Tempo de uso não funciona

A função Tempo de Uso no meu iPhone não funciona corretamente. Tenho um iPhone 16e há 1 ano e 2 meses, e essa função parou de funcionar há alguns meses.

Já tentei todas as soluções possíveis para resolver o problema: desativei e ativei a função novamente, reiniciei o celular, redefini as configurações do aparelho e atualizei para o iOS 26, mas nada funcionou.

Quando o celular ainda estava na versão mais recente do iOS 18, o Tempo de Uso nem sequer contabilizava o tempo que eu passava nos aplicativos. Agora, após a atualização, ele registra algumas atividades, mas não todas. Por exemplo, enquanto passei cerca de 3h30 usando o celular, o Tempo de Uso mostrou apenas 1 hora. Pelo que percebi, ele não está contabilizando o uso de alguns aplicativos, como Spotify, Instagram, WhatsApp e YouTube. 

Além disso, os limites de tempo que configuro para os aplicativos não funcionam. Na verdade, nenhuma função do Tempo de Uso parece funcionar corretamente.

Não faço ideia do que pode ter acontecido para ele estar assim. Alguém sabe o que pode causar esse problema ou como resolvê-lo?

iPhone 16e

Publicado em 31/05/2026 14:50

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 31/05/2026 14:58

Olá, nanda194!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Pelo que você descreveu, parece que o Tempo de Uso não está apenas com atraso no relatório, mas falhando tanto na contagem quanto na aplicação dos limites.

📌 Como isso já acontecia no iOS 18, continuou no iOS 26 e não foi resolvido com reinício, redefinição de ajustes e atualização, eu tentaria isolar se o problema está no recurso em si, em algum ajuste da conta/iCloud ou na forma como os apps estão sendo classificados.

Eu conferiria nesta ordem:

1. Compartilhar entre dispositivos: Ajustes > Tempo de Uso > Compartilhar Entre Dispositivos, teste desativar e ativar novamente
  2. Limites de Apps: Ajustes > Tempo de Uso > Limites de Apps, apague os limites antigos e crie um limite novo para apenas um app específico, como Instagram ou YouTube
  3. Sempre Permitidos: Ajustes > Tempo de Uso > Sempre Permitidos, veja se os apps que não estão sendo bloqueados aparecem como permitidos
  4. Conteúdo e Privacidade: Ajustes > Tempo de Uso > Conteúdo e Privacidade, confira se não há alguma configuração antiga interferindo
  5. Código do Tempo de Uso: Ajustes > Tempo de Uso > Bloquear Ajustes do Tempo de Uso, ative um código para impedir alterações nos limites
  6. Data e hora: Ajustes > Geral > Data e Hora > Automaticamente, deixe ativado
  7. Apps afetados: 🔄 atualize Spotify, Instagram, WhatsApp e YouTube pela App Store

📌 Depois faça um teste simples:

• crie um limite de 1 minuto apenas para um app

abra esse app e use por alguns minutos

• veja se o Tempo de Uso contabiliza e bloqueia corretamente
  • repita com outro app de categoria diferente

⚠️ Se o limite não funcionar nem em um teste simples com apenas um app, isso já aponta mais para falha do Tempo de Uso/iOS do que para erro de configuração dos limites.

Como você já fez muitos testes, eu também evitaria ficar redefinindo tudo repetidamente. Se o problema continuar, registre prints mostrando o uso real, o relatório incorreto e os limites não funcionando. Isso ajuda caso você precise reportar o comportamento como possível bug do iOS.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: eu apagaria os limites antigos, criaria um teste novo com apenas um app, verificaria “Sempre Permitidos”, data/hora e compartilhamento entre dispositivos. Se nem esse teste simples funcionar, parece mais uma falha do Tempo de Uso no iOS do que algo que você esteja configurando errado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

3 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

31/05/2026 14:58 em resposta a nanda194

Olá, nanda194!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

Pelo que você descreveu, parece que o Tempo de Uso não está apenas com atraso no relatório, mas falhando tanto na contagem quanto na aplicação dos limites.

📌 Como isso já acontecia no iOS 18, continuou no iOS 26 e não foi resolvido com reinício, redefinição de ajustes e atualização, eu tentaria isolar se o problema está no recurso em si, em algum ajuste da conta/iCloud ou na forma como os apps estão sendo classificados.

Eu conferiria nesta ordem:

1. Compartilhar entre dispositivos: Ajustes > Tempo de Uso > Compartilhar Entre Dispositivos, teste desativar e ativar novamente
  2. Limites de Apps: Ajustes > Tempo de Uso > Limites de Apps, apague os limites antigos e crie um limite novo para apenas um app específico, como Instagram ou YouTube
  3. Sempre Permitidos: Ajustes > Tempo de Uso > Sempre Permitidos, veja se os apps que não estão sendo bloqueados aparecem como permitidos
  4. Conteúdo e Privacidade: Ajustes > Tempo de Uso > Conteúdo e Privacidade, confira se não há alguma configuração antiga interferindo
  5. Código do Tempo de Uso: Ajustes > Tempo de Uso > Bloquear Ajustes do Tempo de Uso, ative um código para impedir alterações nos limites
  6. Data e hora: Ajustes > Geral > Data e Hora > Automaticamente, deixe ativado
  7. Apps afetados: 🔄 atualize Spotify, Instagram, WhatsApp e YouTube pela App Store

📌 Depois faça um teste simples:

• crie um limite de 1 minuto apenas para um app

abra esse app e use por alguns minutos

• veja se o Tempo de Uso contabiliza e bloqueia corretamente
  • repita com outro app de categoria diferente

⚠️ Se o limite não funcionar nem em um teste simples com apenas um app, isso já aponta mais para falha do Tempo de Uso/iOS do que para erro de configuração dos limites.

Como você já fez muitos testes, eu também evitaria ficar redefinindo tudo repetidamente. Se o problema continuar, registre prints mostrando o uso real, o relatório incorreto e os limites não funcionando. Isso ajuda caso você precise reportar o comportamento como possível bug do iOS.

Resumindo: eu apagaria os limites antigos, criaria um teste novo com apenas um app, verificaria “Sempre Permitidos”, data/hora e compartilhamento entre dispositivos. Se nem esse teste simples funcionar, parece mais uma falha do Tempo de Uso no iOS do que algo que você esteja configurando errado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

31/05/2026 16:00 em resposta a nanda194

Olá, nanda194!

Obrigado pelo retorno e pelo print.

Como você já fez os testes principais e o Tempo de Uso está contabilizando horas em sites/apps que você usou por poucos minutos, enquanto deixa de contabilizar corretamente o Instagram, isso realmente parece mais uma falha do próprio Tempo de Uso/iOS do que apenas uma configuração simples.

📌 O detalhe mais importante do seu print é justamente essa inconsistência:

• sites como Mobifácil e Buser aparecem com várias horas de uso
  • o Instagram aparece com limite configurado
  • mas o tempo real do Instagram não está sendo contado corretamente
  • por isso o limite também não é aplicado como deveria

Nesse ponto, o teste mais conclusivo seria fazer backup, apagar o iPhone e configurar como novo, sem restaurar o backup inicialmente.

⚠️ Antes disso, faça backup dos seus dados importantes, confira fotos, iCloud, WhatsApp e apps que dependem de login próprio. Esse teste exige cuidado, porque restaurar ou apagar o iPhone sem backup pode causar perda de dados.

O teste ideal seria:

• Backup: faça backup do iPhone no iCloud ou em um computador
  • WhatsApp: confirme o backup dentro do próprio WhatsApp antes de apagar o iPhone
  • Apagar iPhone: Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Apagar Conteúdo e Ajustes
  • Configuração limpa: configure como novo, sem restaurar o backup
  • Teste do Tempo de Uso: instale apenas Instagram ou outro app afetado e crie um limite simples
  • Resultado: veja se o Tempo de Uso contabiliza e bloqueia corretamente

📌 Se funcionar configurando como novo, o problema provavelmente está em algum ajuste antigo, dado migrado ou configuração trazida pelo backup.

⚠️ Se continuar falhando mesmo com o iPhone configurado como novo, com poucos apps instalados e sem puxar o backup, aí a chance de ser bug do iOS fica bem maior.

Resumindo: como os testes normais já foram feitos, eu partiria para um teste limpo com backup feito antes. É o melhor jeito de separar problema vindo do backup de uma falha real do Tempo de Uso/iOS.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

31/05/2026 15:22 em resposta a SilverMan

Eu já fiz tudo isso e nada funciona. Acabei de ver aqui que ele está contabilizando o tempo errado para outros aplicativos que eu não estou usando. Fala que fiquei 3h em apps como Buser e Mobifacil. Eu entrei nesses dois aplicativos hoje de manhã por poucos minutos. O limite que coloquei no Instagram não funciona porque não contabiliza o tempo que fiquei nele.

Tempo de uso não funciona

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.