Olá, RafahPortela!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
Pelo que você descreveu, parece ser algum alerta/alarme preso no sistema ou vindo de algum app, principalmente por ter começado depois de uma atualização e aparecer como uma tela preta de alarme.
📌 Eu começaria separando os alarmes do sistema dos alertas de apps.
✔️ Confira nesta ordem:
- Relógio > Alarmes e apague qualquer alarme antigo, mesmo que esteja desativado
- Saúde > Sono > Horários e Opções e veja se existe algum alarme de despertar configurado
- Lembretes e Calendário, para verificar se existe algum alerta recorrente
- Ajustes > Notificações e veja se algum app tem som de alerta ativado sem aparecer claramente
- Ajustes > Sons e Tato > Toque e Alertas, para testar se o som lembra algum alerta do sistema
📌 Como você disse que só para quando aperta um botão lateral, teste também:
- quando tocar de novo, veja se aparece algum nome de app na tela ou na Central de Notificações
- depois que parar, abra a Central de Notificações e veja se ficou algum alerta recente
- confira em Ajustes > Tempo de Uso > Ver Todas as Atividades se algum app aparece ativo no horário em que o som tocou
Se não encontrar nada, eu faria estes passos:
- reinicie o iPhone
- 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
- apague e recrie os alarmes realmente necessários
- desative temporariamente notificações de apps que possam ter alarmes próprios, como apps de sono, calendário, medicação, tarefas, segurança, banco ou automação
Se continuar acontecendo, o próximo teste seria:
- Ajustes > Geral > Transferir ou Redefinir o iPhone > Redefinir > Redefinir Todos os Ajustes
⚠️ Essa opção não apaga fotos, apps ou dados pessoais, mas redefine preferências do sistema, notificações, Wi-Fi, tela, sons, privacidade e outros ajustes.
📌 Artigo oficial da Apple:
Resumindo: eu investigaria primeiro Relógio, Sono/Saúde, Lembretes, Calendário e notificações de apps. Se não aparecer a origem, a redefinição de todos os ajustes pode ajudar a limpar algum alerta ou configuração presa após a atualização.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli