Olá, luanasasaki!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Entendo totalmente a sua estranheza, principalmente comparando com o iPhone XR e o iPhone 13 que demoraram bem mais para chegar em 90%.
Mas a saúde da bateria não cai de forma igual em todos os aparelhos e nem de maneira linear. Às vezes ela fica meses parada em um número e depois cai alguns pontos em pouco tempo.
No seu caso, 90% com 8 meses chama atenção, mas não confirma sozinho que exista defeito. A bateria depende muito de:
- quantidade de ciclos
- calor durante o uso
- uso pesado carregando
- jogos, câmera, GPS, 5G e apps em segundo plano
- carregamento sem fio com aquecimento
- tempo que o iPhone passa em 100% conectado
📌 Pense na bateria como pneu de carro: mesmo cuidando bem, ela desgasta com uso, tempo e temperatura. Bons hábitos ajudam, mas não impedem o desgaste natural.
O maior vilão geralmente é o calor.
⚠️ Situações que mais prejudicam a bateria:
- usar o iPhone no sol ou dentro do carro quente
- jogar, gravar vídeo, usar GPS ou apps pesados enquanto carrega
- carregar com capa grossa se o aparelho estiver esquentando
- usar carregadores/cabos ruins ou sem boa procedência
- deixar o iPhone aquecendo por muito tempo no carregamento sem fio
✔️ Eu conferiria estes pontos:
- Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria
- veja a Capacidade Máxima
- veja a Contagem de Ciclos, se aparecer no seu modelo
- veja se aparece alguma mensagem sobre bateria degradada ou manutenção
- Ajustes > Bateria > Uso da Bateria para identificar apps consumindo demais
- Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria > Limite de Carregamento
Se você costuma carregar à noite ou deixar muito tempo na tomada, vale usar o Carregamento Otimizado ou um limite de carregamento, se disponível para o seu modelo.
📌 Eu também observaria se há sintomas além dos 90%, como:
- iPhone desligando sozinho
- aquecimento excessivo sem motivo
- queda de bateria muito rápida em repouso
- mensagem de manutenção da bateria
- desempenho claramente reduzido
Se não houver esses sintomas, eu acompanharia por mais algumas semanas, evitando calor e uso pesado durante o carregamento.
⚠️ Como ainda tem menos de 1 ano, se continuar caindo rápido ou aparecer mensagem de manutenção, vale registrar prints da Saúde da Bateria, ciclos e uso da bateria para uma avaliação dentro do período de garantia.
📌 Artigos oficiais da Apple:
📌 Também deixo uma Dica de Usuário que preparei sobre saúde da bateria do iPhone:
Resumindo: 90% em 8 meses não é o resultado que a gente espera ver tão cedo, mas também não prova defeito sozinho. Eu olharia ciclos, calor, uso carregando e possíveis mensagens de manutenção. Se continuar caindo rápido, aí sim vale buscar avaliação enquanto o aparelho ainda está no primeiro ano.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli