Armazenamento e backup do WhatsApp no iPhone

Boa tarde a todos, se é alguém puder me ajudar a entender eu serei grato! Eu tenho o Backup do WhatsApp feito junto ao backup do telefone que marca 19 GB e tbm tem 14GB de WhatsApp salvo a parte tbm dentro do iCloud, fora 21GB tbm ocupados no armazenamento interno do celular, eu gostaria de entender melhor o que é cada coisa e se eu realmente preciso ter todos esses ou se tem algo repetido pra eu poder excluir e liberar espaço no meu iCloud que já é de 200GB, desde já agradeço

iPhone 16e, iOS 26

Publicado em 14/06/2026 15:09

Responder
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

Publicado em 14/06/2026 15:52

Olá, Thiagocruzbm!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, existem três coisas diferentes aparecendo, e é normal isso confundir bastante.

De forma simples:

• os 21 GB no armazenamento interno do iPhone são os dados reais do WhatsApp dentro do aparelho, como conversas, fotos, vídeos, áudios, documentos e cache
  • os 14 GB de WhatsApp no iCloud provavelmente são o backup próprio do WhatsApp, feito dentro do app em WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas
  • os 19 GB dentro do backup do telefone podem ser dados do WhatsApp incluídos junto no backup geral do iPhone

Ou seja, não é exatamente “o mesmo arquivo” aparecendo três vezes, mas pode existir sim uma duplicidade no iCloud: o WhatsApp pode estar salvo no backup próprio dele e também incluído dentro do backup geral do iPhone.

📌 A diferença prática é esta:

• Armazenamento do iPhone: espaço físico usado no aparelho. Apagar algo daqui libera espaço no iPhone
  • Backup do WhatsApp no iCloud: usado pelo próprio WhatsApp para restaurar conversas ao reinstalar o app ou trocar de iPhone
  • Backup do iPhone no iCloud: backup geral do aparelho, com ajustes, apps e dados incluídos conforme a configuração

Você até pode deixar o WhatsApp incluído apenas no backup geral do iPhone e não usar o backup separado feito dentro do WhatsApp. Porém, para conversas do WhatsApp, eu considero mais seguro manter o backup próprio do WhatsApp ativo, porque esse é o caminho nativo do aplicativo para restaurar o histórico de conversas.

Se a ideia é evitar duplicidade no iCloud, eu verificaria primeiro se o WhatsApp está incluído no backup geral do iPhone. Se estiver, e se o backup próprio do WhatsApp estiver atualizado, eu consideraria desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone, em vez de apagar o backup próprio do WhatsApp.

✔️ Confira nesta ordem:

1. Ajustes > seu nome > iCloud > Backup do iCloud
  2. toque no backup deste iPhone
  3. veja se o WhatsApp aparece na lista de apps incluídos
  4. se o backup próprio do WhatsApp estiver atualizado, considere desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone

⚠️ Antes de desativar ou apagar qualquer backup, confirme se o backup próprio do WhatsApp está atualizado:

• WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas
  • veja a data do último backup
  • confirme se “Incluir vídeos” está ativado ou não

Vídeos costumam pesar muito. Se você não precisa restaurar todos os vídeos no futuro, desativar “Incluir vídeos” pode reduzir bastante o tamanho do backup do WhatsApp.

📌 Para reduzir o tamanho do WhatsApp no iPhone e nos backups:

• WhatsApp > Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento
  • revise vídeos grandes
  • revise conversas com muitos arquivos
  • revise conversas com arquivos grandes
  • apague mídias que não forem importantes
  • evite apagar conversas de trabalho ou arquivos importantes sem revisar

Também vale conferir o espaço livre real do iPhone em:

• Ajustes > Geral > Sobre > Disponível
  • Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

📌 Um detalhe importante: comprar mais iCloud ajuda a ter mais espaço na nuvem, mas não reduz automaticamente os 21 GB ocupados pelo WhatsApp dentro do iPhone. Para liberar espaço no aparelho, precisa apagar mídias, conversas ou arquivos dentro do próprio WhatsApp.

O caminho mais seguro, no seu caso, seria:

• manter o backup próprio do WhatsApp atualizado
  • reduzir vídeos e mídias desnecessárias dentro do WhatsApp
  • verificar se o WhatsApp também está dentro do backup geral do iPhone
  • se estiver duplicado, desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone
  • fazer um novo backup do iPhone depois disso
  • só apagar backups antigos quando tiver certeza de que o backup novo foi concluído

🔗 Links oficiais de suporte:

🔗 Suporte oficial do WhatsApp:

🔗 Dica de Usuário da Comunidade:

Resumindo: os 21 GB são o WhatsApp ocupando espaço físico no iPhone. Os 14 GB parecem ser o backup próprio do WhatsApp no iCloud. E os 19 GB podem indicar que o WhatsApp também está entrando no backup geral do iPhone. Para evitar duplicidade, eu manteria o backup próprio do WhatsApp atualizado e verificaria se vale desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone, sem apagar nada antes de confirmar que seus dados importantes estão seguros.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

1 resposta
Pergunta marcada como Resposta melhor classificada

14/06/2026 15:52 em resposta a Thiagocruzbm

Olá, Thiagocruzbm!

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple! Aqui somos usuários ajudando outros usuários, compartilhando soluções e experiências.

📌 Pelo que você descreveu, existem três coisas diferentes aparecendo, e é normal isso confundir bastante.

De forma simples:

• os 21 GB no armazenamento interno do iPhone são os dados reais do WhatsApp dentro do aparelho, como conversas, fotos, vídeos, áudios, documentos e cache
  • os 14 GB de WhatsApp no iCloud provavelmente são o backup próprio do WhatsApp, feito dentro do app em WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas
  • os 19 GB dentro do backup do telefone podem ser dados do WhatsApp incluídos junto no backup geral do iPhone

Ou seja, não é exatamente “o mesmo arquivo” aparecendo três vezes, mas pode existir sim uma duplicidade no iCloud: o WhatsApp pode estar salvo no backup próprio dele e também incluído dentro do backup geral do iPhone.

📌 A diferença prática é esta:

• Armazenamento do iPhone: espaço físico usado no aparelho. Apagar algo daqui libera espaço no iPhone
  • Backup do WhatsApp no iCloud: usado pelo próprio WhatsApp para restaurar conversas ao reinstalar o app ou trocar de iPhone
  • Backup do iPhone no iCloud: backup geral do aparelho, com ajustes, apps e dados incluídos conforme a configuração

Você até pode deixar o WhatsApp incluído apenas no backup geral do iPhone e não usar o backup separado feito dentro do WhatsApp. Porém, para conversas do WhatsApp, eu considero mais seguro manter o backup próprio do WhatsApp ativo, porque esse é o caminho nativo do aplicativo para restaurar o histórico de conversas.

Se a ideia é evitar duplicidade no iCloud, eu verificaria primeiro se o WhatsApp está incluído no backup geral do iPhone. Se estiver, e se o backup próprio do WhatsApp estiver atualizado, eu consideraria desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone, em vez de apagar o backup próprio do WhatsApp.

✔️ Confira nesta ordem:

1. Ajustes > seu nome > iCloud > Backup do iCloud
  2. toque no backup deste iPhone
  3. veja se o WhatsApp aparece na lista de apps incluídos
  4. se o backup próprio do WhatsApp estiver atualizado, considere desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone

⚠️ Antes de desativar ou apagar qualquer backup, confirme se o backup próprio do WhatsApp está atualizado:

• WhatsApp > Configurações > Conversas > Backup de conversas
  • veja a data do último backup
  • confirme se “Incluir vídeos” está ativado ou não

Vídeos costumam pesar muito. Se você não precisa restaurar todos os vídeos no futuro, desativar “Incluir vídeos” pode reduzir bastante o tamanho do backup do WhatsApp.

📌 Para reduzir o tamanho do WhatsApp no iPhone e nos backups:

• WhatsApp > Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento
  • revise vídeos grandes
  • revise conversas com muitos arquivos
  • revise conversas com arquivos grandes
  • apague mídias que não forem importantes
  • evite apagar conversas de trabalho ou arquivos importantes sem revisar

Também vale conferir o espaço livre real do iPhone em:

• Ajustes > Geral > Sobre > Disponível
  • Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone

📌 Um detalhe importante: comprar mais iCloud ajuda a ter mais espaço na nuvem, mas não reduz automaticamente os 21 GB ocupados pelo WhatsApp dentro do iPhone. Para liberar espaço no aparelho, precisa apagar mídias, conversas ou arquivos dentro do próprio WhatsApp.

O caminho mais seguro, no seu caso, seria:

• manter o backup próprio do WhatsApp atualizado
  • reduzir vídeos e mídias desnecessárias dentro do WhatsApp
  • verificar se o WhatsApp também está dentro do backup geral do iPhone
  • se estiver duplicado, desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone
  • fazer um novo backup do iPhone depois disso
  • só apagar backups antigos quando tiver certeza de que o backup novo foi concluído

🔗 Links oficiais de suporte:

🔗 Suporte oficial do WhatsApp:

🔗 Dica de Usuário da Comunidade:

Resumindo: os 21 GB são o WhatsApp ocupando espaço físico no iPhone. Os 14 GB parecem ser o backup próprio do WhatsApp no iCloud. E os 19 GB podem indicar que o WhatsApp também está entrando no backup geral do iPhone. Para evitar duplicidade, eu manteria o backup próprio do WhatsApp atualizado e verificaria se vale desativar o WhatsApp dentro do backup geral do iPhone, sem apagar nada antes de confirmar que seus dados importantes estão seguros.

Espero ter ajudado!

Atenciosamente,

SilverMan

Armazenamento e backup do WhatsApp no iPhone

Bem-vindo à Comunidade de Suporte da Apple
Um fórum onde os clientes da Apple ajudam uns aos outros com seus produtos. Use sua conta Apple para começar.