Olá, tatielefs!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
⚠️ Pelo que você descreveu, eu trataria esse caso como possível falha física ou elétrica, não apenas como um problema comum de carregamento.
O histórico é importante:
- o iPhone reiniciava ao conectar no carregador
- depois ficou preso em 4%/5%
- em seguida desligou e não liga mais
- o adaptador usado fazia chiado/barulho na tomada
- outros cabos e carregadores não fazem o iPhone reagir
Esse conjunto de sintomas pode indicar problema no circuito de carga, bateria, porta USB-C, placa ou algum dano causado/agravado por alimentação elétrica instável.
✔️ Antes de levar para avaliação, eu tentaria apenas o básico seguro:
- use somente carregador e cabo confiáveis
- deixe conectado por pelo menos 30 minutos
- force a reinicialização: pressione e solte rapidamente aumentar volume, pressione e solte rapidamente diminuir volume, mantenha o botão lateral pressionado por alguns segundos
- verifique visualmente se há sujeira, líquido ou dano na porta USB-C, sem inserir objeto metálico
⚠️ Eu não insistiria em vários carregadores, adaptadores ou tentativas repetidas. Como houve chiado no carregador e o iPhone não mostra símbolo de carga, não aquece e não liga, o mais prudente é parar os testes caseiros e levar para avaliação em uma Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple.
Se possível, leve:
- o iPhone
- o cabo usado
- o adaptador que fazia barulho, se ainda tiver
- nota fiscal ou comprovante de compra
- informe que ele reiniciava ao conectar no carregador antes de apagar totalmente
📌 Artigos oficiais da Apple:
Resumindo: como o aparelho apagou totalmente após falhas ao carregar e havia ruído no adaptador, eu faria só o teste seguro de carga/reinicialização e procuraria avaliação técnica o quanto antes.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli