Olá novamente, Kyeshy!
Obrigado por voltar com o resultado. Esse detalhe muda bastante o diagnóstico: se depois de desemparelhar e emparelhar voltou a funcionar, mas o problema reapareceu ao criar o código para configurar o Apple Pay, o foco deixa de ser o cartão em si e passa a ser a autorização do Apple Pay no relógio, envolvendo código, detecção de braço, desbloqueio e o reconhecimento do pressionamento duplo do botão lateral.
📌 Um ponto importante: pressionar uma vez o botão lateral abre a Central de Controle. Pressionar duas vezes, com o Apple Watch desbloqueado e no pulso, deve abrir o cartão padrão do Apple Pay. Se só abre a Central de Controle, o relógio pode estar interpretando o gesto como apenas uma pressão simples.
Eu testaria exatamente nesta ordem:
- Coloque o Apple Watch no pulso
- Digite o código no relógio e confirme que ele ficou desbloqueado
- Pressione duas vezes o botão lateral de forma firme e rápida, antes da Central de Controle abrir totalmente
- No Apple Watch, abra Ajustes > Código e confirme se Detecção de Braço está ativada
- No iPhone, abra o app Watch > Meu Relógio > Código e confirme também se Detecção de Braço está ativada
- No iPhone, abra o app Watch > Meu Relógio > Carteira e Apple Pay e confirme se existe um Cartão Padrão selecionado
- No Apple Watch, abra o app Carteira manualmente e veja se o cartão aparece por ali
Também vale desativar temporariamente recursos de acessibilidade que possam interferir em gestos ou confirmações:
- Apple Watch > Ajustes > Acessibilidade > AssistiveTouch > desative temporariamente
- Apple Watch > Ajustes > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade > remova qualquer atalho apenas para teste
Se o cartão abre pelo app Carteira, mas não abre ao pressionar duas vezes o botão lateral, eu faria mais um teste importante:
- Desemparelhe novamente
- Emparelhe o Apple Watch
- Desta vez, configure como novo Apple Watch, sem restaurar backup
- Crie o código
- Adicione apenas um cartão
- Teste o botão lateral antes de alterar outros ajustes
Esse teste ajuda a separar uma falha trazida pelo backup de uma falha real do watchOS, do app Carteira ou do próprio botão lateral.
Se mesmo configurando como novo o comportamento continuar igual, aí eu procuraria o suporte da Apple, porque o comportamento esperado é claro: ao pressionar duas vezes o botão lateral, o cartão padrão deve abrir automaticamente no Apple Watch.
📌 Links oficiais de suporte:
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan