Olá, _pamelad!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Como você percebeu a mudança logo após atualizar para o iOS 26.5 e o iPhone já está na versão mais recente, eu não trataria apenas como “lente suja”.
Pode ser algum ajuste da câmera, processamento de imagem, modo ativado sem perceber, problema temporário após a atualização ou, em alguns casos, algo físico que ficou mais perceptível depois.
Eu testaria nesta ordem:
- Lente externa: limpe a câmera com pano macio, seco e sem fiapos
- Capa/protetor: remova capa, película ou protetor de câmera e teste novamente
- Lentes diferentes: teste 0,5x, 1x, 2x/3x para ver se a perda de qualidade acontece em todas ou só em uma lente
- Outro app: teste a câmera no WhatsApp, Instagram ou outro app para comparar com o app Câmera
- Formatos: Ajustes > Câmera > Formatos, teste temporariamente “Mais Compatível”
- Preservar Ajustes: Ajustes > Câmera > Preservar Ajustes, veja se algum modo, filtro ou ajuste ficou sendo mantido
- Reinício: reinicie o iPhone e teste novamente em boa iluminação
📌 Também vale comparar:
- foto com boa luz natural
- foto em ambiente interno
- foto usando 1x
- foto usando outra lente
Se a qualidade ruim aparece só na câmera traseira principal, mesmo sem capa/protetor e em boa iluminação, isso pode indicar algo específico daquela lente ou do processamento dessa câmera.
⚠️ Como você já está no iOS 26.5, não há muito o que fazer em relação a atualização agora além de aguardar uma próxima correção, caso seja bug do iOS. Mas antes disso eu tentaria separar se o problema ocorre em todas as lentes ou apenas em uma.
📌 Artigos oficiais da Apple:
Resumindo: remova qualquer capa/protetor, teste as lentes separadamente e compare em outro app. Se a perda de qualidade continuar só na câmera traseira, mesmo em boa luz, vale registrar exemplos e procurar avaliação técnica.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli