Tahoe 26.5.1 - lentidão no MacBook M4 Pro

Depois que instalei o Tahoe o meu MacBook ficou lento, com a bolinha colorida aparecendo em muitas atividades. Contatei a Apple e reinstalei o iOS (várias vezes), fiz todos os testes que pediram e nada. Com uma atualização do problema sumiu. Agora, com a atualização para o Tahoe 26.5.1, o computador voltou a ficar lento, com a bolinha colorida aparecendo para tudo - WhatsApp, Pages, Mail, Pré-Visualização etc.

Alguém mais está passando por isso? Se alguém teve essa experiência, como resolveu?

Publicado em 10/06/2026 18:10

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 11/06/2026 19:22

Olá novamente, Galino!

Esse print ajuda bastante. Pela imagem, eu não interpretaria a queda no gráfico da CPU como a causa principal da lentidão. A bolinha colorida muitas vezes aparece não porque a CPU está no máximo, mas porque algum app ou processo está esperando resposta do sistema, disco, iCloud, permissões, indexação ou algum serviço em segundo plano.

📌 No seu print chamam atenção processos como corespotlightd, kernel_task, fileproviderd, tccd, Pages e WindowServer. Isso aponta mais para atividades de sistema, indexação do Spotlight, arquivos/iCloud/File Provider, permissões de privacidade e interface gráfica do que para um único app travando sozinho.

Eu faria a leitura assim:

• corespotlightd alto pode indicar indexação do Spotlight após atualização
  • fileproviderd alto pode ter relação com arquivos sincronizados, iCloud Drive ou provedores de arquivos
  • tccd está ligado a permissões de privacidade dos apps
  • [WindowServer alto pode aparecer quando a interface gráfica está pesada ou algum app está exigindo muito da janela/tela
  • kernel_task alto pode aparecer quando o macOS está gerenciando recursos do sistema, temperatura, energia ou algum processo de baixo nível

Então, em vez de olhar só a queda do gráfico, eu tentaria capturar o momento da bolinha colorida nestas abas:

• Monitor de Atividade > CPU > ordenar por % CPU
  • Monitor de Atividade > Memória > verificar se a pressão de memória fica amarela ou vermelha
  • Monitor de Atividade > Disco > verificar se há leitura/gravação intensa constante
  • Monitor de Atividade > Energia > ver se algum app aparece com uso anormal

Se corespotlightd e fileproviderd continuarem no topo por muito tempo, eu deixaria o Mac ligado na energia, conectado à internet e sem repousar por algumas horas, para ver se ele termina indexação/sincronização pós-atualização.

Agora, se isso já está acontecendo há mais de um dia de uso normal, eu focaria nestes testes:

• Testar em Modo Seguro
  • Testar em um usuário administrador novo
  • Desativar itens em Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início e Extensões
  • Testar com iCloud Drive/serviços de sincronização fechados temporariamente, se você usa muitos arquivos na nuvem
  • Rodar o Diagnóstico Apple e anotar qualquer código exibido

Se no Modo Seguro o Mac ficar normal, a suspeita aumenta para item de início, extensão, app de terceiro ou algum serviço carregado junto com o seu usuário.

Se no Modo Seguro e em um usuário novo o problema continuar, antes de concluir que é defeito ou falha definitiva da versão, eu ainda faria um teste final com o Mac realmente limpo:

• Fazer backup completo dos arquivos importantes
  • Apagar o Mac
  • Reinstalar o macOS
  • Configurar como novo Mac
  • Não migrar backup no primeiro teste
  • Não instalar WhatsApp, apps de terceiros, extensões ou ferramentas extras no começo
  • Testar primeiro apenas apps nativos, como Mail, Pages, Pré-Visualização e Safari

Esse teste é importante porque reinstalar por cima ou restaurar os dados depois pode trazer de volta o mesmo perfil, ajustes, apps, extensões, iCloud Drive, itens de início ou algum processo que esteja causando a lentidão.

Se o Mac limpo funcionar normal, a causa provavelmente está em algo que volta junto com seus dados ou apps. Se mesmo limpo, sem backup migrado e sem apps extras, o MacBook M4 Pro continuar com bolinha colorida e lentidão forte, aí eu voltaria ao suporte da Apple já com esses testes e prints do Monitor de Atividade, porque o caso fica bem mais consistente para análise.

⚠️ Só não apague o Mac antes de confirmar que o backup está realmente seguro e que seus arquivos importantes podem ser recuperados.

📌 Links oficiais de suporte:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

13 respostas
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

11/06/2026 19:22 em resposta a Galino

Olá novamente, Galino!

Esse print ajuda bastante. Pela imagem, eu não interpretaria a queda no gráfico da CPU como a causa principal da lentidão. A bolinha colorida muitas vezes aparece não porque a CPU está no máximo, mas porque algum app ou processo está esperando resposta do sistema, disco, iCloud, permissões, indexação ou algum serviço em segundo plano.

📌 No seu print chamam atenção processos como corespotlightd, kernel_task, fileproviderd, tccd, Pages e WindowServer. Isso aponta mais para atividades de sistema, indexação do Spotlight, arquivos/iCloud/File Provider, permissões de privacidade e interface gráfica do que para um único app travando sozinho.

Eu faria a leitura assim:

• corespotlightd alto pode indicar indexação do Spotlight após atualização
  • fileproviderd alto pode ter relação com arquivos sincronizados, iCloud Drive ou provedores de arquivos
  • tccd está ligado a permissões de privacidade dos apps
  • [WindowServer alto pode aparecer quando a interface gráfica está pesada ou algum app está exigindo muito da janela/tela
  • kernel_task alto pode aparecer quando o macOS está gerenciando recursos do sistema, temperatura, energia ou algum processo de baixo nível

Então, em vez de olhar só a queda do gráfico, eu tentaria capturar o momento da bolinha colorida nestas abas:

• Monitor de Atividade > CPU > ordenar por % CPU
  • Monitor de Atividade > Memória > verificar se a pressão de memória fica amarela ou vermelha
  • Monitor de Atividade > Disco > verificar se há leitura/gravação intensa constante
  • Monitor de Atividade > Energia > ver se algum app aparece com uso anormal

Se corespotlightd e fileproviderd continuarem no topo por muito tempo, eu deixaria o Mac ligado na energia, conectado à internet e sem repousar por algumas horas, para ver se ele termina indexação/sincronização pós-atualização.

Agora, se isso já está acontecendo há mais de um dia de uso normal, eu focaria nestes testes:

• Testar em Modo Seguro
  • Testar em um usuário administrador novo
  • Desativar itens em Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início e Extensões
  • Testar com iCloud Drive/serviços de sincronização fechados temporariamente, se você usa muitos arquivos na nuvem
  • Rodar o Diagnóstico Apple e anotar qualquer código exibido

Se no Modo Seguro o Mac ficar normal, a suspeita aumenta para item de início, extensão, app de terceiro ou algum serviço carregado junto com o seu usuário.

Se no Modo Seguro e em um usuário novo o problema continuar, antes de concluir que é defeito ou falha definitiva da versão, eu ainda faria um teste final com o Mac realmente limpo:

• Fazer backup completo dos arquivos importantes
  • Apagar o Mac
  • Reinstalar o macOS
  • Configurar como novo Mac
  • Não migrar backup no primeiro teste
  • Não instalar WhatsApp, apps de terceiros, extensões ou ferramentas extras no começo
  • Testar primeiro apenas apps nativos, como Mail, Pages, Pré-Visualização e Safari

Esse teste é importante porque reinstalar por cima ou restaurar os dados depois pode trazer de volta o mesmo perfil, ajustes, apps, extensões, iCloud Drive, itens de início ou algum processo que esteja causando a lentidão.

Se o Mac limpo funcionar normal, a causa provavelmente está em algo que volta junto com seus dados ou apps. Se mesmo limpo, sem backup migrado e sem apps extras, o MacBook M4 Pro continuar com bolinha colorida e lentidão forte, aí eu voltaria ao suporte da Apple já com esses testes e prints do Monitor de Atividade, porque o caso fica bem mais consistente para análise.

⚠️ Só não apague o Mac antes de confirmar que o backup está realmente seguro e que seus arquivos importantes podem ser recuperados.

📌 Links oficiais de suporte:

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

10/06/2026 19:04 em resposta a Galino

Olá, Galino!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, a lentidão voltou depois da atualização para o macOS Tahoe 26.5.1 e aparece em vários apps, como WhatsApp, Pages, Mail e Pré-Visualização.

Isso indica que não parece ser apenas um app específico travando, mas algo afetando o sistema como um todo.

Como você já contatou a Apple, reinstalou o macOS várias vezes e fez alguns testes, eu tentaria agora isolar se a lentidão vem do sistema, do seu usuário ou de algum processo rodando em segundo plano.

✔️ Eu começaria pelo Monitor de Atividade:

• Aplicativos > Utilitários > Monitor de Atividade
  • aba CPU: veja se algum processo fica consumindo muito
  • aba Memória: veja se a pressão de memória fica alta
  • aba Disco: veja se há uso intenso constante
  • aba Energia: veja se algum app está com uso anormal

📌 Também confira o espaço livre:

• Ajustes do Sistema > Geral > Armazenamento

Se o armazenamento estiver muito cheio, o macOS pode ficar lento, especialmente após atualização, sincronização e indexação.

📌 Depois, teste um usuário novo:

• Ajustes do Sistema > Usuários e Grupos
  • crie um novo usuário administrador temporário
  • inicie sessão nesse usuário novo
  • teste Pages, Mail, Pré-Visualização e uso geral

Se no usuário novo o Mac ficar normal, pode haver algo no seu perfil principal, como cache, itens de início, extensões, ajustes ou algum app carregando junto.

Se no usuário novo também ficar lento, o problema fica mais ligado ao sistema, atualização ou processo em nível geral.

📌 Outro teste útil é iniciar em modo seguro:

• desligue o Mac
  • mantenha pressionado o botão de energia até aparecerem as opções de inicialização
  • selecione o disco
  • mantenha Shift pressionado
  • clique em Continuar em Modo Seguro

No modo seguro, o macOS carrega só o essencial e faz algumas verificações. Se ficar melhor no modo seguro, pode haver algum item de login, extensão ou software de terceiro interferindo.

📌 Também veja os itens que abrem junto com o Mac:

• Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início e Extensões

Desative temporariamente itens não essenciais e reinicie.

Após atualização, o macOS também pode passar algum tempo reindexando Spotlight, sincronizando iCloud, Mail, Fotos ou WhatsApp. Isso pode causar lentidão por algumas horas, mas não deveria deixar um MacBook M4 Pro lento continuamente.

Resumindo: antes de tratar como falha geral da atualização, eu isolaria com Monitor de Atividade, usuário novo, modo seguro e itens de início. Esses testes ajudam a descobrir se a lentidão está no sistema inteiro ou em algo carregado no seu usuário.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

10/06/2026 18:38 em resposta a Galino

Olá!

Para resolver o problema da lentidão e o aparecimento constante da bolinha colorida após a atualização do macOS, siga estes passos técnicos estruturados para diagnosticar e eliminar conflitos no sistema:

1. Isolar extensões e caches com o Modo Seguro

O Modo Seguro desativa extensões de terceiros, limpa os caches do sistema e impede que aplicativos abram automaticamente.

• Macs com Apple Silicon (Chips M1, M2, M3, etc.): Desligue o Mac. Ligue-o mantendo o botão de força pressionado até ver as opções de inicialização. Selecione o seu disco de inicialização, mantenha a tecla Shift pressionada e clique em "Continuar no Modo Seguro".
  • Macs com processador Intel: Desligue o Mac. Ligue-o e imediatamente mantenha a tecla Shift pressionada até ver a tela de login.

Use o Pages, Mail e os outros aplicativos nesse modo.

• Se a lentidão sumir, o problema é causado por um software ou extensão de terceiros incompatível com a nova atualização.
  • Reinicie o Mac normalmente para sair do Modo Seguro. Às vezes, a simples limpeza de cache feita por esse processo já resolve o travamento.

2. Identificar processos travados pelo Monitor de Atividade

Quando a bolinha colorida aparecer, abra o Monitor de Atividade (localizado em Aplicativos > Utilitários ou buscando pelo Spotlight).

• Clique na aba CPU.
  • Clique no topo da coluna % CPU para ordenar os processos pelo maior consumo.
  • Verifique se há algum processo consumindo perto de 100% ou exibido em vermelho como "Não está respondendo". Se encontrar, selecione o processo e clique no botão X no topo da janela para forçar o encerramento.

3. Desativar itens de inicialização e segundo plano

Aplicativos antigos podem tentar iniciar junto com o sistema e travar após atualizações.

1. Vá em Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Inicialização.
  2. Na seção Abrir no Login, selecione os aplicativos e clique no botão de menos (-) para removê-los.
  3. Logo abaixo, na seção Permitir em Segundo Plano, desative as chaves dos aplicativos que não precisam rodar ocultos o tempo todo (como WhatsApp ou atualizadores de outros softwares).

4. Diagnosticar arquivos corrompidos na conta de usuário

Para determinar se o problema está no sistema operacional ou apenas nos arquivos de configuração do seu perfil atual:

1. Vá em Ajustes do Sistema > Usuários e Grupos.
  2. Clique em Adicionar Usuário e configure-o como Administrador.
  3. Encerre a sessão da sua conta atual e faça login nessa nova conta de teste.
  4. Abra o Pages, Mail e Pré-Visualização.

Se o computador funcionar normalmente na nova conta, o macOS está íntegro, e o travamento está concentrado em arquivos de configuração (.plist) ou caches corrompidos dentro da biblioteca do seu usuário principal.

Se nada disso resolver considere verificar a possibilidade de alguma falha de hardware.

30/06/2026 19:57 em resposta a Galino

Olá novamente, Galino!

Ótima notícia, o teste com o usuário novo confirmou exatamente o que os testes apontavam: o problema está no seu perfil principal, não no sistema.

📌 Existem duas abordagens possíveis. A primeira tenta limpar o perfil atual sem perder nada. A segunda é mais radical, mas também mais garantida.

✔️ Opção 1: limpar o perfil atual (do menos para o mais invasivo)

Comece pelos itens de início e extensões:

• Acesse Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Início e Extensões
  • Remova tudo que não for essencial da seção "Abrir no Login"
  • Desative extensões de terceiros na seção "Permitir em Segundo Plano"
  • Reinicie e teste

Se ainda houver lentidão, limpe os caches do seu usuário:

• Abra o Finder, clique em Ir no menu superior e mantenha a tecla Option pressionada
  • Clique em Biblioteca (visível apenas com Option pressionada)
  • Abra a pasta Caches e apague o conteúdo das pastas dos apps que estavam travando
  • Reinicie e teste

Se persistir, remova os arquivos .plist dos apps com problema:

• Dentro da Biblioteca do usuário, acesse a pasta Preferences
  • Procure arquivos com o nome dos apps que travavam, como com.apple.mail.plist e com.apple.iWork.Pages.plist
  • Mova esses arquivos para a área de trabalho como backup temporário
  • Reinicie. O app vai criar um arquivo novo e limpo automaticamente
  • Se resolver, apague os arquivos antigos da área de trabalho

✔️ Opção 2: apagar o Mac e configurar como novo

Se preferir uma solução mais garantida ou não se sentir seguro fazendo a limpeza manual, o caminho mais confiável é apagar o Mac, reinstalar o macOS e configurar como novo, sem migrar o backup no primeiro momento. Depois de confirmar que o Mac está funcionando bem, você reinstala os apps um a um e copia apenas os arquivos que precisa.

⚠️ Independentemente da opção escolhida, confirme antes que seu backup está atualizado e que seus arquivos importantes estão em local seguro.

📌 Link oficial de suporte:

Resumindo: a Opção 1 pode resolver sem perda de dados e vale tentar primeiro. Se não resolver ou preferir um caminho mais direto, a Opção 2 garante um perfil completamente limpo.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

2/07/2026 18:58 em resposta a SilverMan

Salve, SilverMan!

Atualizando você e a turma toda: apaguei e removi tudo o que foi apontado aqui. Estando dentro das pastas, apaguei sem dó, não me importando com o app que era.

E como o Mail sempre era meio "bobo" também (lento, demorado para fechar) eu apaguei tudo o que estava no lixo do meu Gmail, no Mail, porque ele era gigante (muitos anos de mensagens guardadas).

Resultado? Meu computador está rodando como novo!

Tive de reconfigurar algumas coisas, como os cliques do mouse, mas valeu a pena!

Acho que agora o problema foi resolvido!

Quero agradecer publicamente ao SilverMan e ao rickshimizu que me ajudaram muito.

Abraço!

30/06/2026 19:04 em resposta a Galino

Boa noite, pessoal!

Segui as orientações dos colegas e usando um outro usuário (administrador) o Mac roda perfeito.

O motivo dos travamentos devem ser mesmo relacionados a arquivos de configuração (.plist), caches corrompidos dentro da biblioteca do meu usuário principal, itens de início, extensões, ajustes ou algum app carregando junto, como vocês falaram.

Agora eu pergunto: como eu resolvo isso? Tem alguma maneira que eu possa fazer para arrumar/limpar isso, sem ter que encerrar meu usuário e começar do zero com um novo?

2/07/2026 17:49 em resposta a Galino

Eu segui um comando que o chatgpt me deu e eu inibi o corespotlightd e melhorou. O probema não é de perfil. É do sistema. A Apple tem que resolver isso o mais rapidamente possível. São muitas pessoas reclamando dos mesmos sintomas para ser problemas com os perfis de todos! Não tem lógica. A Apple que abrace isto e nos dê a solução rapidamente.

2/07/2026 22:44 em resposta a Galino

Olá, Galino!

Que ótima notícia! Fico muito feliz que tenha resolvido e que o Mac esteja rodando como novo.

O lixo gigante do Gmail no Mail é um vilão clássico que muita gente não imagina. Fez muito bem em limpar tudo sem dó.

Obrigado pelo retorno e pelo reconhecimento. É exatamente para isso que a Comunidade existe.

Abraço e bom uso do Mac!

Atenciosamente,

SilverMan

Tahoe 26.5.1 - lentidão no MacBook M4 Pro

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.