Olá, anglops!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
Pelo nível de detalhe do seu relato, parece mesmo um kernel panic ligado ao subsistema gráfico/Display Co-Processor, principalmente pelas referências a AppleDCP, RTKit e DCP0 PANIC.
📌 Eu não cravaria de imediato como defeito físico nem como bug puramente de software. Esse tipo de panic pode aparecer quando há falha de sincronização entre macOS, firmware gráfico, tela interna, monitor externo, cabo, dock, taxa de atualização, HDR ou algum estado de repouso/despertar.
Eu tentaria isolar o gatilho nesta ordem:
- Backup: faça um backup pelo Time Machine antes de qualquer teste mais profundo
- Atualização do macOS: Ajustes do Sistema > Geral > Atualização de Software
- [mTela externa: teste alguns dias sem nenhum monitor externo, dock, hub ou adaptador conectado
- [mCabo/adaptador: se usa monitor externo, teste outro cabo direto, sem dock, de preferência certificado e compatível com a resolução/taxa usadas
- Taxa de atualização: reduza temporariamente para 60 Hz, se estiver usando 120 Hz, 144 Hz, 240 Hz ou variável
- HDR/escala: teste desativar HDR e usar uma escala/resolução mais padrão por alguns dias
- Repouso/tampa: observe se o panic acontece ao fechar a tampa, acordar do repouso, conectar/desconectar monitor ou alternar entre telas
- Modo de Segurança: inicie o Mac em modo de segurança e veja se o comportamento se repete
- Diagnóstico Apple: desligue o Mac, mantenha o botão liga/desliga pressionado até aparecerem as opções de inicialização e pressione Command (⌘) + D; depois anote qualquer código de referência exibido
📌 Se o panic só acontece com monitor externo, cabo, dock ou uma configuração específica de resolução/Hz/HDR, eu focaria nessa cadeia de vídeo antes de suspeitar da placa lógica.
⚠️ Mas se o Mac reinicia mesmo usando apenas a tela interna, sem periféricos, com macOS atualizado e após teste em modo de segurança, aí o caso já merece avaliação oficial, porque o log aponta para uma camada baixa do sistema gráfico.
Também vale guardar:
- relatórios de panic completos
- data e hora dos reboots
- se estava usando tela interna ou externa
- modelo do monitor, cabo, hub/dock e taxa de atualização
- se ocorreu ao acordar do repouso, fechar tampa ou reproduzir vídeo/HDR
📌 Artigos oficiais da Apple:
Resumindo: o log realmente aponta para a área gráfica/DCP, mas o próximo passo é isolar se o gatilho vem de monitor externo/cabo/dock/Hz/HDR/repouso ou se ocorre até no uso limpo com a tela interna. Se ocorrer no uso limpo, com logs recorrentes, eu levaria para análise oficial com os relatórios de panic salvos.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli