do backup é anterior ao apagamento das fotos. Caso seja uma data anterior, e você queira restaurar o iPhone, lembre-se que o que você fez no iPhone depois dessa data será apagado, então se tiver alguma coisa importante recomendo encaminhar para outra pessoa, para que depois da restauração você possa ter esses dados de novo.

Para restaurar o iPhone Abra ajustes >geral >transferir ou redefinir o iPhone >redefinir. Redefina todo o conteúdo e ajustes.

quando você estiver redefinindo, o sistema vai perguntar se você quer fazer um backup, selecione a opção para continuar sem fazer backup. Pois senão o backup mais recente cobrirá o backup antigo e você não poderá mais recuperar as suas fotos.

Quando o iPhone reiniciar, você verá a tela, olá. Siga as orientações na tela para restaurar os dados do iCloud.

Espero ter ajudado! Tenha um ótimo dia. Atenciosamente, Paulo Brook.

2 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

23/05/2026 09:21 em resposta a Renataea

Olá, Renataea! Aqui é uma comunidade de usuários Apple, ajudando outros usuários Apple.

Entendo a sua preocupação, Renata, mas quando você apaga a lixeira manualmente, não existe um botão para desfazer. Nesse caso, você pode verificar se as fotos ainda estão no site do iCloud.com.

No navegador, acesse

https://www.icloud.com/pt-br

inicie sessão com o seu ID Apple e senha, acesse a aba fotos e em seguida apagadas recentemente.

Se as fotos ainda estiverem aí, basta selecionar as fotos que você deseja e tocar em restaurar.

OBS: verifique se a opção, fotos do iCloud, está ativada em seu dispositivo. Abra ajustes, role a tela para baixo até, aplicativos. Então entre em fotos e verifique se a opção, fotos do iCloud está ativada.

Se esta opção estiver desativada, infelizmente não há mais como recuperar as fotos. Caso essa opção esteja ativada e mesmo assim você não encontrar as fotos em iCloud.com, a última alternativa é verificar a data do último backup bem sucedido. Se a data do backup for anterior à data ao apagamento das fotos, você pode restaurar o iPhone para recuperar as fotos.

Para verificar o backup Abra ajustes > Toque em seu nome > iCloud > Backup. Verifique se a data do backup é anterior ao apagamento das fotos. Caso seja uma data anterior, e você queira restaurar o iPhone, lembre-se que o que você fez no iPhone depois dessa data será apagado, então se tiver alguma coisa importante recomendo encaminhar para outra pessoa, para que depois da restauração você possa ter esses dados de novo.

Para restaurar o iPhone Abra ajustes >geral >transferir ou redefinir o iPhone >redefinir. Redefina todo o conteúdo e ajustes.

quando você estiver redefinindo, o sistema vai perguntar se você quer fazer um backup, selecione a opção para continuar sem fazer backup. Pois senão o backup mais recente cobrirá o backup antigo e você não poderá mais recuperar as suas fotos.

Quando o iPhone reiniciar, você verá a tela, olá. Siga as orientações na tela para restaurar os dados do iCloud.

Espero ter ajudado! Tenha um ótimo dia. Atenciosamente, Paulo Brook.

23/05/2026 08:59 em resposta a Renataea

Olá, Renataea!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

⚠️ Sinceramente, se as fotos foram realmente apagadas da pasta:

• “Apagados” da Fototeca do iCloud

e não existe:

• backup
  • outro dispositivo com cópia local
  • ou armazenamento externo

infelizmente provavelmente não existe uma forma de fazer um “Undo/Ctrl+Z” depois dessa exclusão definitiva.

📌 E sinceramente, no Windows o comportamento acaba sendo parecido:

depois que algo é removido da Lixeira definitivamente, normalmente também não existe restauração simples via Ctrl+Z.

✔️ O que eu tentaria verificar agora é:

• se ainda existe algo em “Apagados”
  • se algum outro dispositivo Apple ainda não sincronizou a exclusão
  • ou se você possui backup antigo do iCloud/Mac/Windows

porque essas seriam as chances mais realistas de recuperação.

📌 Caminho: Fotos > Álbuns > Apagados

⚠️ Como você comentou que parecia estar apagando “as lixeiras de todos os dispositivos”, sinceramente existe chance de a exclusão ter acontecido diretamente na Fototeca do iCloud, que sincroniza entre aparelhos.

📌 Artigo oficial da Apple:

Espero sinceramente que ainda consiga recuperar alguma coisa 🙏

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Depois de apagar fotos da lixeira por engano, posso dar UNDO?

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.