Olá, karlylle!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
⚠️ Pela foto e pelo que você descreveu, eu trataria isso como um problema de segurança, não apenas como desgaste normal de bateria.
Se a bateria está inchada e empurrando a tela, pare de usar e pare de carregar o iPhone até ele ser avaliado. Não pressione a tela, não tente encaixar de volta, não fure, não aqueça e não tente abrir o aparelho.
O comportamento que você relatou também combina com falha importante de bateria:
- desligou mesmo com cerca de 80%
- voltou com menos de 10% em pouco tempo
- a tela parece estar sendo empurrada
- a lateral mostra abertura/curvatura
📌 O que eu faria agora:
- desligar o iPhone, se for seguro fazer isso
- não carregar mais o aparelho
- não pressionar a tela
- não usar capa apertando o aparelho
- manter longe de calor, sol, cama, sofá ou material inflamável
- fazer backup apenas se o aparelho ainda ligar e sem forçar o uso
- procurar avaliação em uma Apple Store ou Centro de Serviço Autorizado Apple o quanto antes
📌 Para iniciar uma solicitação de reparo/avaliação:
⚠️ Mesmo que o iPhone esteja conservado e não tenha sofrido queda, bateria inchada precisa de avaliação técnica. A Comunidade não consegue confirmar cobertura, custo ou garantia por aqui, porque isso depende da inspeção do aparelho.
📌 Artigos oficiais da Apple:
Resumindo: pelo sinal de bateria inchada empurrando a tela, eu não continuaria usando nem carregando o iPhone. Leve para avaliação o quanto antes.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli