O áudios do meu WhatsApp só consigo ouvir no viva voz

Olá, os áudios no meu WhatsApp só consigo ouviur no viva voz, já removi a película, a capa protetora e mesmo assim ao aproximar do ouvido o áudio continua saindo no viva voz.

iPhone 17 Pro Max, iOS 26

Publicado em 9/06/2026 13:28

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 9/06/2026 13:47

Olá, elton243!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, isso parece mais uma falha do WhatsApp ao alternar o áudio para o alto-falante superior/auricular do que um defeito no iPhone.

Esse comportamento tem aparecido em vários relatos de usuários. Eu mesmo já passei por algo parecido no WhatsApp: o iPhone reconhecia que estava próximo do ouvido, mas o áudio continuava saindo alto pelo viva-voz.

Como você já removeu película e capa, isso ajuda a descartar obstrução física na parte superior da tela.

✔️ Eu testaria assim:

1. abra um áudio do WhatsApp e deixe tocando
  2. aproxime o iPhone do ouvido ou cubra levemente a parte superior da tela com a mão
  3. enquanto o áudio toca, aumente e diminua o volume pelos botões laterais
  4. repita o teste algumas vezes com áudios diferentes
  5. veja se o som passa para o alto-falante superior/auricular

📌 Também confira:

• desligue temporariamente o Bluetooth em Ajustes > Bluetooth
  • veja se o iPhone não está conectado a fone, carro, caixa de som ou outro dispositivo de áudio
  • teste com o modo silencioso ativado e desativado
  • confira se há algum Foco ativo em Ajustes > Foco
  • feche completamente o WhatsApp e abra novamente
  • reinicie o iPhone
  • 🔄 verifique se há atualização do WhatsApp na App Store
  • 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software

📌 Para separar se é WhatsApp ou iPhone, teste também:

• ligação normal
  • FaceTime
  • app Gravador
  • áudio pelo app Mensagens

Se esses testes funcionarem pelo alto-falante superior/auricular, isso reforça que o iPhone está funcionando e que a falha está concentrada no WhatsApp.

⚠️ Eu evitaria apagar o WhatsApp logo de início. Se for reinstalar, confirme antes se o backup das conversas está atualizado:

• WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas

Se continuar acontecendo só no WhatsApp, vale reportar pelo próprio app:

📌 Também deixo uma Dica de Usuário sobre esse problema específico:

Resumindo: se o iPhone funciona normalmente em ligações, FaceTime ou Mensagens, mas o áudio do WhatsApp continua saindo em viva-voz, tudo indica bug do próprio WhatsApp no modo de áudio privado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

9/06/2026 13:47 em resposta a elton243

Olá, elton243!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, isso parece mais uma falha do WhatsApp ao alternar o áudio para o alto-falante superior/auricular do que um defeito no iPhone.

Esse comportamento tem aparecido em vários relatos de usuários. Eu mesmo já passei por algo parecido no WhatsApp: o iPhone reconhecia que estava próximo do ouvido, mas o áudio continuava saindo alto pelo viva-voz.

Como você já removeu película e capa, isso ajuda a descartar obstrução física na parte superior da tela.

✔️ Eu testaria assim:

1. abra um áudio do WhatsApp e deixe tocando
  2. aproxime o iPhone do ouvido ou cubra levemente a parte superior da tela com a mão
  3. enquanto o áudio toca, aumente e diminua o volume pelos botões laterais
  4. repita o teste algumas vezes com áudios diferentes
  5. veja se o som passa para o alto-falante superior/auricular

📌 Também confira:

• desligue temporariamente o Bluetooth em Ajustes > Bluetooth
  • veja se o iPhone não está conectado a fone, carro, caixa de som ou outro dispositivo de áudio
  • teste com o modo silencioso ativado e desativado
  • confira se há algum Foco ativo em Ajustes > Foco
  • feche completamente o WhatsApp e abra novamente
  • reinicie o iPhone
  • 🔄 verifique se há atualização do WhatsApp na App Store
  • 🔄 verifique se há atualização disponível em Ajustes > Geral > Atualização de Software

📌 Para separar se é WhatsApp ou iPhone, teste também:

• ligação normal
  • FaceTime
  • app Gravador
  • áudio pelo app Mensagens

Se esses testes funcionarem pelo alto-falante superior/auricular, isso reforça que o iPhone está funcionando e que a falha está concentrada no WhatsApp.

⚠️ Eu evitaria apagar o WhatsApp logo de início. Se for reinstalar, confirme antes se o backup das conversas está atualizado:

• WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas

Se continuar acontecendo só no WhatsApp, vale reportar pelo próprio app:

📌 Também deixo uma Dica de Usuário sobre esse problema específico:

Resumindo: se o iPhone funciona normalmente em ligações, FaceTime ou Mensagens, mas o áudio do WhatsApp continua saindo em viva-voz, tudo indica bug do próprio WhatsApp no modo de áudio privado.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

Felipe Lapolli

O áudios do meu WhatsApp só consigo ouvir no viva voz

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.