iPhone 16 não funciona pagamento NFC e AirDrop pôr aproximação

Comprei um iPhone 16 lacrado a 4 dias e quando cadastrei meus cartões, não consigo utilizar porque não reconhece o leitor das máquinas. Também notei que o AirDrop por aproximação de um celular ao outro não funciona. (O celular é novo)

iPhone 16, iOS 26

Publicado em 29/05/2026 23:32

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 30/05/2026 03:19

Olá, Marcos_Andreola!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Como o iPhone é novo e você percebeu falha tanto no pagamento por aproximação quanto no AirDrop por aproximação, eu não deixaria isso passar como algo normal.

Antes de pensar em defeito, eu faria estes testes rápidos:

• 🔄 verificar se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  • teste o Apple Pay em mais de uma maquininha
  • teste sem capa, película muito grossa ou acessório magnético
  • abra a Carteira, clique duas vezes no botão lateral, autentique com Face ID e aproxime a parte superior do iPhone da maquininha
  • confirme se o cartão aparece como ativo no app Carteira
  • teste o AirDrop em Ajustes > Geral > AirDrop > Todos por 10 minutos
  • confira em Ajustes > Geral > AirDrop se “Aproximação de Dispositivos” está ativado
  • deixe Wi-Fi e Bluetooth ligados nos dois iPhones
  • reinicie o iPhone

Se continuar igual, faça também:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede

⚠️ Isso não apaga seus dados, fotos ou apps, mas apaga redes Wi-Fi salvas e ajustes de rede.

📌 O ponto de atenção é que Apple Pay por aproximação e AirDrop por aproximação dependem de recursos de comunicação/proximidade do aparelho. Então, se os dois não funcionam em um iPhone comprado há apenas 4 dias, eu recomendaria procurar rapidamente a loja onde comprou ou uma avaliação oficial da Apple/Autorizada, em vez de ficar esperando várias atualizações.

Guarde a nota fiscal, registre os testes feitos e, se possível, grave um vídeo mostrando:

• o Apple Pay não sendo reconhecido na maquininha
  • o AirDrop por aproximação não funcionando entre dois iPhones compatíveis
  • a versão do iOS instalada

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: faça os testes básicos, mas por ser um aparelho novo e envolver dois recursos de aproximação, eu buscaria avaliação o quanto antes.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

30/05/2026 03:19 em resposta a Marcos_Andreola

Olá, Marcos_Andreola!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Como o iPhone é novo e você percebeu falha tanto no pagamento por aproximação quanto no AirDrop por aproximação, eu não deixaria isso passar como algo normal.

Antes de pensar em defeito, eu faria estes testes rápidos:

• 🔄 verificar se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
  • teste o Apple Pay em mais de uma maquininha
  • teste sem capa, película muito grossa ou acessório magnético
  • abra a Carteira, clique duas vezes no botão lateral, autentique com Face ID e aproxime a parte superior do iPhone da maquininha
  • confirme se o cartão aparece como ativo no app Carteira
  • teste o AirDrop em Ajustes > Geral > AirDrop > Todos por 10 minutos
  • confira em Ajustes > Geral > AirDrop se “Aproximação de Dispositivos” está ativado
  • deixe Wi-Fi e Bluetooth ligados nos dois iPhones
  • reinicie o iPhone

Se continuar igual, faça também:

Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Ajustes de Rede

⚠️ Isso não apaga seus dados, fotos ou apps, mas apaga redes Wi-Fi salvas e ajustes de rede.

📌 O ponto de atenção é que Apple Pay por aproximação e AirDrop por aproximação dependem de recursos de comunicação/proximidade do aparelho. Então, se os dois não funcionam em um iPhone comprado há apenas 4 dias, eu recomendaria procurar rapidamente a loja onde comprou ou uma avaliação oficial da Apple/Autorizada, em vez de ficar esperando várias atualizações.

Guarde a nota fiscal, registre os testes feitos e, se possível, grave um vídeo mostrando:

• o Apple Pay não sendo reconhecido na maquininha
  • o AirDrop por aproximação não funcionando entre dois iPhones compatíveis
  • a versão do iOS instalada

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: faça os testes básicos, mas por ser um aparelho novo e envolver dois recursos de aproximação, eu buscaria avaliação o quanto antes.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

31/05/2026 13:25 em resposta a Marcos_Andreola

Olá, Marcos_Andreola!

Obrigado pelo retorno.

Como você já testou todos os passos, inclusive redefinir os ajustes de rede, e o iPhone já está no iOS 26.5, eu não insistiria em mais testes simples.

📌 Nesse ponto, como o problema envolve Apple Pay/NFC e AirDrop por aproximação em um iPhone novo, o mais prudente é procurar avaliação técnica.

Leve o iPhone à loja onde comprou ou a uma Apple Store/Centro de Serviço Autorizado Apple e informe que:

• o iPhone tem poucos dias de uso
  • o Apple Pay não é reconhecido nas maquininhas
  • o AirDrop por aproximação também não funciona
  • o iOS já está atualizado para 26.5
  • os ajustes de rede já foram redefinidos
  • o problema continua mesmo após os testes básicos

⚠️ Como são dois recursos de aproximação falhando ao mesmo tempo, não parece valer a pena ficar aguardando indefinidamente por atualização sem antes ter uma avaliação do aparelho, principalmente por ser uma compra recente.

Se possível, leve também a nota fiscal e grave um vídeo curto mostrando o Apple Pay não sendo reconhecido e o AirDrop por aproximação falhando. Isso pode ajudar bastante na análise.

Espero que consiga resolver logo.

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

iPhone 16 não funciona pagamento NFC e AirDrop pôr aproximação

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.