Olá, jadson415!
Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Pelo que você descreveu, isso parece mais uma falha do WhatsApp ao direcionar o áudio para o alto-falante superior/auricular do que um defeito no iPhone.
Digo isso porque:
- em ligações o alto-falante auricular funciona normalmente
- você consegue mandar áudios
- os sensores parecem normais
- o problema acontece especificamente ao ouvir áudio no WhatsApp
Esse comportamento tem aparecido em vários relatos de usuários. Eu mesmo já passei por algo parecido no WhatsApp: o iPhone reconhecia a aproximação, mas o áudio não alternava corretamente para o alto-falante superior/auricular.
✔️ Eu testaria assim:
- abra um áudio do WhatsApp e deixe tocando
- aproxime o iPhone do ouvido ou cubra levemente a parte superior da tela com a mão
- enquanto o áudio toca, aumente e diminua o volume pelos botões laterais
- repita o teste algumas vezes com áudios diferentes
- veja se o som volta a sair pelo alto-falante superior/auricular
📌 Também confira:
- desligue temporariamente o Bluetooth em Ajustes > Bluetooth
- veja se o iPhone não está conectado a fone, carro, caixa de som ou outro dispositivo de áudio
- teste com o modo silencioso ativado e desativado
- confira se há algum Foco ativo em Ajustes > Foco
- feche completamente o WhatsApp e abra novamente
- reinicie o iPhone
- 🔄 verifique se há atualização do WhatsApp na App Store
- 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software
📌 Para confirmar que não é hardware, teste também:
- ligação normal
- FaceTime
- app Gravador
Se ligações, FaceTime e Gravador funcionam normalmente pelo alto-falante superior/auricular, isso reforça que o iPhone está funcionando e que a falha está concentrada no WhatsApp.
⚠️ Eu evitaria apagar o WhatsApp logo de início. Se for reinstalar, confirme antes se o backup das conversas está atualizado:
- WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas
Se continuar acontecendo só no WhatsApp, vale reportar pelo próprio app:
Resumindo: se o alto-falante auricular funciona em ligações e o problema acontece só com áudios do WhatsApp, tudo indica bug do próprio WhatsApp no modo de áudio privado.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
Felipe Lapolli