Olá, flanhenrique!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Duas horas pode acontecer em alguns casos durante a configuração inicial, mas se a barra não anda, a tela não muda e o iPhone parece exatamente no mesmo ponto há muito tempo, eu já trataria como atualização travada.
Antes de interromper, faça uma checagem rápida:
- toque uma vez na tela ou pressione rapidamente o botão lateral
- veja se aparece alguma mensagem como “atualizando” ou algum progresso novo
- mantenha o iPhone ligado ao carregador
- confirme se o Wi-Fi está funcionando bem em outro aparelho
Se continuar parado no mesmo ponto, eu tentaria forçar a reinicialização:
- pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume
- pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume
- mantenha pressionado o botão lateral até aparecer o logotipo da Apple
Depois disso, tente continuar a configuração usando uma rede Wi-Fi estável e mantendo o iPhone no carregador.
⚠️ Se voltar para a mesma atualização e travar novamente, o melhor caminho é usar um computador para atualizar o iPhone.
No Mac, use o Finder. No Windows, use o app Dispositivos Apple ou o iTunes atualizado.
Quando aparecer a opção entre “Atualizar” e “Restaurar”, escolha primeiro “Atualizar”.
⚠️ Esse detalhe é importante:
- Atualizar tenta reinstalar/atualizar o iOS sem apagar o iPhone
- Restaurar apaga o iPhone
Por isso, eu deixaria “Restaurar” apenas como última alternativa, se a opção “Atualizar” pelo computador também não resolver.
📌 Artigos oficiais da Apple:
Resumindo: se ficou duas horas realmente sem progresso, eu não deixaria indefinidamente. Primeiro force a reinicialização; se travar de novo, use um computador e tente “Atualizar” antes de qualquer “Restaurar”.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli