Olá, Marcos_Andreola!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Como o iPhone é novo e você percebeu falha tanto no pagamento por aproximação quanto no AirDrop por aproximação, eu não deixaria isso passar como algo normal.
Antes de pensar em defeito, eu faria estes testes rápidos:
- 🔄 verificar se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
- teste o Apple Pay em mais de uma maquininha
- teste sem capa, película muito grossa ou acessório magnético
- abra a Carteira, clique duas vezes no botão lateral, autentique com Face ID e aproxime a parte superior do iPhone da maquininha
- confirme se o cartão aparece como ativo no app Carteira
- teste o AirDrop em Ajustes > Geral > AirDrop > Todos por 10 minutos
- confira em Ajustes > Geral > AirDrop se “Aproximação de Dispositivos” está ativado
- deixe Wi-Fi e Bluetooth ligados nos dois iPhones
- reinicie o iPhone
Se continuar igual, faça também:
Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede
⚠️ Isso não apaga seus dados, fotos ou apps, mas apaga redes Wi-Fi salvas e ajustes de rede.
📌 O ponto de atenção é que Apple Pay por aproximação e AirDrop por aproximação dependem de recursos de comunicação/proximidade do aparelho. Então, se os dois não funcionam em um iPhone comprado há apenas 4 dias, eu recomendaria procurar rapidamente a loja onde comprou ou uma avaliação oficial da Apple/Autorizada, em vez de ficar esperando várias atualizações.
Guarde a nota fiscal, registre os testes feitos e, se possível, grave um vídeo mostrando:
- o Apple Pay não sendo reconhecido na maquininha
- o AirDrop por aproximação não funcionando entre dois iPhones compatíveis
- a versão do iOS instalada
📌 Artigos oficiais da Apple:
Resumindo: faça os testes básicos, mas por ser um aparelho novo e envolver dois recursos de aproximação, eu buscaria avaliação o quanto antes.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli