Central de controle voltando ao padrão original sozinha

Tenho esse Mac mini M4 há alguns meses. Uma coisa que sempre me estranhou é que a central de controle se desfaz sozinha, eu deixo ela do meu jeito e só enquanto eu desligo o computador e ligo-o no dia seguinte ela perde o próprio leiaute. Encontrei uma captura de tela de como ela costuma ficar e de como ela amanheceu hoje, queria entender o que acontece pra ela voltar a ficar assim, não é recorrente, deve ser a quarta vez que isso me acontece.

Mac mini, macOS 26.5

Publicado em 31/05/2026 06:11

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 31/05/2026 06:45

Olá, Tiago128k!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelas imagens, parece que a Central de Controle não apenas mudou de posição: ela voltou para um layout mais “padrão”, como se a personalização anterior não tivesse sido preservada.

Um detalhe que chama atenção é a diferença de datas nas capturas: uma aparece em 22 de maio e a outra em 31 de maio. Então talvez não tenha sido algo que aconteceu imediatamente entre um desligamento e outro, mas sim em algum momento entre esses dias, possivelmente após atualização, reinício, falha ao salvar preferências ou algum ajuste do sistema.

Eu tentaria observar nesta ordem:

1. Personalização da Central de Controle: abra a Central de Controle > Editar Controles, reorganize do jeito que deseja e reinicie o Mac para ver se o layout se mantém
  2. Atualização do macOS: Ajustes do Sistema > Geral > Atualização de Software
  3. Modo de Segurança: teste iniciar o Mac em modo de segurança e depois reiniciar normalmente
  4. Outro usuário do Mac: crie ou teste em outro usuário para ver se a Central de Controle também perde o layout
  5. Itens de início: Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início e Extensões, veja se algum app de personalização, limpeza, acesso remoto ou gerenciamento pode estar interferindo

📌 Se isso acontecer de novo, vale anotar:

• data e hora aproximada
  • se houve atualização do macOS
  • se algum app novo foi instalado
  • se o Mac foi desligado normalmente ou reiniciado após travamento
  • se a mudança acontece só no seu usuário ou também em outro usuário do Mac

⚠️ Como não é algo que acontece sempre, pode ser difícil identificar na hora. Mas, se o layout voltar ao padrão repetidamente mesmo após atualizar o macOS e testar outro usuário, isso começa a parecer falha de preferência do sistema ou bug do macOS 26.5.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: eu recriaria o layout, reiniciaria para testar se ele é salvo e, se voltar a acontecer, compararia com outro usuário do Mac. O detalhe das datas nas capturas sugere que a mudança pode ter ocorrido em algum ponto entre os dias 22 e 31, não necessariamente apenas ao ligar o Mac no dia seguinte.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

31/05/2026 06:45 em resposta a Tiago128k

Olá, Tiago128k!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelas imagens, parece que a Central de Controle não apenas mudou de posição: ela voltou para um layout mais “padrão”, como se a personalização anterior não tivesse sido preservada.

Um detalhe que chama atenção é a diferença de datas nas capturas: uma aparece em 22 de maio e a outra em 31 de maio. Então talvez não tenha sido algo que aconteceu imediatamente entre um desligamento e outro, mas sim em algum momento entre esses dias, possivelmente após atualização, reinício, falha ao salvar preferências ou algum ajuste do sistema.

Eu tentaria observar nesta ordem:

1. Personalização da Central de Controle: abra a Central de Controle > Editar Controles, reorganize do jeito que deseja e reinicie o Mac para ver se o layout se mantém
  2. Atualização do macOS: Ajustes do Sistema > Geral > Atualização de Software
  3. Modo de Segurança: teste iniciar o Mac em modo de segurança e depois reiniciar normalmente
  4. Outro usuário do Mac: crie ou teste em outro usuário para ver se a Central de Controle também perde o layout
  5. Itens de início: Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início e Extensões, veja se algum app de personalização, limpeza, acesso remoto ou gerenciamento pode estar interferindo

📌 Se isso acontecer de novo, vale anotar:

• data e hora aproximada
  • se houve atualização do macOS
  • se algum app novo foi instalado
  • se o Mac foi desligado normalmente ou reiniciado após travamento
  • se a mudança acontece só no seu usuário ou também em outro usuário do Mac

⚠️ Como não é algo que acontece sempre, pode ser difícil identificar na hora. Mas, se o layout voltar ao padrão repetidamente mesmo após atualizar o macOS e testar outro usuário, isso começa a parecer falha de preferência do sistema ou bug do macOS 26.5.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: eu recriaria o layout, reiniciaria para testar se ele é salvo e, se voltar a acontecer, compararia com outro usuário do Mac. O detalhe das datas nas capturas sugere que a mudança pode ter ocorrido em algum ponto entre os dias 22 e 31, não necessariamente apenas ao ligar o Mac no dia seguinte.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Central de controle voltando ao padrão original sozinha

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.