Travamento dos aplicativos e do aparelho

De duas semanas atrás até o dia de hoje, venho sentindo travamento do meu Iphone 16. Além do travamento, aplicativos do banco para pagamento por aproximação vem apresentando falhas na hora do pagamento. Além do mais, hoje o aplicativo do WhatsApp na tela do meu carro não estava abrindo, daí então tentei abrir o mesmo aplicativo no celular e não respondia, estava totalmente travado. Um outro problema é o aquecimento do aparelho, tem horas que aquece bastante que tenho que tirar do bolso. E, por fim, e não menos importante, o aparelho por duas vezes travou e tive que reinciar manualmente. Vale lembrar que o meu celular já possui a atualização IOS 26.5. Para mim, é muito frustrante vivenciar esses problemas, pois deixei a Samsung por esses motivos e vim para Apple, porque me venderam a ideia que era o melhor aparelho e que não travava. Espero ter uma resposta que possa me auxiliar e corrigir essas falhas do aparelho. Fico no aguardo.

iPhone 16, iOS 26

Publicado em 25/05/2026 15:30

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 25/05/2026 15:52

Olá, karllos77!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo seu relato, não parece ser um problema isolado de um único app.

Você citou:

• travamentos gerais no iPhone
  • falhas em apps de banco
  • WhatsApp travando no carro e no próprio iPhone
  • aquecimento forte
  • e necessidade de reiniciar manualmente

Então sinceramente eu olharia isso como um possível problema geral de sistema, app/processo preso ou conflito após atualização, e não apenas como falha do WhatsApp ou do app do banco.

⚠️ Algumas causas comuns para esse conjunto de sintomas são:

• pouco espaço livre no iPhone
  • algum app consumindo muito em segundo plano
  • processo travado após atualização
  • versão de app incompatível com o iOS atual
  • falha temporária no CarPlay
  • ou bug específico do iOS 26.5

✔️ Eu começaria por três verificações importantes:

📌 1. Armazenamento

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Se o iPhone estiver muito cheio, ele pode travar, aquecer, falhar em apps e ter dificuldade para concluir processos do sistema.

📌 2. Bateria e consumo

Ajustes > Bateria

Veja quais apps aparecem consumindo mais energia ou com muita atividade em segundo plano.

Como você citou WhatsApp, banco e uso no carro, vale observar se algum deles aparece com consumo anormal.

📌 3. Atualizações

✔️ Verifique se há atualização do iOS disponível.

✔️ Atualize também:

• WhatsApp
  • apps de banco
  • apps usados no carro/CarPlay
  • e demais aplicativos principais

porque depois de uma atualização grande do iOS, alguns apps podem precisar de updates próprios para voltar a funcionar corretamente.

📌 Também tentaria:

• reiniciar o iPhone
  • remover e parear novamente o iPhone no CarPlay
  • testar os pagamentos por aproximação fora do carro/sem Bluetooth ligado
  • fechar apps travados e abrir novamente
  • evitar usar o aparelho se ele estiver muito quente

⚠️ Se o aquecimento for forte a ponto de incomodar no bolso, isso merece atenção, principalmente se acontecer mesmo sem uso pesado.

✔️ Uma tentativa bem válida, sem apagar seus dados pessoais, seria:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes

⚠️ Isso não apaga fotos, apps ou arquivos, mas redefine ajustes do sistema, permissões, redes, privacidade e configurações que podem ter ficado inconsistentes após atualização.

📌 Se mesmo depois disso o iPhone continuar:

• travando
  • aquecendo muito
  • falhando em apps essenciais
  • e exigindo reinicialização manual

aí sinceramente eu consideraria fazer backup e restaurar o iPhone pelo computador, para testar o sistema mais limpo.

⚠️ Se o problema continuar mesmo após restauração limpa, aí a chance de falha de hardware começa a aumentar e valeria procurar uma avaliação em autorizada Apple.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

25/05/2026 15:52 em resposta a karllos77

Olá, karllos77!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo seu relato, não parece ser um problema isolado de um único app.

Você citou:

• travamentos gerais no iPhone
  • falhas em apps de banco
  • WhatsApp travando no carro e no próprio iPhone
  • aquecimento forte
  • e necessidade de reiniciar manualmente

Então sinceramente eu olharia isso como um possível problema geral de sistema, app/processo preso ou conflito após atualização, e não apenas como falha do WhatsApp ou do app do banco.

⚠️ Algumas causas comuns para esse conjunto de sintomas são:

• pouco espaço livre no iPhone
  • algum app consumindo muito em segundo plano
  • processo travado após atualização
  • versão de app incompatível com o iOS atual
  • falha temporária no CarPlay
  • ou bug específico do iOS 26.5

✔️ Eu começaria por três verificações importantes:

📌 1. Armazenamento

Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

Se o iPhone estiver muito cheio, ele pode travar, aquecer, falhar em apps e ter dificuldade para concluir processos do sistema.

📌 2. Bateria e consumo

Ajustes > Bateria

Veja quais apps aparecem consumindo mais energia ou com muita atividade em segundo plano.

Como você citou WhatsApp, banco e uso no carro, vale observar se algum deles aparece com consumo anormal.

📌 3. Atualizações

✔️ Verifique se há atualização do iOS disponível.

✔️ Atualize também:

• WhatsApp
  • apps de banco
  • apps usados no carro/CarPlay
  • e demais aplicativos principais

porque depois de uma atualização grande do iOS, alguns apps podem precisar de updates próprios para voltar a funcionar corretamente.

📌 Também tentaria:

• reiniciar o iPhone
  • remover e parear novamente o iPhone no CarPlay
  • testar os pagamentos por aproximação fora do carro/sem Bluetooth ligado
  • fechar apps travados e abrir novamente
  • evitar usar o aparelho se ele estiver muito quente

⚠️ Se o aquecimento for forte a ponto de incomodar no bolso, isso merece atenção, principalmente se acontecer mesmo sem uso pesado.

✔️ Uma tentativa bem válida, sem apagar seus dados pessoais, seria:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes

⚠️ Isso não apaga fotos, apps ou arquivos, mas redefine ajustes do sistema, permissões, redes, privacidade e configurações que podem ter ficado inconsistentes após atualização.

📌 Se mesmo depois disso o iPhone continuar:

• travando
  • aquecendo muito
  • falhando em apps essenciais
  • e exigindo reinicialização manual

aí sinceramente eu consideraria fazer backup e restaurar o iPhone pelo computador, para testar o sistema mais limpo.

⚠️ Se o problema continuar mesmo após restauração limpa, aí a chance de falha de hardware começa a aumentar e valeria procurar uma avaliação em autorizada Apple.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

25/05/2026 16:10 em resposta a karllos77

Olá novamente, karllos77!

Isso mesmo, pode ficar tranquilo nesse ponto. De qualquer forma é bom verificar se você tem um backup ativo e recente disponível antes de qualquer procedimento.

✔️ A opção:

não apaga seus arquivos pessoais.

📌 Ela não apaga:

• fotos
  • vídeos
  • conversas
  • aplicativos
  • documentos
  • nem dados pessoais

⚠️ O que ela redefine são ajustes do sistema, como:

• redes Wi-Fi salvas
  • ajustes de privacidade
  • permissões
  • configurações de tela

Então, depois disso, talvez você precise configurar novamente algumas preferências, mas seus arquivos permanecem no aparelho.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Travamento dos aplicativos e do aparelho

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.