Problema na atualização

Olá, tenho um iPhone 15. Meu celular perdeu completamente o sinal da operadora. Fui à TIM e eles confirmaram que o eSIM está ativo e funcionando. Aparece a mensagem 'Cellular Network Issue' no iPhone. Também percebi que em Ajustes > Geral > Sobre o campo 'Firmware do Modem' está em branco. Já reiniciei o aparelho, redefini os ajustes de rede, apaguei e baixei a atualização novamente e tentei atualizar pelo computador, mas a atualização fica travada em 'Verificando atualização'. Gostaria de saber qual é o problema, por favor?

iPhone 15, iOS 26

Publicado em 8/06/2026 16:13

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 8/06/2026 17:23

Olá, Luanagomess_!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, o problema não parece estar no eSIM da TIM.

O ponto mais importante é este:

• aparece “Cellular Network Issue”
  • a operadora confirmou que o eSIM está ativo
  • o campo “Firmware do Modem” aparece em branco
  • o iPhone perdeu completamente o sinal da operadora

Quando o “Firmware do Modem” fica em branco, isso costuma indicar que o iPhone não está carregando corretamente a parte responsável pela rede celular. Pode ser falha do iOS, falha na atualização ou problema no modem/baseband do aparelho.

Como você já reiniciou, redefiniu os ajustes de rede, apagou e baixou a atualização novamente e tentou atualizar pelo computador, eu não ficaria repetindo os mesmos testes básicos.

✔️ O próximo teste útil seria tentar atualizar pelo computador em modo de recuperação:

• conecte o iPhone ao computador
  • pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume
  • pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume
  • mantenha pressionado o botão lateral até aparecer a tela de modo de recuperação
  • no computador, quando aparecer “Atualizar” ou “Restaurar”, escolha primeiro “Atualizar”

⚠️ Escolha primeiro “Atualizar”, não “Restaurar”.

• Atualizar tenta reinstalar o iOS sem apagar o iPhone
  • Restaurar apaga o iPhone

Antes de qualquer tentativa de restauração, confirme se você tem backup recente.

⚠️ Também tenha cuidado com o eSIM. Se apagar/restaurar o iPhone, pode ser necessário reativar o eSIM com a TIM depois.

Se mesmo pelo modo de recuperação a atualização ficar travada em “Verificando atualização”, ou se o iPhone atualizar e continuar sem “Firmware do Modem”, aí eu trataria como possível falha de hardware/modem e procuraria avaliação da Apple ou de uma assistência autorizada.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: pelo conjunto dos sintomas, principalmente “Cellular Network Issue” junto com “Firmware do Modem” em branco, não parece ser apenas configuração da TIM. Eu tentaria uma atualização pelo computador em modo de recuperação; se não resolver, o aparelho precisa ser avaliado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

8/06/2026 17:23 em resposta a Luanagomess_

Olá, Luanagomess_!

Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, o problema não parece estar no eSIM da TIM.

O ponto mais importante é este:

• aparece “Cellular Network Issue”
  • a operadora confirmou que o eSIM está ativo
  • o campo “Firmware do Modem” aparece em branco
  • o iPhone perdeu completamente o sinal da operadora

Quando o “Firmware do Modem” fica em branco, isso costuma indicar que o iPhone não está carregando corretamente a parte responsável pela rede celular. Pode ser falha do iOS, falha na atualização ou problema no modem/baseband do aparelho.

Como você já reiniciou, redefiniu os ajustes de rede, apagou e baixou a atualização novamente e tentou atualizar pelo computador, eu não ficaria repetindo os mesmos testes básicos.

✔️ O próximo teste útil seria tentar atualizar pelo computador em modo de recuperação:

• conecte o iPhone ao computador
  • pressione e solte rapidamente o botão de aumentar volume
  • pressione e solte rapidamente o botão de diminuir volume
  • mantenha pressionado o botão lateral até aparecer a tela de modo de recuperação
  • no computador, quando aparecer “Atualizar” ou “Restaurar”, escolha primeiro “Atualizar”

⚠️ Escolha primeiro “Atualizar”, não “Restaurar”.

• Atualizar tenta reinstalar o iOS sem apagar o iPhone
  • Restaurar apaga o iPhone

Antes de qualquer tentativa de restauração, confirme se você tem backup recente.

⚠️ Também tenha cuidado com o eSIM. Se apagar/restaurar o iPhone, pode ser necessário reativar o eSIM com a TIM depois.

Se mesmo pelo modo de recuperação a atualização ficar travada em “Verificando atualização”, ou se o iPhone atualizar e continuar sem “Firmware do Modem”, aí eu trataria como possível falha de hardware/modem e procuraria avaliação da Apple ou de uma assistência autorizada.

📌 Artigos oficiais da Apple:

Resumindo: pelo conjunto dos sintomas, principalmente “Cellular Network Issue” junto com “Firmware do Modem” em branco, não parece ser apenas configuração da TIM. Eu tentaria uma atualização pelo computador em modo de recuperação; se não resolver, o aparelho precisa ser avaliado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

Problema na atualização

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.