Olá, Gabisrocha!
Bem-vinda à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.
📌 Pelo que você descreveu, isso parece mais relacionado ao próprio WhatsApp do que à conexão geral do iPhone.
O detalhe principal é que Instagram, Facebook e Safari funcionam normalmente, enquanto só o WhatsApp fica preso em “conectando” e precisa ficar aberto na tela para atualizar mensagens e mídias. Isso normalmente aponta para configuração específica do app, restrição de rede para o WhatsApp, economia de dados, atualização em segundo plano ou falha interna do próprio WhatsApp.
✔️ Eu verificaria nesta ordem:
- Ajustes > Apps > WhatsApp
- confira se Dados Celulares está ativado
- confira se Atualização em 2º Plano está ativada
- confira se as permissões do WhatsApp estão normais
- depois vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano
- veja se está ativo para Wi-Fi e Dados Celulares
📌 Também confira se o iPhone não está limitando a conexão:
- Ajustes > Celular > Opções de Dados Celulares
- veja se Modo de Economia de Dados está desativado
- Ajustes > Wi-Fi > toque no “i” da rede usada
- veja se Modo de Economia de Dados está desativado nessa rede
- desative temporariamente VPN, se estiver usando
- teste em outra rede Wi-Fi e também nos dados móveis
✔️ Como você já desinstalou e instalou novamente, eu faria também:
- 🔄 atualizar o WhatsApp pela App Store
- 🔄 verificar se há atualização disponível do iOS
- reiniciar o iPhone
- confirmar espaço livre em Ajustes > Geral > Sobre > Disponível
- revisar WhatsApp > Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento
⚠️ Antes de apagar o WhatsApp novamente, confirme se o backup das conversas está atualizado. Sem backup, conversas e mídias podem ser perdidas.
Se apenas o WhatsApp continua com problema, enquanto os outros apps usam internet normalmente, eu reportaria ao suporte do próprio WhatsApp:
- WhatsApp > Configurações > Ajuda > Fale conosco
Resumindo: como a internet funciona em outros apps, eu focaria nas permissões e restrições específicas do WhatsApp, principalmente Dados Celulares, Atualização em 2º Plano, Modo de Economia de Dados, VPN, espaço livre e teste em outra rede. Se tudo estiver correto e só o WhatsApp continuar preso em “conectando”, o mais provável é falha ou limitação do próprio WhatsApp.
Espero ter ajudado!
Atenciosamente,
SilverMan