Olá, walace64!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Pelo que você descreveu, o problema parece estar no comportamento do WhatsApp ao direcionar o áudio entre o alto-falante principal e o auricular.
Se ao aproximar o iPhone do ouvido a tela apaga, isso indica que o sensor de proximidade provavelmente está funcionando. Nesse caso, o problema tende a ser mais do próprio WhatsApp ou de alguma falha temporária no roteamento de áudio, e não necessariamente defeito físico do iPhone.
Esse relato tem aparecido em outros tópicos também. Eu mesmo já passei por algo parecido no WhatsApp: o sensor parecia reconhecer a aproximação, mas o áudio não alternava corretamente para o auricular. Depois de alguns testes, voltou a funcionar como esperado.
✔️ Eu testaria nesta ordem:
- abra um áudio do WhatsApp e, enquanto ele estiver tocando, aumente o volume pelos botões laterais do iPhone
- durante a reprodução, aproxime o iPhone do ouvido ou cubra levemente a região superior da tela, onde fica o sensor de proximidade
- teste isso algumas vezes com áudios diferentes, para ver se o WhatsApp volta a alternar corretamente
- teste com o modo silencioso ativado e desativado
- feche completamente o WhatsApp e abra novamente
- reinicie o iPhone
- 🔄 verifique se há atualização do WhatsApp na App Store
- 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
- desligue temporariamente o Bluetooth para garantir que o áudio não esteja tentando sair por outro dispositivo
- confira se não há fone, carro, relógio ou caixa Bluetooth conectados
📌 Para separar se é WhatsApp ou iPhone, teste também:
- faça uma ligação normal e veja se o áudio pelo auricular funciona
- faça uma chamada pelo FaceTime e teste o áudio no ouvido
- grave algo no app Gravador e reproduza
- teste áudio em outro app, como Telegram ou Instagram, se tiver
Se chamadas normais e FaceTime funcionarem corretamente, isso reforça que o iPhone está funcionando e que o problema está mais ligado ao WhatsApp.
⚠️ Eu evitaria apagar o WhatsApp logo de início. Antes de qualquer reinstalação, faça backup das conversas:
- WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas
Se o problema continuar mesmo após atualizar e reiniciar, reporte diretamente ao WhatsApp:
Explique que, ao ouvir áudio privado no iPhone, a tela apaga ao aproximar do rosto, mas o áudio continua saindo também pelo alto-falante inferior.
Resumindo: como é um iPhone novo e o problema parece acontecer só no WhatsApp, eu testaria primeiro volume durante a reprodução, sensor de proximidade, Bluetooth, FaceTime/ligação normal e atualização do app antes de pensar em defeito no aparelho.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli